31 de agosto de 2016

Resumo do mês | Agosto de 2016

Resumo do mês é a nova coluna do SI&F. Nela, pretendo compartilhar com leitores, escritores e blogueiros links interessantes e outras novidades com que me deparar ao longo do mês. Não serão necessariamente artigos que foram publicados neste mês, mas que eu li só agora e achei interessantes e inspiradores.

E, sem mais delongas, vamos às novidades de agosto.

29 de agosto de 2016

Resenha | A Torre Acima do Véu

Título: A Torre Acima do Véu
Autor: Roberta Spindler
Ano de publicação: 2015
Editora: Giz Editorial
Número de páginas: 272
Sinopse: Quando uma densa e venenosa névoa surge misteriosamente, pânico e morte tomam conta do planeta. Os poucos sobreviventes se refugiam no topo dos megaedifícios e arranha-céus das megalópoles.
Acuados, vivem uma nova era de privações e sob o ataque constante de seres assustadores, chamados apenas de sombras.
Suas vidas logo passaram a depender da proteção da Torre, aquela que controla os armamentos e a tecnologia que restaram.
Cinquenta anos se passam, na megacidade Rio-Aires, Beca vive do resgate de recursos há muito abandonados nos andares inferiores, junto com seu pai e seu irmão. A profissão, perigosa por natureza, torna-se ainda mais letal quando ela participa de uma negociação traiçoeira e se vê cada vez mais envolvida em perigos e segredos que ameaçam muito mais do que sua vida ou a de sua família.

26 de agosto de 2016

Resenha | O Homem de Azul e Púrpura

Título: O Homem de Azul e Púrpura (A Canção de Quatrocantos #1)
Autor: V. M. Gonçalves
Ano de publicação: 2014
Editora: Buriti
Número de páginas: 248
Sinopse: O mágico universo de Quatrocantos desdobra-se em uma infinidade de paisagens exóticas, férteis e terríveis, e muitas são as maravilhas que se colocam entre Wayra, o Homem de Azul e Púrpura, e seu destino final. Ele deve encarar o passado sombrio e o futuro incerto para ser bem sucedido em sua missão: avançar até os confins de um território mais vasto que a própria imaginação.
No caminho, bestas desconhecidas, feiticeiros, piratas sanguinários e temíveis mulheres guerreiras. Não há limites para os perigos e prodígios que Quatrocantos oculta em seus vales, desertos e florestas.

24 de agosto de 2016

TAG | Prêmio Dardos - 15 recomendações de blogs

Há algum tempo, o blog DNA Literário (que conheço há pouco tempo, mas que já me fez gastar dinheiro devido a um de seus eventos literários) indicou o SI&F na tag Prêmio Dardos. Essa tag é como um prêmio de reconhecimento para blogueiros que tenham como objetivo divulgar princípios éticos, pessoais, etc. e apoiar projetos culturais, como a literatura.


As regras são as seguintes:
  • Mencionar e linkar o blog que te indicou;
  • Exibir a imagem do selo;
  • Listar os blogs que cumpram os requisitos já citados e avisá-los.

Gostaria de começar agradecendo ao blog DNA Literário pela indicação (e pedindo desculpas pela demora em responder à tag).

Decidi responder à tag de forma um pouco diferente. Claro que todos os blogs que vou citar atendem aos requisitos já mencionados, mas, mais do que responder uma tag, decidi indicar 15 blogs que sigo com bastante frequência ou que, ao menos, admiro o trabalho e homenageá-los. Como não sei se todos eles gostam de responder tags, vou deixá-los livres para decidirem se respondem ou não (e, claro, se você não foi citado, mas gostaria de dar suas indicações também, fique à vontade).

Agora, entre blogs literários e de dicas de escrita, vamos às indicações:

22 de agosto de 2016

Resenha | O Poço da Ascensão

Título: O Poço da Ascensão (Mistborn: Nascidos da Bruma #2)
Autor: Brandon Sanderson
Ano de publicação: 2015
Editora: Fantasy
Número de páginas: 720
Compre: Submarino | Saraiva | Amazon
Sinopse: A queda do Império Final trouxe a esperança. E despertou mistérios assustadores.
Numa sucessão de golpes de sorte, Elend Venture subiu ao trono de Luthadel, a principal cidade do Império Final. Nos meses que seguiram a queda do Senhor Soberano e a dissolução de seu governo, o novo rei revolucionou as relações entre os skaa – a classe social mais baixa – e os nobres, atraindo a atenção dos diversos governantes das outras partes do grande império.
Dentro das muralhas de Luthadel, o perigo espreita de todos os lados. Assassinos de aluguel alomânticos ameaçam a vida do rei, a desconfiança generalizada faz a população temer pelos rumos da cidade e desejar o retorno do Senhor Soberano, e um inverno inclemente se aproxima. Elend, Vin e o bando de Kelsier tentam manter o controle a todo custo, mas os piores inimigos ainda estão por vir.
Fora das muralhas, arma-se um cerco militar gigantesco. À frente dele, Straff Venture, o pai de Elend, um tirano cruel e desesperado pelo poder, busca invadir Luthadel. E ele não está sozinho.
Reviravoltas e surpresas marcam este segundo volume da trilogia Mistborn - Nascidos da Bruma. O destino de todo o Império Final está envolto nas brumas, e apenas uma força sobrenatural será capaz de desvendar os mistérios que assolam seus habitantes.

O Senhor Soberano está morto, mas os problemas estão longe de terminar. O governo de Elend é fraco pelo seu idealismo e é ameaçado de diversas formas, principalmente pelo próprio pai, Straff Venture, que busca aproveitar o momento de fraqueza e tomar o governo. E este não é o único problema. As brumas vêm se comportando de forma estranha, e há relatos de pessoas que morreram à noite devido a ela. Vin começa a acreditar que o Senhor Soberano estava certo, que ele protegia o mundo de algo ainda pior. Dessa forma, encontrar o Poço da Ascensão e desvendar esse mistério se torna cada vez mais importante.

15 de agosto de 2016

Resenha | Inverso

Título: Inverso (Espelho #1)
Autor: Karen Alvares
Ano de publicação: 2015
Editora: Draco
Número de páginas: 136
Sinopse: E se do outro lado do espelho estivesse a vida que você sempre desejou?
Lá no fundo, Megan não quer ser quem é e nem viver essa vida triste, exatamente o inverso daquela que sempre sonhou para si. Tudo começa com a morte de sua mãe. A sensação terrível de que algo nunca mais vai ser como antes. E não será mesmo. O seu único alento é o carinho da irmã, que a vê como o que gostaria de ser quando crescer.
Mas há um novo mundo do outro lado dos espelhos. Um mundo igual ao seu, só que ao contrário. Um mundo perfeito onde as pessoas que morreram estão vivas e Megan é exatamente a garota que deveria ser.
Entrando nessa realidade pelo avesso, Megan começa uma perigosa busca por si mesma onde o reflexo de tudo que há de ruim tentará detê-la. Enquanto segue em frente ela deverá garantir a segurança das pessoas que mais ama.
Inverso é um romance cheio de suspense de Karen Alvares, autora de Alameda dos Pesadelos. Em um labirinto de escolhas sem poder sequer distinguir a própria imagem, Megan deverá lidar com a perda enquanto descobre quem é a garota que a encara no espelho.

8 de agosto de 2016

Resenha | A Lâmina da Assassina

Título: A Lâmina da Assassina
Autor: Sarah J. Maas
Ano de publicação: 2015
Editora: Galera Record
Número de páginas: 406
Sinopse: Conheça o caminho da assassina. Pavimentado com sangue, lágrimas e suor. Implacável, sedutora, letal. Poucos conhecem seu rosto, menos ainda sobrevivem à sua fúria. Não à toa Celaena Sardothian é sinônimo de morte. Suas lâminas são certeiras, assim como seu estranho código de honra e seu aguçado senso de justiça. Mas como uma menina, encontrada agonizando pelo rei dos Assassinos de Adarlan, se tornaria a campeã do rei? Disputada pelo capitão da guarda real e o próprio príncipe herdeiro? No centro de intrigas políticas?
Acompanhe Celaena vencer um lorde pirata e toda sua tripulação; o encontro como uma curandeira; seu treinamento com o Mestre Mudo, senhor dos assassinos silenciosos, nas dunas do deserto Vermelho; a prisão nas Minas de Sal de Endovier; ou, ainda, sua luta contra o mais escorregadio e traiçoeiro dos adversários — o próprio coração.

6 de agosto de 2016

Projeto | Um conto por dia

Eu acabei de idealizar um novo projeto, e convido todos os leitores a participarem: ele consiste em ler um conto por dia. Confiram abaixo como vai funcionar:

Usarei este banner para divulgar o projeto e meu progresso; sintam-se à vontade para usá-lo também ou criar o seu próprio.

O projeto

Ao lançar o projeto, eu tenho vários propósitos. O primeiro deles é, claro, me divertir. Afinal, contos podem ser leituras tão interessantes quanto romances. Outro intuito é diminuir a fila de leituras do Kindle. Já devo ter comentado em várias resenhas e posts que adquiri um ou outro livro em uma promoção gratuita na Amazon. E é comum que todos os dias tenha pelo menos um e-book gratuito. Baixei o aplicativo em 2014, e desde aquela época juntei 1280 e-books entre contos, novelas e romances (e a maioria são de contos), só entre as promoções gratuitas (imaginem qual seria a minha situação se eu tivesse cartão de crédito e pudesse baixar os e-books pagos). Isso sem contar os e-books que adquiri no Pacotão Literário (veja aqui o meu feedback) e as revistas literárias como Trasgo e Pulp Fiction.

Mas, ao compartilhar o projeto com vocês, minha principal ideia é incentivar a leitura de contos, pois os contos parecem ser muito desvalorizados aqui no Brasil, e parece existir a ideia (nem sempre correta) de que romances são melhores. Então gostaria de incentivá-los a ler, divulgar e, se possível, avaliar ou resenhar essas leituras.

2 de agosto de 2016

Resenha | Filhos da Lua

Título: Filhos da Lua: o Legado (volume 1)
Autor: Marcella Rossetti
Ano de publicação: 2015
Editora: Independente
Número de páginas: 560
Sinopse: Você consegue imaginar que a vida que te ensinaram a viver pode não ser aquela para a qual nasceu? Que tudo o que acredita pode não ser inteiramente verdade? E que existem criaturas conhecidas como trocadores de pele vivendo entre nós?
Em Filhos da Lua: o Legado, você descobre um novo universo de fantasia urbana, tendo como cenário inicial a cidade de Santos, em São Paulo. A autora apresenta uma aventura cheia de mistérios cuja personagem principal é Bianca, uma adolescente que não imagina que sua chegada na cidade desencadearia uma série de acontecimentos capazes de transformar completamente a sua vida e revelar os segredos de um perigoso mundo.

Conheci Filhos da Lua em um dos muitos eventos online sobre literatura nacional de que costumo participar. Ganhei marcadores da série nesse evento e, como a premissa me interessou (e como achei a ilustração linda), assim que o livro ficou gratuito na Amazon, não tive dúvidas. E não me decepcionei nem um pouco.