7 de março de 2016

Resenha | O Rei Amaldiçoado

Título: O Rei Amaldiçoado
Autor: V. M. Gonçalves
Ano de publicação: 2016
Editora: Independente
Número de páginas: 36
Sinopse: Quatrocantos emergiu da Árvore da Vida pela ação de forças, forças da Água, da Terra e do Céu. Os nativos deste continente viriam a cultuar essas forças como deuses, sem saber que elas não possuíam qualquer intenção, alma ou plano. Aqui serão relatadas três narrativas envolvendo a mais temível destas forças, o Rei da Água, que muitos conhecem apenas como “o Boto”, um rei amaldiçoado, um animal lascivo, um espírito sedento e um homem possuído. Este rei governou muitos seres, mas que foi governado apenas por seus impulsos animalescos.
Inspirados na lenda do Boto, uma das figuras mais notórias do folclore nacional, os três contos apresentados neste livro se passam no universo de Quatrocantos, exposto previamente nas obras A Canção de Quatrocantos - O Homem de Azul e Púrpura (2014) e Guerreiras do Sol e da Lua I (2015).
Com prefácio de Lauro Kociuba: "A fantasia nacional merece atenção e respeito, pois ela está crescendo e evoluindo, se provando como algo cheio de espírito e identidade. Nós todos merecemos xamãs, botos e guerreiras implacáveis; merecemos luxúria, lendas e batalhas; merecemos, cada vez mais, Vilson Gonçalves."

O Rei Amaldiçoado é um livro que reúne três pequenos contos sobre O Rei Amaldiçoado, ou O Vermelho, personagem inspirado na lenda do Boto. São ambientados no universo de Vilson Gonçalves, Quatrocantos, que também aparece em seu livro, O Homem de Azul e Púrpura.

Embora apresentar Quatrocantos não tenha sido o foco nestes três pequenos contos, ainda assim gostei muito do pouco que vi. Quatrocantos não é um mundo de inspiração medieval, como visto em outros livros, mas sim inspirado nos antigos povos do continente americano, o que dá um ar totalmente diferente à ambientação (e, apesar de eu gostar muito de fantasia medieval, sempre topo conhecer algo diferente). Além disso, o pouco que é tratado aqui mostra que há um universo muito rico e bem construído, o que me deixou ansiosa para mergulhar em O Homem de Azul e Púrpura e conhecê-lo em detalhes.

Não esperava tramas elaboradas de contos tão curtos, e realmente não foi o que encontrei. O que não foi, de jeito nenhum, um problema. Os contos apresentam situações pontuais e os finais em aberto foram bem utilizados, instigando o leitor sem deixar a sensação de que algo ficou faltando. O Rei Amaldiçoado foi muito bem explorado dentro dos limites dos pequenos contos, e gostei muito de sua personalidade mais selvagem, sem se importar com o que é certo ou errado.

A escrita é muito boa e a narrativa flui bem, apesar de em alguns momentos eu ter sentido que faltou mostrar um pouco mais. Os erros de revisão são pouquíssimos (se encontrei uns três, foi muito), e nada graves (no máximo erros de digitação).

Ah, e o livro apresenta lindíssimas ilustrações em aquarela, feitas pelo próprio autor:


Avaliação:

Trama: 5
Narrativa: 4
Personagens: 5
Caracterização: 5
Coerência: 5
Criatividade: 5
Revisão: 4



Outros livros de V. M. Gonçalves:
  • O Homem de Azul e Púrpura (A Canção de Quatrocantos #1);
  • Guerreiras do Sol e da Lua I.

Saiba mais sobre o livro O Homem de Azul e Púrpura na coluna Livros Nacionais & Independentes. Além disso, o livro carrega o selo do projeto Vozes Ancestrais, que busca divulgar escritores e outros artistas que trabalham com temáticas que remetem aos mitos do Brasil e da América.

O e-book foi cedido pelo autor para que eu pudesse desfrutar dessa maravilhosa leitura e fazer a resenha (obrigada, Vilson Gonçalves!), mas você pode comprar o seu aqui.

Um comentário :

  1. Cara, adorei a capa do livro. Super legal mesmo.
    Estou numa busca sem fim atrás de autores nacionais que me interessem, e eu adoro fantasia, ou seja, botei esse na lista! :)

    http://www.magoevidro.com.br/

    ResponderExcluir

Sinta-se à vontade para deixar opiniões, dúvidas e sugestões. Se tiver um blog, deixe o link ao final de seu comentário para que eu possa visitá-lo.

Ao comentar, tenha bom senso (ou leia isto), de modo a evitar que seu comentário não seja publicado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...