24 de agosto de 2016

TAG | Prêmio Dardos - 15 recomendações de blogs

Há algum tempo, o blog DNA Literário (que conheço há pouco tempo, mas que já me fez gastar dinheiro devido a um de seus eventos literários) indicou o SI&F na tag Prêmio Dardos. Essa tag é como um prêmio de reconhecimento para blogueiros que tenham como objetivo divulgar princípios éticos, pessoais, etc. e apoiar projetos culturais, como a literatura.


As regras são as seguintes:
  • Mencionar e linkar o blog que te indicou;
  • Exibir a imagem do selo;
  • Listar os blogs que cumpram os requisitos já citados e avisá-los.

Gostaria de começar agradecendo ao blog DNA Literário pela indicação (e pedindo desculpas pela demora em responder à tag).

Decidi responder à tag de forma um pouco diferente. Claro que todos os blogs que vou citar atendem aos requisitos já mencionados, mas, mais do que responder uma tag, decidi indicar 15 blogs que sigo com bastante frequência ou que, ao menos, admiro o trabalho e homenageá-los. Como não sei se todos eles gostam de responder tags, vou deixá-los livres para decidirem se respondem ou não (e, claro, se você não foi citado, mas gostaria de dar suas indicações também, fique à vontade).

Agora, entre blogs literários e de dicas de escrita, vamos às indicações:


Blogs literários


Me Livrando - o Me Livrando já tinha sido indicado pelo DNA Literário, mas eu não poderia deixar de citá-lo em uma tag sobre meus blogs favoritos. Para quem (ainda) não conhece, o Me Livrando é um blog literário, com resenhas e novidades sobre o mundo da literatura. Mas, além disso, apoia a literatura nacional, promove as Maratonas Literárias e recentemente organizou um evento literário virtual, sendo que o próximo provavelmente será em outubro e a 12ª Maratona Literária, que terá como tema livros da editora Arqueiro, está para acontecer. (Para saber mais e participar dos eventos, basta entrar no grupo do Me Livrando no Facebook e curtir a página). Eu realmente recomendo as Maratonas Literárias, pois além de haver muita interação e você se divertir lendo, quem participa pode participar do sorteio e ganhar prêmios.

Desbravando Livros - É o blog do Vagner Stefanello, que também é um dos moderadores do grupo Livros de Fantasia e Aventura no Facebook (que já me fez gastar muito dinheiro). É um blog focado principalmente em fantasia épica e ficção histórica e, além das boas indicações, as resenhas são muito boas: indo bem além de fazer um resumo do enredo, elas apontam os pontos positivos e negativos dos livros e são bem embasadas. Se você é fã do gênero, o blog está mais do que recomendado!

The Bookworm Scientist - É um blog literário que também traz dicas de escrita (muito boas, por sinal). As resenhas são ótimas, além de serem publicadas em um modelo totalmente diferente do que estamos acostumados em outros blogs, promovendo discussões bem legais. O blog é focado principalmente em fantasia (tanto nas resenhas quanto nas dicas de escrita), e recentemente lançou uma newsletter que promete ser bem legal. Ah, e tem um sorteio acontecendo neste exato momento: concorra a um exemplar de O Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares (mas não demorem, o sorteio só vai até dia 31 de agosto).

The Nerd Bubble - É o blog da Camila Villalba, que apoiou a organização de Trópicos Fantásticos. Andou parado por um tempo, mas foi retomado recentemente e está com um conteúdo bem legal, entre resenhas, divulgação de livros nacionais e a coluna Conhecendo Escritores Nacionais, que visa divulgar os autores e seu trabalho por meio de entrevistas.

My Queen Side - Eu tenho visitado o My Queen Side muito esporadicamente nesses últimos tempos, mas é outro blog com boas resenhas e que apoia a literatura nacional. Francine Porfirio é também escritora, e no ano passado publicou o conto Tobias, do qual eu realmente gostei muito (leia a resenha aqui).

Da Imaginação à Escrita - Samantha tem um gosto bem eclético para a leitura e por isso eu acabo não lendo a maioria das resenhas, mas é outro blog que apoia a literatura nacional e independente de forma bastante ativa. Todos os dias há divulgação de livros nacionais que estão gratuitos na Amazon, por exemplo, além de livros em promoção e pré-venda.

Literatividade - O Literatividade infelizmente anda parado. Porém, quando estava ativo, costumava trazer resenhas muito boas (principalmente de autores independentes), além de outros posts interessantes sobre literatura. A blogueira, Soraya Coelho, é também escritora e eu já resenhei dois contos dela aqui no blog: Canções e Alice no Fim do Mundo.

Momentum Saga - É um blog focado em ficção científica, embora resenhas de livros de fantasia ou de outros gêneros também sejam publicadas de vez em quando, e, além de resenhas (de livros e filmes), tem vários outros tipos de conteúdos, como análises, dicas de escrita, dicas para blogs, entre outros. O blog também tem bastante conteúdo extra gratuito e, se você gostar bastante e puder apoiar financeiramente, pode fazer isso pelo Padrim.

Homo Literatus - É um blog sobre literatura em geral, com análises (muito interessantes), indicações de livros e até dicas de escrita. Também tem um canal no Youtube e eu gostei bastante dos vídeos que assisti (o que só pode significar que eles são ótimos, pois eu tenho sérias dificuldades para manter minha atenção focada em conteúdo audiovisual). Além disso, eles têm uma revista literária, a Pulp Fiction, que é distribuída gratuitamente; as submissões para a quarta edição fecharam recentemente, então a quarta edição deve estar para sair.

Dragões Encaixotados - Descobri esse blog recentemente, mas já adicionei aos favoritos. O conteúdo é bem eclético, com resenhas e indicações de livros, filmes, séries, etc., além de dicas sobre html para blogs. O blog também tem uma newsletter, a Mala Geek, que parece ser bem legal.

Book Selfie - Outro blog que descobri muito recentemente, através da divulgação de uma resenha sobre Recall (que eu também li e resenhei) que apareceu na minha timeline no Facebook. Foi uma coisa que aconteceu bem por acaso, nesses momentos de procrastinação, mas achei bem legal conhecer o blog porque as resenhas são muito boas.

Sem Serifa - Embora resenhas de outros gêneros apareçam de vez em quando, é também um blog bastante focado em fantasia e ficção científica. Além das resenhas (das quais também gosto muito), há muito conteúdo interessante (como essa análise sobre o personagem Snape, por exemplo) que suscita boas discussões (ou muita reflexão caso você esteja com preguiça de comentar).

Blogs sobre escrita


Chimeriane - O Chimeriane já foi um blog de resenhas, mas parou de postá-las e o blog atualmente é focado em dicas de escrita, além de ter criado recentemente uma newsletter bem legal. Há dicas de escrita sobre tudo, inclusive coisas bem específicas para fantasia, como worldbuilding e sistemas de magia. E Neo Laveroni, assim como a Camila, ajudou com a seleção e a leitura crítica dos contos de Trópicos Fantásticos.

Grifo Negro - É o blog do Rodrigo Assis Mesquita, também parceiro aqui do SI&F. Ele tem uma newsletter que também é muito legal, com conteúdo interessante e muitas indicações. Tanto no blog quanto na newsletter, publica dicas de escrita voltadas, principalmente, para a área de direitos autorais, um tema que normalmente deixa muitas dúvidas nos leitores.

Viver da Escrita - O blog do Rodrigo van Kampen (que também é editor da Trasgo) tem também muitas dicas interessantes, algumas voltadas para o processo de escrita, outras para quem deseja trabalhar como freelancer ou, como o nome diz, viver de escrever. A newsletter (vocês perceberam que eu gosto de newsletters, não é?), além de deixar os leitores a par das últimas publicações do blog, também indica diversos outros links que podem ser muito úteis para nós, escritores.

***


Enfim, são esses os blogs que mais gosto de seguir e que recomendo a leitores e escritores. E, claro, convido todos que quiserem fazer suas indicações a responder à tag!

2 comentários :

  1. Muito obrigada por indicar o Sem Serifa! Ficamos muito felizes em constar numa lista ao lado de tantos outros blogs legais! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada! Parabéns pelo trabalho de vocês!

      Excluir

Sinta-se à vontade para deixar opiniões, dúvidas e sugestões. Se tiver um blog, deixe o link ao final de seu comentário para que eu possa visitá-lo.

Ao comentar, tenha bom senso (ou leia isto), de modo a evitar que seu comentário não seja publicado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...