4 de maio de 2017

Diário de escrita #15 | Camp NaNoWriMo 2017 - 2ª, 3ª e 4ª semanas de abril

Tinha prometido no diário anterior que iria postar os demais na data, mas, no fim, isso não aconteceu e acabei enrolando tanto que abril terminou, e agora estou postando sobre três semanas de uma vez.

Depois de mais duas semanas, eu avancei um pouco na escrita de Momento angular — embora não tanto quanto eu esperava. Na última semana, me dediquei à escrita de um conto. Confira os detalhes abaixo:


Leia também:

Resumo


Média de palavras por dia na 2ª semana: 565
Média de palavras por dia na 3ª semana: 697
Média de palavras por dia na 4ª semana: 807

Andamento do livro1:



1Em relação ao total de palavras previstas, que é de 55 mil palavras; minha meta para o mês de abril é escrever 40 mil palavras.

O diário de escrita


08/04/2017: Dei início ao capítulo 2. A escrita fluiu melhor, mas, como comecei tarde, escrevi por pouco tempo e produzi pouco. 530 novas palavras para Momento angular.

09/04/2017: De novo, a escrita não fluiu. Enrolei bastante para começar, e depois passei um tempo encarando a tela entre cada frase. Foram apenas 481 palavras.

10/04/2017: Pensando a respeito das cenas que compõem o capítulo 2, decidi que aquela que estive tentando escrever nos dois dias anteriores, ainda que tenha sido planejada para trazer informações importantes para a história, talvez não seja necessária. Assim, planejei a segunda cena e parti para ela, sem finalizar a anterior. Com isso, o capítulo vai ficar bem mais objetivo. A escrita não fluiu bem, mas produzi 806 palavras, o que é até uma boa média para o pouco tempo (pouco mais de uma hora) que me dediquei à escrita em si.

11/04/2017: Retomei a escrita do capítulo 2. Acabei não resistindo e reescrevi a primeira cena, desde o começo. Mas, dessa vez, a escrita fluiu muito melhor e eu gostei bem mais do resultado. Foram 1744 palavras.

12/04/2017: Não escrevi.

13/04/2017: Escrevi bem pouco outra vez, apesar de em um momento ou outro a escrita ter fluído. 397 palavras.

14/04/2017: Revisei dois contos, que enviei para concursos literários. Por isso, nenhuma palavra para Momento angular.

15/04/2017: Escrevi um conto curto com uma ideia que me surgiu de última hora. Gostei bastante do resultado. Foram 596 palavras. Depois, no final da noite, dei continuidade ao capítulo 2 de Momento angular. A escrita não fluiu tão bem, mas produzi 1285 palavras. O bom é que, no final, a escrita começou a fluir melhor e parei com vontade de retomar no dia seguinte. O saldo do dia foi de 1881 palavras.

16/04/2017: Durante a tarde, retomei a escrita de Momento angular e fiquei escrevendo até o comecinho da noite. Dessa vez a escrita fluiu e eu gostei do que escrevi. Acabei colocando coisas que não tinham planejado, mas que mostram coisas importantes sobre os personagens e avançaram com o enredo, então estou feliz. 1243 palavras, e o capítulo 2 enfim terminado.

17/04/2017: À tarde iniciei a escrita de um conto cyberpunk. Escrevi 1444 palavras. Gostei do que escrevi, mas não adicionei nenhuma palavra nova para Momento angular.

18/04/2017: Dei início ao capítulo 3 de Momento angular. A escrita fluiu melhor dessa vez, mas me dediquei pouco, então produzi só 948 palavras.

19/04/2017: A escrita até fluiu bem, apesar de eu não ter gostado tanto do que escrevi. Ainda assim, foram 1402 palavras. Mais tarde, eu percebi qual era o problema: eu não tinha trabalhado muito bem o outline de uma das personagens que aparece na cena.

20/04/2017: Retomei a escrita de um conto cyberpunk. A escrita não fluiu tão bem, e eu ainda não consegui identificar o motivo do meu bloqueio. Escrevi 965 palavras.

21/04/2017: Mais uma vez me dediquei ao conto cyberpunk. Escrevi um pouco à tarde, e depois retomei à noite. De início a escrita não fluiu, mas depois de um tempo eu peguei no tranco e quando vi não conseguia mais parar. Foram 2215 palavras escritas.

22/04/2017: Não produzi nenhuma palavra, no entanto, anotei várias ideias para Momento angular, além de ter listado algumas coisas que preciso consertar e definir antes de prosseguir com a história.

23/04/2017: Enrolei bastante para retomar o conto, apesar do progresso da última sessão de escrita. Mas até que a escrita começou a fluir mais para o final, como sempre, e adicionei mais 1061 palavras ao conto.

24/04/2017: Como ia viajar no dia seguinte e estava fazendo as malas, acabei escrevendo só um pouquinho à noite. Avancei 565 palavras no conto.

25/04/2017: não escrevi.

26/04/2017: Apesar de não estar em casa, acabei tendo ideias para cenas aleatórias e comecei a escrever no celular. Escrevi 752 palavras. Gostei de fazer isso, pois estava me sentindo bloqueada com o conto (mesmo tendo avançado bastante), especialmente com o clímax, e escrever esses trechos me fez gostar mais dele, entender melhor que história eu queria contar (tanto que acabei mudando de ideia quanto ao final).

27/04/2017: Minha ideia era adicionar mais dois trechos (que eu já tinha idealizado no dia 26) e escrever o clímax, mas, no fim, acabei escrevendo só os novos trechos. De novo eu não estava gostando do que tinha planejado para o clímax. Escrevi 873 palavras.

28/04/2017: Adicionei mais uma cena ao que já tinha escrito, e finalmente iniciei a escrita do clímax. Não finalizei o conto, mas escrevi 2570 palavras.

29/04/2017: Descartei boa parte das palavras escritas ontem e reescrevi o clímax inteirinho, dessa vez chegando ao final do conto. Foram 1440 palavras.

30/04/2017: Me dediquei à revisão do conto. Adicionei algumas palavras, cheguei a descartar trechos inteiros, mudei nomes de personagens e enfim dei um título ao conto (que até então não tinha um). Não cheguei a contar quantas palavras adicionei, mas o conto enfim foi finalizado, com um total de 9941 palavras.

Assim, foram 3958 palavras escritas na segunda semana de abril (contra 5004 na primeira, sendo 3729 para Momento angular, as demais para um conto), 8058 na terceira (o que foi um bom número) e 7261 nos últimos nove dias de abril. No mês, foram 24281 palavras escritas (se eu não tiver errado nas contas), dois mini-contos e dois contos (um deles eu poderia até chamar de noveleta) finalizados e dois capítulos e meio de um livro escritos. Obviamente eu esperava ter avançado mais em Momento angular, mas tive alguns problemas em relação ao enredo e também procrastinei mais do que devia em alguns dias. Como resultado, nada de vencer o Camp NaNo dessa vez.

Em maio pretendo continuar Momento angular (e só vou dar uma pausa nessa história quando finalizar o primeiro rascunho), além de escrever outros contos, um deles para um concurso literário, outros dois que pretendo publicar (talvez vocês finalmente estejam para ver a nova versão de A ladra que roubava ladrões). Também pretendo escrever uma novela de investigação (protagonizada por Njara) para um desafio do Wattpad, então será um mês bastante ambicioso.

Minha ideia era fazer uma listinha de coisas que aprendi durante esse mês, fosse escrevendo Momento angular, fosse escrevendo os contos, mas, como esse post já ficou bastante longo, farei isso num post separado. Então fique de olho no SI&F (e também no Medium) para não perder. Para acompanhar a #escritadodia, é só seguir o SI&F no Facebook ou no Instagram.



Conheça meus livros publicados

Trópicos Fantásticos


Contos de fantasia, terror e ficção científica ambientados no Brasil.

Não-heroína


Uma super-heroína que se tornou uma tirana em um universo de fantasia épica.

O que eu faria se tivesse uma máquina do tempo?


Uma vigarista imortal que tem que lidar com a irmã e com a falta de pizza em uma São Paulo pós apocalíptica.




Assine a newsletter!
Receba em seu e-mail, mensalmente, novidades para escritores, leitores e blogueiros, conteúdo exclusivo e os últimos posts do SI&F.

ou siga as atualizações do blog nas redes sociais:
Facebook | Twitter | Google + | Instagram | Pinterest

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para deixar opiniões, dúvidas e sugestões. Se tiver um blog, deixe o link ao final de seu comentário para que eu possa visitá-lo.

Ao comentar, tenha bom senso (ou leia isto), de modo a evitar que seu comentário não seja publicado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...