7 de dezembro de 2015

[Resenha] A Coroa de Ptolomeu

Título: A Coroa de Ptolomeu
Autor: Rick Riordan
Ano de publicação: 2015
Editora: Intrínseca
Número de páginas: 78
Sinopse: Depois do encontro de Percy e Carter, em O filho de Sobek, e de Annabeth e Sadie, em O cajado de Serápis, enfim chegou a hora de os quatro se unirem em uma divertida aventura mágica em um novo conto que une as séries de mitologia greco-romana e egípcia de Rick Riordan. Em A coroa de Ptolomeu, Percy e Annabeth abrem mão de pegar um cinema no sábado para resolver um assunto bem chato: deter o espalhafatoso e lendário mago Setne, que mais parece um cruzamento de Elvis Presley com Prince versão 1980. Munido com o Livro de Tot e unindo as magias grega e egípcia, Setne - cuja história é contada em A sombra da serpente e que é relembrado em O cajado de Serápis - está tentando unir as duas coroas, do Baixo Egito e do Alto Egito, para se tornar um deus imortal.

A Coroa de Ptolomeu é o terceiro e último conto da pequena série crossover de Percy Jackson & Os Olimpianos e As Crônicas dos Kane. Neste conto, apesar de tudo que Percy, Annabeth, Carter e Sadie fizeram nos contos anteriores, Setne finalmente parece estar chegando ao seu objetivo de se tornar imortal. Percy e Annabeth enfrentam sérios problemas para detê-lo, mesmo quando Carter e Sadie finalmente chegam para ajudá-los.

Com essa premissa, este fecha de forma bastante interessante a série de contos. Como sempre, o final é previsível, mas o interessante é descobrir a maneira como chegam a ele. A trama foi bem arquitetada e se mostrou instigante, misturando de forma muito interessante as duas mitologias — grega e egípcia.

A narrativa, em primeira pessoa sob o ponto de vista de Percy, segue a fórmula de sempre, cheia de piadas e comentários engraçados — o que não é ruim. Em nenhum momento ficou apressada, permitindo que o leitor se envolva devidamente em cada momento.

Desenvolver os personagens não foi o foco aqui, mas para quem já leu os demais livros de ambas as séries, suas personalidades ficaram coerentes, o que é bom para quem deseja simplesmente rever os personagens conhecidos em uma nova história.

O final, apesar de previsível, traz um bom desfecho, como sempre deixando espaço para uma possível continuação. No todo, a série de contos é muito boa e recomendada para aqueles que leram as duas séries e gostaram (apesar de eu não recomendar para quem não as leu).

Avaliação:

 Trama: 4
Narrativa: 4
Personagens: 4
Caracterização: 5
Coerência: 5
Criatividade: 5
Revisão: 5


Outros livros de Rick Riordan:

Percy Jackson & os Olimpianos
  1. O Ladrão de Raios
  2. O Mar de Monstros
  3. A Maldição do Titã
  4. A Batalha do Labirinto
  5. O Último Olimpiano

Os Heróis do Olimpo
  1. O Herói Perdido
  2. O Filho de Netuno
  3. A Marca de Atena
  4. A Casa de Hades
  5. O Sangue do Olimpo
Os Diários do Semideus

Confira as resenhas dos primeiros 4 volumes de Os Heróis do Olimpo

As Crônicas dos Kane
  1. A Pirâmide Vermelha
  2. O Trono de Fogo
  3. A Sombra da Serpente

  1. O Filho de Sobek
  2. O Cajado de Serápis

2 comentários :

  1. Oie, Lais!
    Ironias da vida: amo Percy Jackson, amo Kane e nunca li os crossovers. Já li as séries como um todo e pra mim são maravilhosas - tirando Heróis do Olimpo, que realmente não consegui gostar. Agora vou atrás dos crossovers. Tenho uma dúvida: são e-books ou foram publicados em forma física? O melhor dos dois mundos numa coletaneazinha e eu perdendo isso!
    Adorei sua resenha, aliás.

    Com carinho,
    Celly.
    http://melivrandoblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Celly, tudo bem?
      Por enquanto, que eu saiba, os contos foram publicados apenas em e-book, mas são bem legais mesmo. Que bom que gostou da resenha!
      Abraços!

      Excluir

Sinta-se à vontade para deixar opiniões, dúvidas e sugestões. Se tiver um blog, deixe o link ao final de seu comentário para que eu possa visitá-lo.

Ao comentar, tenha bom senso (ou leia isto), de modo a evitar que seu comentário não seja publicado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...