31 de agosto de 2016

Resumo do mês | Agosto de 2016

Resumo do mês é a nova coluna do SI&F. Nela, pretendo compartilhar com leitores, escritores e blogueiros links interessantes e outras novidades com que me deparar ao longo do mês. Não serão necessariamente artigos que foram publicados neste mês, mas que eu li só agora e achei interessantes e inspiradores.

E, sem mais delongas, vamos às novidades de agosto.


Novidades para leitores

O Momentum Saga tem uma lista com 52 livros de escritoras de ficção científica (1 por semana) para ler em 2016. Muitos não têm edição brasileira, mas outros são publicados aqui no Brasil e alguns são de escritoras nacionais. Tem livros para todos os gostos, confira aqui a lista.

Se você é Potterhead, pode ficar muito feliz. A editora Rocco vai publicar por aqui The Cursed Child (que muitos fãs já devem ter lido em inglês mesmo), mas se para você isso não é suficiente, três novos e-books relacionados ao universo serão publicados, sendo que fazem parte da série Pottermore Presents. Confira no Me Livrando os detalhes sobre o lançamento, as sinopses e as capas.

No último concurso de fantasia do Wattpad, que teve como tema objetos mágicos, Rodrigo Assis Mesquita (parceiro do blog) ganhou uma menção honrosa com o conto Espada Negra. Leia o conto lá no Wattpad (e, se gostar, dê uma olhada nas resenhas de Você não pode ter tudo o que quer e Recall).

Por fim, a editora Arqueiro anunciou ontem a publicação de Gardens of the Moon, de Steven Erickson. É o primeiro volume da série Book of the Fallen, e a previsão de publicação é para março de 2017. Comece a juntar suas moedas, porque é um livro muito elogiado no Livros de Fantasia e Aventura. Confira aqui o anúncio.

Novidades para escritores

Foi publicada no Momentum Saga uma lista com cinco clichês da ficção científica. Embora eu não tenha nada contra clichês, especialmente se bem utilizados, vale a pena dar uma olhada na lista e pensar em como evitá-los (ou como usá-los de forma interessante).

O Escriba Encapuzado está publicando a tradução de uma série sobre worldbuilding, em que a ideia é construir um mundo (ou pelo menos o protótipo do mundo que você vai usar no primeiro rascunho do seu livro) em 30 dias, com exercícios de 15 minutos de duração. Pode ser interessante caso você queira participar do NaNoWriMo. Confira aqui todos os posts da série.

A Revista Bug está promovendo no Wattpad um concurso literário com os temas cibercultura e realismo mágico. O prazo é até dia 5 de setembro, então ainda dá tempo de mandar conto! Confira aqui como participar.

A Editora Wish receberá originais durante todo o mês de outubro. Se você tem alguma coisa pronta (ou quase pronta) que se encaixe nos temas fantasia, romance, suspense ou terror, envie seu original.

O The Nerd Bubble está com uma iniciativa bem interessante, sobre a qual já falei em outro post: a coluna Conhecendo os escritores nacionais, que visa divulgar o(a) autor(a) e sua(s) obra(s) por meio de uma entrevista. Conheça os autores já entrevistados e, se tiver interesse, entre em contato para ceder a sua entrevista!

O Pacotão Literário já teve duas edições bem sucedidas, e agora recruta autores independentes que queiram ceder seus e-books (ou livros físicos) para a terceira edição. É uma ótima chance de conseguir novos leitores (e um dinheiro extra); confira aqui como enviar seu livro físico ou e-book.


Para blogueiros

Conheci o blog Follow your Dreams por acaso, durante aqueles momentos de procrastinação, e além de ter encontrado alguns tutoriais legais, encontrei também esse blog planner. Muito útil se você precisa se organizar!

E o Momentum Saga aparece aqui mais uma vez com dez dicas para blogar mais e melhor; vale a penaconferir!

Por fim, mais uma iniciativa bem legal do The Nerd Bubble: o grupo Blogueiros Parceiros, cuja ideia é que os blogueiros se ajudem mutuamente numa parceria que vai além do “me segue que eu te sigo” ou do “comenta o meu que eu comento o seu”. Claro que ler e comentar os posts dos outros é legal quando você se interessa pelo assunto e tem algo a acrescentar, mas a ideia é não ser uma parceria vazia, um comentário de obrigação. Outra coisa interessante é que estamos planejando várias blogagens coletivas com temas específicos, o que promove interações bem legais.

As novidades do SI&F

Para quem perdeu, esse mês decidi lançar uma novidade, que é o projeto Um conto por dia. Andei bem enrolada (e desorganizada) esse mês, mas a minha ideia é pegar firme na leitura de contos. E, se você quiser participar e estiver com pouco tempo, pode ler um conto por semana, um por mês, um sempre que conseguir. O importante é divulgar suas leituras sempre que puder, especialmente se você escolher um conto de autor nacional.

Se você é escritor ou leitor, confira essas dicas de blogs interessantes.

E, se você perdeu alguma, aqui vão as resenhas que publiquei ao longo do mês:


O que eu andei escrevendo e publicando

Não publiquei nenhum conto novo esse mês e nem escrevi tanto. Estou trabalhando no worldbuilding, nos personagens e na trama de A Deusa de Cristal (série que até uns dias atrás se chamava O Segredo de Todos os Mundos), para que este seja a última vez que eu reescrevo essa série porque decidi mudar ou adicionar coisas no worldbuilding ou nos personagens. O que eu escrevi esse mês se resume, na verdade, ao primeiro capítulo da nova versão de Os Amantes de Histórias, que agora será uma novela (mas ele nunca será publicado, porque eu tive novas ideias e refiz o planejamento, então o que já escrevi será mudado).


Mas eu tenho novidades, e uma delas é sobre Não-heroína. O conto que ganhou o segundo lugar em um dos concursos do Wattpad passou por leitura crítica e reformulação e em breve estará à venda na Amazon e também aqui no blog em um experimento que eu pretendo fazer (em breve vocês ouvirão sobre ele).


A outra novidade é sobre A ladra que roubava ladrões, publicado ano passado no Brasil em Prosa. Ele foi expandido e melhorado, e a segunda edição logo estará disponível na Amazon. Se você já comprou ou baixou em uma promoção gratuita, poderá atualizar para a segunda edição.

E a terceira é sobre Tique-taque, que participou do concurso do Wattpad sobre objetos mágicos e ficou em terceiro lugar (\o/). Ele vai continuar no Wattpad para leitura gratuita, mas, para quem gosta de ler com conforto no celular, tablet ou e-reader, sem ter que depender de conexões de internet, ele em breve estará disponível para download via PagSocial aqui no blog nos formatos .mobi e .epub.

O que li nesse mês

Esse mês li bem pouco. Foram 3 livros finalizados, sendo que dois deles foram começados há algum tempo.

O primeiro que finalizei foi Alameda dos Pesadelos, que li inteiro de uma tacada só. A resenha será publicada em setembro, mas já adianto que gostei muito, apesar de ter encontrado alguns problemas na narrativa e no enredo.

Já postei a resenha de O Homem de Azul e Púrpura, de V. M. Gonçalves, e quem leu vi que eu tive problemas para me prender à narrativa, mas o worldbuilding é magnífico, então eu recomendo o livro mesmo assim.

Também finalizei a leitura de Jovens de Elite. Achei a narrativa ok e o enredo interessante, apesar de um pouco clichê; o que me atraiu mesmo foi a protagonista, cuja personalidade foge muito da proposta para protagonistas de livros YA. A resenha será postada também no mês que vem.

Quanto a contos, li apenas O Assassino das Pétalas, de Thiago Lee, que foi um dos brindes do segundo Pacotão Literário. Veja abaixo a mini resenha:


Estou lendo neste momento The Kiss of Deception, da Darkside. Apesar de não ter tanta ação e mistério e o livro ser bem focado no dia-a-dia da protagonista, a narrativa está me prendendo, e acredito que logo termino o livro.

***


E esse foi o resumo do mês de agosto. Espero que vocês tenham gostado tanto quanto eu das novidades de agosto, pois setembro já é amanhã e sabe o que temos em setembro? Temos feriado (que já é bom por si só), e por causa dele, muitas dicas e recomendações de livros de autores brasileiros. E eu vou na Bienal nesse final de semana (ainda não sei se dia 3 ou 4, é mais provável que seja dia 4), então aguardem novidades (e se você quiser me encontrar, essa sou eu).

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para deixar opiniões, dúvidas e sugestões. Se tiver um blog, deixe o link ao final de seu comentário para que eu possa visitá-lo.

Ao comentar, tenha bom senso (ou leia isto), de modo a evitar que seu comentário não seja publicado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...