29 de abril de 2015

Escrevendo Fantasia | Worldbuilding - Parte 1

Um livro de fantasia pode ser ambientado tanto na Terra como em um mundo fictício, de criação do autor. Independentemente da escolha, há algumas coisas que precisam ser trabalhadas, tanto em um quanto em outro.



Escolhendo uma ambientação existente na Terra, você precisará inserir os elementos fantásticos de maneira que eles pareçam plausíveis em nosso mundo. Ao criar um novo mundo, é necessário pensar em todos os seus detalhes, desde as criaturas que os habitam até questões envolvendo política e religião, de modo que ele realmente convença como um mundo que poderia existir e seja o mais interessante possível para o leitor.

Neste post irei ressaltar alguns pontos que acho importantes na criação de um mundo totalmente novo, e mais para a frente falarei sobre histórias que se passam na Terra.

27 de abril de 2015

[Resenha] O Sangue do Olimpo

Título: O Sangue do Olimpo (Os Heróis do Olimpo #5)
Autor: Rick Riordan
Ano de publicação: 2015
Editora: Intrínseca
Número de páginas: 430
Sinopse: Depois de enfrentarem as mais penosas missões, Percy Jackson e os outros tripulantes do Argo II ainda precisam encarar a pior de todas: chegar a Atenas a tempo de impedir que Gaia, a Mãe Terra, desperte. A Atena Partenos irá para o oeste, enquanto o Argo II seguirá para leste. Os deuses, ainda sofrendo com a dupla personalidade, não podem ajudar. Como os semideuses conseguirão vencer sozinhos um exército de gigantes e impedir uma guerra entre os acampamentos? A viagem para Atenas é perigosa, mas não há outra opção. Eles já sacrificaram muito para chegar aonde estão. E, se Gaia despertar, será o fim.

24 de abril de 2015

Escritora parceira: Cristina Deutsch

Hoje vim anunciar mais uma parceria para o blog Sonhos, Imaginação & Fantasia, desta vez com a escritora Cristina Deutsch.

Cristina Deutsch nasceu na cidade serrana de Petrópolis/RJ, e mudou-se em 1995 para a Alemanha, é autora de catorze livros até o presente momento, sua autobiografia, sete romances e seis infantis, além de ter participado de várias coletâneas com contos e crônicas. Atualmente participou do 3º Prêmio SFX de Literatura 2015 e teve seu conto "Desatino" premiado. A autora escreve também roteiros audiovisuais e possui inúmeras citações, poemas e pensamentos postados em seu blog e redes sociais. Gosta de gastar seu tempo lendo, escrevendo, fazendo aeróbica ou curtindo a família.


Cristina Deutsch é autora de Na Escuridão dos Dias, livro que será resenhado em breve; confiram a capa e a sinopse:


Na escuridão dos dias é uma ficção histórica que traz como cenário a Guerra de Secessão da Iugoslávia. Quando nacionalistas tentaram impedir que a Bósnia-Herzegovina se separasse do que restou da antiga Iugoslávia em Abril de 1992. Milla, uma menina ruiva e Sardenta, ainda tão pequena precisou conviver com os martírios causados por esse evento. Ao findar a fase sangrenta em seu país ela percebe que sua vida não seria mais como antes, ao conhecer a omissão e deslealdade. Alguns anos se passaram e Milla já adulta encontra o que toda mulher sonha: o grande amor da sua vida, e com Fateen viverá uma paixão que terá altos e baixos, e descobrirá no momento certo toda a verdade sobre seu passado, e, essa revelação mudará suas prioridades.
Uma historia de ganância, ambição, luta e jogo de poderes; através da ficção, o livro levanta o véu que manteve Milla e todo os muçulmanos sem direito a identidade e uma vida digna, e serve de alerta para as novas gerações: a liberdade é o maior bem para todos e especial para aqueles que sobreviveram a escuridão dos dias.

22 de abril de 2015

10 livros que reúnem contos fantásticos

Contos não são muito populares no Brasil, e confesso que faz muito pouco tempo que venho me interessando por eles. Porém, com o aumento do interesse por livros digitais, a publicação e aquisição de contos avulsos ou antologias foi facilitada, e existem muitas delas à disposição; confiram:

Crônicas de Espada e Magia

Crônicas de Espada e Magia é um livro muito interessante, pois mistura contos de escritores brasileiros e estrangeiros (além de ter uma capa muito bonita). Confira abaixo a sinopse:

Crônicas de Espada e Magia é um lançamento da Editora Arte & Letra, em parceria com a Argonautas. Na antologia, organizada por Cezar Alcázar, foram reunidos contos de autores clássicos do gênero de Espada e Magia, bem como obras de novos escritores, entre brasileiros e estrangeiros. Michael Moorcock, Thiago Tizzot, Ana Cristina Rodrigues, Carlos Orsi, George R. R. Martin, Karl Edward Wagner, Max Mallmann, Robert E. Howard, Roberto Causo, Saladin Ahmed e Fritz Leiber são os autores que integram a seleção. E o artista Kekai Kotaki, conhecido por suas ilustrações para diversos livros de Fantasia, RPG e para Magic: The Gathering, assina a arte da capa.

20 de abril de 2015

Resenha | Habitantes do Cosmos: Artemísia

Título: Habitantes do Cosmos: Artemísia
Autora: Francélia Pereira
Ano de publicação: 2015
Editora: Buriti
Número de páginas: 180
Sinopse: O planeta Terra havia se tornado hostil. A humanidade havia migrado para vários pontos do Sistema Solar. O Governo lutava para manter a ordem e garantir as condições necessárias para que a humanidade sobrevivesse até que um novo lar pudesse ser encontrado.
Em um canto de Vênus, um povo mantinha tradições milenares; era o Clã; e dele nasceu Artemísia.Em um universo sem esperança ela tenta encontrar uma forma de viver eternamente.A história se passa em um futuro muito distante. Artemísia nasceu em Vênus, em uma sociedade patriarcal extremamente machista e, por isso, viviam isolados, pois as questões que envolvem o gênero e a sexualidade já haviam sido superadas pelo resto da humanidade.Após fatos que marcaram a infância de Artemísia, ela se vê sozinha no Sistema Apolo e acaba se tornando uma guerreira mercenária que vive várias aventuras e várias tragédias, e nesse contexto ela tenta encontrar uma razão para sua existência.No livro você encontrará aventuras, ação, fantasia, filosofia, romance, mitologia, enfim, é uma obra muito rica e que apresenta questões subjetivas, que tem o objetivo de convidar o leitor a refletir sobre os rumos que nossas vidas tomam no nosso dia a dia. É uma obra de ficção, mas que tem a pretensão de tocar o leitor, de alguma forma.

18 de abril de 2015

Novidade: blogs parceiros do Sonhos, Imaginação & Fantasia

Hoje tenho mais novidades para anunciar: as parcerias do Sonhos, Imaginação & Fantasia com outros blogs. Conheçam os blogs:

Me Livrando

O blog Me Livrando, de Marcelly, tem como foco livros de fantasia, publicando resenhas, novidades sobre lançamentos de livros e entrevistas com escritores.

Clube de Autores de Fantasia




Clube de Autores de Fantasia é um site ainda em construção, mas que trará textos e discussões diversos sobre a literatura fantástica.

Exuvia



Exuvia é o blog do livro de mesmo nome do escritor Diego Victor. Lá você pode encontrar detalhes sobre seus livros, além de alguns trechos e contos.

As Crônicas de Erys



As Crônicas de Erys é uma série de livros de fantasia do escritor Renan Santos. No blog é possível conhecer os detalhes desta história e ler alguns capítulos.

Habitantes do Cosmos: Artemísia e Cultura BR




Habitantes do Cosmos: Artemísia e Cultura BR são ambos blogs da escritora parceira Francélia Pereira. No primeiro ela publica novidades sobre seus livros, e no outro notícias, entrevistas e diversos assuntos envolvendo livros, com destaque para os escritores nacionais.


Gostaram? Também desejam se tornar parceiros do Sonhos, Imaginação & Fantasia? Confira aqui como proceder e entre em contato!

17 de abril de 2015

Livros de Fantasia | The Riftwar Cycle

A coluna Livros de Fantasia tem por objetivo divulgar livros e sagas (completas ou incompletas) que se encaixam no gênero da fantasia, levando aos leitores informações sobre essas histórias e, quem sabe, despertando a curiosidade destes.

O intuito desta coluna é mais informativo que opinativo, pois muitas vezes trarei informações sobre uma história que ainda não tenha lido, mas procurarei redirecionar o leitor para a resenha caso já a tenha lido. Clicando aqui você encontra todos os demais livros e sagas descritos nesta coluna.

Se quiser ler sobre alguma saga ou livro aqui no blog ou simplesmente me recomendar um livro (sempre tem espaço para mais um na lista!), basta enviar um e-mail para o blog através da página Contato.


Nesta edição da coluna decidi falar sobre The Riftwar Cycle, que compreende todas as sagas escritas por Raymond E. Feist que se passam em Midkemia e/ou em Kelewan, dois mundos de criação do autor.

13 de abril de 2015

[Resenha] A Liga dos Artesãos

Título: A Liga dos Artesãos (Alvores #1)
Autor: Lauro Kociuba
Ano de publicação: 2014
Editora: publicação independente
Número de páginas: 272
Sinopse: Elfos, anões, orcs, trolls, dragões, wargs E se eles existiram de verdade? E se tudo começou a desaparecer quando a Era dos Homens teve início? E se, ainda hoje, houver remanescentes desses seres entre nós?
Alvores é uma história de realidade alternativa, inspirada principalmente em leituras de Neil Gaiman e suas conexões de fantasia e o mundo real, pelo autor. Imagine o nosso mundo atual, mesclando com ficção fantástica, onde existem cidades subterrâneas sob as capitais brasileiras mais precisamente Curitiba (PR); elfos que vivem ocultos entre os homens; descendentes de raças lutando entre si e criaturas fantásticas surgindo e desaparecendo em meio a pontos turísticos.Todo esse universo é chamado de Alvores, os seres que surgiram na alvorada do mundo.Acompanhe Tales, um filho de encantados, desvendando uma história envolta a uma trama secular: a luta pela sobrevivência de uma raça. Entre batalhas dos descendentes de alvores, a descoberta de existência de uma cidade inteira sob seus pés e a verdade por trás de vários fatos. O leitor irá, junto com o protagonista, conhecer máquinas de guerra incríveis, personagens com habilidades curiosas, tramas e mistérios ocorrendo nas praças, terminais ou mesmo nas ruas onde passamos diariamente.De modo gradativo e embasado, se estreita a fronteira entre a realidade e a fantasia no livro.

6 de abril de 2015

Resenha | O Filho de Sobek e O Cajado de Serápis

O Filho de Sobek e O Cajado de Serápis são dois contos que misturam os mundos de duas séries do escritor Rick Riordan: Percy Jackson & os Olimpianos, de mitologia grega, e As Crônicas dos Kane, que fala de mitologia egípcia. Os contos formam uma trilogia, sendo que o último conto, The Crown of Ptolemy, será lançado neste ano nos EUA, sem previsão no Brasil, A Coroa de Ptolomeu, foi lançado no Brasil em 2015.

Confira abaixo as resenhas de ambos os contos:


Título: O Filho de Sobek
Autor: Rick Riordan
Ano de publicação: 2013
Editora: Intrínseca
Número de páginas: 32
Compre: Amazon
Sinopse: Percy Jackson encontra Carter Kane em mais uma eletrizante aventura do autor best-seller Rick Riordan. Ao investigar os ataques de um crocodilo imenso contra pégasos em Long Island, o grande herói do Olimpo conhece o líder da casa do Brooklyn, que também está no rastro da fera. Os dois se juntam para combater o terrível filho de Sobek, mas as dúvidas são muitas: por que há um monstro egípcio atacando mitos gregos? Será que a união de forças dos dois heróis será suficiente para derrotar a fera? E a mais importante: quem estaria por trás desse terrível evento?

3 de abril de 2015

Livros Nacionais e Independentes | Habitantes do Cosmos: Artemísia

O livro de estreia da coluna Livros Nacionais e Independentes é Habitantes do Cosmos: Artemísia, da escritora Francélia Pereira. Confira abaixo a ficha técnica do livro e a sinopse:

Título: Habitantes do Cosmos: Artemísia
Autora: Francélia Pereira
Ano de publicação: 2015
Editora: Buriti
Número de páginas: 180
Sinopse: O planeta Terra havia se tornado hostil. A humanidade havia migrado para vários pontos do Sistema Solar. O Governo lutava para manter a ordem e garantir as condições necessárias para que a humanidade sobrevivesse até que um novo lar pudesse ser encontrado.Em um canto de Vênus, um povo mantinha tradições milenares; era o Clã; e dele nasceu Artemísia.Em um universo sem esperança ela tenta encontrar uma forma de viver eternamente.A história se passa em um futuro muito distante. Artemísia nasceu em Vênus, em uma sociedade patriarcal extremamente machista e, por isso, viviam isolados, pois as questões que envolvem o gênero e a sexualidade já haviam sido superadas pelo resto da humanidade.Após fatos que marcaram a infância de Artemísia, ela se vê sozinha no Sistema Apolo e acaba se tornando uma guerreira mercenária que vive várias aventuras e várias tragédias, e nesse contexto ela tenta encontrar uma razão para sua existência.No livro você encontrará aventuras, ação, fantasia, filosofia, romance, mitologia, enfim, é uma obra muito rica e que apresenta questões subjetivas, que tem o objetivo de convidar o leitor a refletir sobre os rumos que nossas vidas tomam no nosso dia a dia. É uma obra de ficção, mas que tem a pretensão de tocar o leitor, de alguma forma.

Artemísia é o segundo volume da série Habitantes do Cosmos, entretanto, os livros são independentes entre si e não sequenciais, de forma que não se faz necessário ler os livros na ordem de publicação.

O livro aborda diversas mitologias, dentre estas a egípcia e a grega, com destaque para a mitologia tupi-guarani, porém, seu tema central é a questão dos gêneros. Saiba mais sobre o livro em seu site oficial ou no Facebook.

Como já mencionado, a autora solicitou parceria com o blog, por isso em breve o livro será lido e resenhado.

Para aqueles que também tenham interesse em ter seu livro ou saga no blog, basta conferir as regras aqui.

1 de abril de 2015

Escritora Parceira: Francélia Pereira

É com muito orgulho que anuncio a primeira parceria do blog, com a escritora Francélia Pereira. Confira abaixo maiores informações:


"Estudante de Letras, apaixonada por mitologia, poesia e ficção científica. Em meus textos de ficção, tento apresentar um pouco da cultura ancestral do Brasil ; cultura que se encontra, na maioria das vezes, escondida atrás de obras eruditas ou dentro de nossas matas e florestas. Na poesia, tento apresentar um pouco do universo que me cerca; um pouco do meu mundo interior e dos mundos que observo em minha órbita."

Francélia Pereira é autora do livro Habitantes do Cosmos: Artemísia, cuja sinopse você pode conferir abaixo:

Título: Artemísia (Habitantes do Cosmos #2)
Editora: Buriti
Número de páginas: 180
Ano de publicação: 2015
Adicione: Skoob
Resenha
Sinopse: O planeta Terra havia se tornado hostil. A humanidade havia migrado para vários pontos do Sistema Solar. O Governo lutava para manter a ordem e garantir as condições necessárias para que a humanidade sobrevivesse até que um novo lar pudesse ser encontrado.Em um canto de Vênus, um povo mantinha tradições milenares; era o Clã; e dele nasceu Artemísia.Em um universo sem esperança ela tenta encontrar uma forma de viver eternamente.A história se passa em um futuro muito distante. Artemísia nasceu em Vênus, em uma sociedade patriarcal extremamente machista e, por isso, viviam isolados, pois as questões que envolvem o gênero e a sexualidade já haviam sido superadas pelo resto da humanidade.Após fatos que marcaram a infância de Artemísia, ela se vê sozinha no Sistema Apolo e acaba se tornando uma guerreira mercenária que vive várias aventuras e várias tragédias, e nesse contexto ela tenta encontrar uma razão para sua existência.No livro você encontrará aventuras, ação, fantasia, filosofia, romance, mitologia, enfim, é uma obra muito rica e que apresenta questões subjetivas, que tem o objetivo de convidar o leitor a refletir sobre os rumos que nossas vidas tomam no nosso dia a dia. É uma obra de ficção, mas que tem a pretensão de tocar o leitor, de alguma forma.

Conheça o livro em mais detalhes por meio da coluna Livros Nacionais e Independentes.