9 de setembro de 2015

Especial #SemanadaPátria - Parte 2

Na primeira parte do Especial #Semana da Pátria, listei 7 dentre diversos livros que estão em minha lista de leitura, todos eles de escritores brasileiros.

Porém, nem todos os livros estão na fila de leitura, ainda esperando por minha atenção. Alguns li devido a recomendações, e outros porque os autores solicitaram parceria com o blog (pelo que sou muito grata, pois se não fosse isso dificilmente teria ficado sabendo da existência de seus livros, ou talvez não tivesse arriscado a leitura).

Sem mais delongas, confiram as minhas 7 recomendações para vocês (não estão em ordem de preferência):

Lobo de Rua


Lobo de Rua, da parceira Jana P. Bianchi, é uma excelente fantasia urbana ambientada em São Paulo. É uma novela com cerca de 70 páginas, e ao mesmo tempo em que essas páginas são suficientes para dar o devido desenvolvimento aos personagens e ao cenário, deixam aquele gosto de quero mais.

Sinopse: Raul é um morador de rua, um menino invisível como tantos outros. Como se sua desgraça não fosse suficiente, o garoto​​​ descobre-se portador da licantropia, maldição que o transforma em fera sempre que a lua cheia ocupa o céu. Tito Agnelli é um velho imigrante italiano. Ele não compartilha do abandono de Raul, mas conhece muito bem a sensação de ser rasgado por dentro pela coisa vil e selvagem que se abriga nele.Compadecido com o sofrimento do recém-transformado, Tito ​​acolhe Raul e reabre a Alcateia de São Paulo, extinta até então por falta de lupinos residentes na Pauliceia. Depois de décadas de contaminação, Tito conhece cada detalhe da maldição com que precisam lidar. E conhece também a Galeria Creta, um lugar em São Paulo onde, na lua cheia,​​ há sempre um abrigo seguro para ele e para outros dos seus.Basta pagar o preço.

A Ilha dos Dissidentes


Este livro esteve em minha lista de leitura durante algum tempo, e mês passado finalmente consegui colocar minhas mãos nele. É uma distopia juvenil que me agradou em diversos aspectos, apesar de ter deixado a desejar em outros. A resenha sairá talvez no mês que vem, assim que eu terminar de colocar em dia as resenhas dos autores parceiros. Enquanto isso, vocês ficam com a sinopse e com a resenha de um conto da autora, presente na antologia Um Dia das Bruxas Nem Um Pouco Épico.

Skoob | Goodreads | Resenha em breve
Sinopse: SER LEVADA PARA uma cidade especial não estava nos planos de Sybil. Tudo o que ela mais queria era sair de Kali, zona paupérrima da guerra entre a União e o Império do Sol, e não precisar entrar para o exército. Mas ela nunca imaginou que pudesse ser um dos anômalos, um grupo especial de pessoas com mutações genéticas que os fazia ter habilidades sobre-humanas inacreditáveis. Como única sobrevivente de um naufrágio, ela agora irá se juntar a uma família adotiva na maior cidade de mutantes do continente e precisará se adaptar a uma nova realidade. E logo aprenderá que ser diferente pode ser ainda mais difícil que viver em um mundo em guerra.

Limbo


Limbo é também um livro de um autor parceiro, o Thiago d’Evecque. As poucas páginas de início me deixaram com um pé atrás, me fazendo esperar uma narrativa apressada, mas isso não aconteceu: o autor conseguiu em poucas páginas desenvolver os personagens e nos dar todos aqueles detalhes que nos fazem se sentir dentro da história, e ainda em um formato inovador.

Sinopse: O Limbo é para onde todas as almas vão após a morte. Além de humanos, deuses esquecidos e espíritos lendários também vagam pelo plano. Muitas almas sabem exatamente onde estão e por que; a maioria, entretanto, ainda tem a impressão de estar viva. A morte é um hábito difícil de se acostumar.Um dos espíritos residentes no Limbo acorda sem nenhuma lembrança de sua identidade. Ele descobre que a Terra está prestes a ser destruída pelos próprios humanos e fica encarregado de enviar doze almas heroicas de volta. Elas reencarnarão no plano dos homens e tentarão reverter o quadro apocalíptico.Contudo, poucas almas encaram o retorno com bons olhos. O espírito deve, então, forçá-las. Armado, de preferência. Assim, resolve visitar um velho amigo: Azazel, anjo ferreiro e primeiro escolhido da lista.O espírito descobre mais sobre quem realmente é, ouve uma versão completamente diferente sobre a rebelião dos anjos e é presenteado com uma surpresa de péssimo gosto.LIMBO mistura elementos e referências de videogames, RPGs, HQs, animes, mangás, filmes, séries e livros. De Matrix até Final Fantasy, é uma homenagem às influências que marcaram o autor. 

Estações de Caça


Estações de Caça é o segundo livro (na verdade, uma novela) de Lauro Kociuba, que tem feito um sucesso razoável entre os autores independentes com A Liga dos Artesãos. Lançado recentemente (29 de agosto), traz um formato diferente e uma escrita muito melhor do que o livro anterior.

Sinopse: Quatro experiências. Quatro episódios. Quatro estações.“Estações de Caça” conta a história de Haakon, um menino de linhagem nórdica no antigo Reino Unido do século X, em quatro fases distintas de sua infância. Ambientada no universo Alvor, com toques e requintes das mitologias nórdica e celta, o autor traz nesta novela uma nova experiência narrativa, diversificada em seus quatro episódios distintos.


Ethernia


Li o livro todo em um único dia, durante a maratona #celebreoqueénosso do Me Livrando. Apesar de ter achado a narrativa um tanto apressada em alguns momentos e o worldbuilding pouco detalhado, gostei da trama em si e também dos personagens.

Skoob | Resenha em Breve
Sinopse: Você acredita em destino?Acredita que duas pessoas que nasceram e cresceram em condições e lugares inversos podem ser destinadas a encontrar e mudar a ordem de todas as coisas?A história de Raikou e Elektra começa assim. Ela, princesa entediada. Ele, escrivão do imperador inimigo. Duas vidas que corriam em direções opostas e aparentemente intangíveis.Elektra resolveu sumir de Raython depois de uma das comuns brigas com seu pai, porém não imaginou que cairia no território de Ethernia, império que está em guerra contra o seu há séculos. Muito menos imaginou que encontraria Raikou, o insolente de olhos azuis, que se dispôs a ajudá-la, por motivos que ela queria descobrir.Seu encontro foi apenas o começo dos fatos que mais tarde foram cantados sob o nome de “A lenda de Raython”, ou Legend of Raython na língua local, e Ethernia é o primeiro volume de sua narrativa.Pronto para começar a acreditar em destino?

A Lição de Anatomia do Temível Dr. Louison


O livro me chamou a atenção por motivos óbvios: sendo o ganhador do prêmio Fantasy em 2014, a probabilidade de ser muito bom era alta. E eu gostei muito! O livro é narrado de forma diferente, por meio de cartas, transcrições de gravações e registros escritos feitos pelos próprios personagens, o que deu um ar totalmente diferente e original ao livro e tornou os personagens mais interessantes e críveis. Em breve publicarei a resenha!

Sinopse: Porto Alegre. Dirigíveis gigantescos dominam o céu. Abaixo, o vapor cinzento dos bondes, das fábricas e dos estaleiros ao redor soma-se à fumaça dos charutos, dos cachimbos e das cigarrilhas. Vozes robóticas, barulho de hélices e maquinários misturam-se ao alarido do povo. De um Zepelin, desembarca Isaías Caminha, um jornalista carioca enviado à cidade para escrever uma matéria sobre o assassino em série Antoine Louison, que há poucos dias assombrava o local com um verdadeiro show de horrores - a exposição dos órgãos de suas vítimas. A aventura começa depois que o Dr. Louison, finalmente capturado e preso no hospício, desaparece misteriosamente de sua cela de segurança máxima sem deixar vestígios. Nesta busca pelo paradeiro do assassino, Isaías e um grupo de investigadores ainda vão topar com conhecidos do Dr. Louison, pertencentes a uma sociedade secreta de intelectuais, chamada Parthenon Místico, que estão dispostos a tudo para defendê-lo e desmascarar os criminosos. Esses amigos de Louison são alguns aclamados personagens da literatura brasileira, em reinvenção — Rita Baiana e Pombinha, de Aluísio Azevedo, Simão Bacamarte, de Machado de Assis, Solfieri, Álvares de Azevedo, entre outros.

A Vilashi e os Dragões


Esse livro me chamou a atenção há muito tempo devido a uma resenha em um blog (nem lembro mais qual foi), e quando um belo dia ele ficou gratuito na Amazon, baixei e logo comecei a ler. O início pareceu pouco promissor, mas logo o livro passou a me prender, fazendo com que eu o terminasse em poucos dias e me mostrando que a autora tem potencial para se desenvolver.

Sinopse: Em um mundo onde existem pessoas com capacidades extraordinárias, vivendo em uma sociedade abastada e preconceituosa, desde pequena Garo-lin foi uma garota deslocada: uma vilashi frequentando o exclusivo Instituto de Almaki Dul’Maojin.Mesmo sendo tratada como uma simples e inevitável pedra no caminho dos orgulhosos almakins, engole todo o seu senso de justiça e tem por único objetivo terminar sua educação e voltar à sua vila. Porém, devido a um incidente ela se vê presa pelas circunstâncias, e dali em diante, todo o seu destino está nas mãos dos temidos Dragões de Almakia.

***

E, por enquanto, são essas as recomendações; espero retornar em breve com muitas mais! Sexta-feira vocês conhecerão mais cinco livros que estão em minha longa lista de espera e também algumas fotos de uns brindes que tenho recebido dos queridíssimos autores!

Especial #SemanadaPátria 2015

A primeira antologia do SI&F será publicada em breve, ainda que um pouco atrasada, e a votação para a escolha do título ficará aberta até dia 11, sexta-feira; não deixe de votar!

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para deixar opiniões, dúvidas e sugestões. Se tiver um blog, deixe o link ao final de seu comentário para que eu possa visitá-lo.

Ao comentar, tenha bom senso (ou leia isto), de modo a evitar que seu comentário não seja publicado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...