15 de fevereiro de 2016

Resenha | Desejo e Honra

Título: Desejo e Honra
Autor: Tatiane Durães
Ano de publicação: 2015
Editora: Deuses
Número de páginas: 152
Sinopse: 1890. O Brasil passava por sérias mudanças. Os escravos foram alforriados, porém, apenas no papel. Os italianos começaram a chegar em busca de uma vida melhor. A corrida pelo ouro terminara há muito tempo e o café com leite era o que sustentava a economia do país.
Em Minas Gerais, uma única família ainda mantinha a atividade do minério, a família Leon, eles continuavam sendo abençoados, encontrando ouro em suas terras.
O Conde de Leon, filho do monarca Duque de Leon, que, devido a idade, não conduzia mais os negócios. Conde que, apesar de bondoso, carregava no peito a enorme dor da perda. Sua esposa Cassandra falecera ainda muito jovem, e desde então ele nunca mais ficara atraído por nenhuma mulher, até aquele dia, 31 de outubro, quando uma jovem de cabelos negros e pele extremamente branca chegou em sua casa para ajudar na cozinha.
Uma jovem bonita, delicada e inteligente.
Assim, o Conde de Leon, finalmente percebeu que poderia se libertar do fantasma de sua falecida e amada Cassandra. Entretanto, a jovem carregava consigo um segredo: Linda, porém fatal.

Amanda é uma ladra que, traída pelo parceiro e companheiro amoroso, busca um lugar para se esconder das autoridades. Cobra um favor da amiga Alícia, cuja vida salvou no passado, e esta, com a ajuda da tia, consegue um lugar para Amanda se esconder. Assim, a ladra acaba na mansão de Conde de Leon como uma cozinheira, logo despertando a atenção do homem devido à sua beleza.

Embora raramente eu saia da minha zona de conforto (fantasia, ficção científica, policial e terror), não tenho nada contra experimentar um gênero diferente de vez em quando (afinal, vai que ele me conquista?). Além disso, a premissa envolvendo uma ladra no Brasil do século XIX me atraiu. E a trama desse livro até que não decepciona, apesar de trazer o amor à primeira vista, que é um dos temas das narrativas de romance que não me agradam.

Mas o livro não se resume a isso, o que certamente faz com que ele ganhe pontos. Temos um pouco de mistério, consequências de uma vida criminosa levada pela protagonista, conspirações. A ideia de usar uma ladra como protagonista de um romance de época deu um toque de originalidade, que diferenciou esse romance de muitos outros.

O grande problema do livro foi, na realidade, a narrativa. Ela é muito apressada, resumindo-se a contar a história, e não a mostrá-la quando isso é necessário. Assim, há momentos em que ela não envolve o leitor, não passa as emoções necessárias para que ele se sinta dentro da história, vivendo-a ao lado da protagonista. Temos descrições de ambiente, é claro, mas o problema delas não é a falta de detalhes (eu nem mesmo gosto de descrições exageradamente detalhadas), e sim a falta de vivacidade. Não temos como saber como o personagem se sente naquele ambiente, que sensações são passadas.

Outro problema foi a caracterização dos personagens. Mesmo a da protagonista ficou um tanto fraca, e os personagens secundários em alguns casos acabaram se resumindo a seus papéis dentro da história, em vez de terem seu caráter (ou a falta dele) bem construído.

A ambientação, por sua vez, ficou prejudicada pela narrativa apressada, que em muitos momentos não foi capaz de passar o clima do Brasil no século XIX. Além disso, muitos dos temas que foram levantados nas entrelinhas da história (como a questão da escravidão) e que poderiam ter dado mais profundidade à trama e aos próprios personagens não foram bem aproveitados; terminei a história com a sensação de que faltou algo, de que ela não atingiu todo o seu potencial.

Aliás, o final ficou ainda mais apressado que todo o restante da história e, embora tenha fechado a trama, sem deixar pontas soltas, me deixou a sensação de que havia um limite de palavras/páginas ou de tempo. A revisão não é ruim, mas teve alguns deslizes, como a troca do nome da protagonista pelo de sua amiga Alícia no começo do livro, o que deixou um trecho muito confuso.

Em resumo, Desejo e Honra tem uma boa trama, que é interessante e prende o leitor, mas peca na narrativa, nos personagens e na ambientação, deixando uma leve decepção no final.

Avaliação:

Trama: 4
Narrativa: 2
Personagens: 2
Caracterização: 2
Coerência: 4
Criatividade: 3
Revisão: 3



Outros livros de Tatiane Durães:

3 comentários :

  1. Oi, Laís.
    Gostei da sinceridade de sua resenha e mesmo com o "defeito" na narração, me senti atraída a ler. Acho que por isso a técnica do "show, don't tell" é tão recomendada para autores. Tento segui-la à risca e por isso vivo apagando algumas ações ou emoções para tentar descrevê-las sem defini-las rs Você, como escritora, deve saber o quanto isso é complicado.

    Com carinho,
    Celly.
    http://melivrandoblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Celly, tudo bem?

      Sim, é complicado mesmo, e eu sou especialmente chata com essas coisas (por isso ainda não publiquei um livro, rs). Procuro sempre focar nos trejeitos do personagem, como por exemplo torcer as mãos para indicar nervosismo.

      E foi exatamente isso que achei que faltou nesse livro: focar mais no "show, don't tell".

      Abraços e obrigada pela visita!

      Excluir
  2. Oi Laís,

    Obrigada por ter lido e resenhado. É um pena que não tenha apreciado tanto a história. Obrigada pelos pontos a melhorar que apresentou em sua resenha. Pode ter certeza que os levarei em consideração para uma segunda edição, e para outros projetos.
    Quanto a um ponto citado sobre o número de caracteres, na verdade tinha sim. É que escrevi esse romance para um concurso e tinha realmente uma quantidade limitada de caracteres. Mas foi erro meu publicá-lo dessa forma. Agora vejo isso. Todos, mesmo gostando, reclamam da "velocidade" da história.
    Obrigada.
    Bjs

    ResponderExcluir

Sinta-se à vontade para deixar opiniões, dúvidas e sugestões. Se tiver um blog, deixe o link ao final de seu comentário para que eu possa visitá-lo.

Ao comentar, tenha bom senso (ou leia isto), de modo a evitar que seu comentário não seja publicado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...