7 de setembro de 2015

Especial #SemanadaPátria - Parte 1

Hoje, como todos sabem, é o dia da independência do Brasil. Minha ideia era trazer a publicação da primeira antologia do blog (a votação para a escolha do título ainda está aberta), porém, alguns imprevistos aconteceram e isso não será possível. Entretanto, já estamos na fase da diagramação e pretendemos publicar o mais rápido que pudermos.

Mas, como não temos a antologia, trouxe para vocês um especial para essa semana da pátria, dividido em três posts. Nesta primeira parte, listei dez livros de escritores brasileiros que estão na minha infindável lista de leitura. Confiram as sinopses e, se gostarem, coloquem também na fila!

Condão


Conheci o livro durante a maratona #celebreoqueénosso (confira aqui a minha meta), do blog Me Livrando. Era um dos livros que seria sorteado ao final da maratona. Infelizmente não ganhei nada, entretanto, a premissa me chamou a atenção e ele foi para a lista de leitura. Confiram a sinopse:

Sinopse: Tecnologia robótica, petabytes, Direito Eletrônico. Esses termos fazem parte do cotidiano de Edwardo, um jovem que vive em uma sociedade ultratecnológica em que o controle da informação tornou-se o meio de referência para todos. Programador virtual, ele tem uma vida estabilizada, já que suas preocupações resumem-se ao trabalho, ao relacionamento amoroso com Sílvia, biogeneticista, e à amizade antiga e franca com Jânio, professor de História Moderna e especialista na teoria do Condão. No entanto, ao presenciar, involuntariamente, o assassinato de dois jovens por drones responsáveis pela segurança pública, sua vida passa a correr risco. Robôs-homicidas? Uma possibilidade que soa impossível para um software instruído a tarefas-padrão e funções extremamente mecânicas. Pelas regiões do Brasil, Edwardo arrasta Jânio e Sílvia em uma busca incessante para desvendar o crime. Só que, quando o trio descobre que essa investigação envolve vários fatos obscuros que influenciaram o atual nível de desenvolvimento dessa sociedade, uma nova realidade se revela de forma estarrecedora.

Exorcismos, Amores e uma Dose de Blues


Esse já está em minha lista faz tempo e sempre ouço falar muito bem do livro. Confiram a sinopse:

Sinopse: Em uma cidade como Libertá, quem falha dificilmente consegue uma segunda chance. Por isso, é com um misto de excitação e desconfiança que Tiago Boanerges recebe a visita de seu antigo supervisor. Exorcista experiente, foi demitido do Conselho de Hórus – organização responsável por investigar o comportamento de seres sobrenaturais – após fracassar em uma missão. A proposta é atraente: concluir o trabalho para o qual foi designado e alcançar a redenção. Mas o preço é alto, pois terá de se aproximar novamente de um antigo amor, que não só lhe custou a carreira, como seu próprio coração. Em um cenário noir em que blues e fumaça permeiam um submundo de seres fantásticos, ele sai em busca da musa que arruinou sua vida. Mas antes precisará exorcizar seus próprios fantasmas se não quiser falhar mais uma vez e ver sua vida destruída para sempre.

Confraria do Horror


Esta antologia de contos de terror tem uma capa linda, que me levou a adicioná-lo à estante dos desejados instantaneamente.

Sinopse: Nessa coletânea, os personagens são levados ao extremo por emoções derivadas do medo, daquilo que é sobrenatural ou não, e reagem de forma igualmente extrema para se afastarem e se livrarem do objeto que causa tanta aversão. Do terror gore onde toda fragilidade física é mostrada, com sangue espirrando ao estilo Quentin Tarantino, ao terror psicológico e profundo de tudo que nos é dissimilar e estranho, como de Lovecraft; tudo está valendo, conquanto a emoção mais intensa presente seja ele, o grande molde da vida, o medo.

Rani e o Sino da Divisão


Outro livro que me chamou a atenção pela capa, mas também pela premissa. É um livro mais juvenil, mas parece ser do tipo que agrada pessoas de todas as idades.

Sinopse: Quem não conhece bem Rani pode até achar que ela é uma adolescente comum, que mora em uma cidade do interior, acorda cedo para frequentar o ensino médio, e toca em uma banda de punk death metal com sua melhor amiga, Marina.Só que sua vida começa a se distanciar totalmente da normalidade quando, um dia, ao ir para a escola, ela resolve cortar caminho pelo cemitério, onde vê um garoto estranhamente bonito, vestido com roupas coloridas e tênis fluorescente, que a olha de uma maneira intrigante. Mais tarde, para sua surpresa, ela descobre que Pietro é aluno novo em sua classe. Dias depois, ele revela a Rani que faz parte de uma turma de excluídos, chamados Animais de Festa, uma facção de jovens (e nem tão jovens) seres sobrenaturais. E mais: que ela deve se juntar a eles, já que é uma xamã adormecida que precisa de treinamento imediato, pois está sob a mira de Aiba, um xamã poderoso que se alimenta da força vital de seus semelhantes.Cética mas curiosa, de repente ela se vê mergulhada em uma aventura com seus novos e estranhos amigos para encontrar o Sino da Divisão, o único artefato mágico capaz de derrotar o destrutivo e cruel Aiba.

Inverso


Li alguns contos da Karen Alvares e gostei muito. Agora, estou com muita vontade de conhecer seus romances, e um deles é Inverso (que também tem uma capa linda).

Sinopse: “Ser adolescente é injusto”. Essa é uma das frases de “Inverso” e provavelmente a mais emblemática. O leitor se pega fazendo e refazendo suas próprias decisões o tempo todo no lugar de Megan e por isso mesmo entende o quão difícil é a decisão que ela deve tomar! E os personagens são tão bem construídos que saltam das páginas! Apaixonante, empolgante, angustiante! – Fabiana Madruga, autora de Clube dos Herdeiros – Como nossos pais
E se do outro lado do espelho estivesse a vida que você sempre desejou?Lá no fundo, Megan não quer ser quem é e nem viver essa vida triste, exatamente o inverso daquela que sempre sonhou para si. Tudo começa com a morte de sua mãe. A sensação terrível de que algo nunca mais vai ser como antes. E não será mesmo. O seu único alento é o carinho da irmã, que a vê como o que gostaria de ser quando crescer.Mas há um novo mundo do outro lado dos espelhos. Um mundo igual ao seu, só que ao contrário. Um mundo perfeito onde as pessoas que morreram estão vivas e Megan é exatamente a garota que deveria ser.Entrando nessa realidade pelo avesso, Megan começa uma perigosa busca por si mesma onde o reflexo de tudo que há de ruim tentará detê-la. Enquanto segue em frente ela deverá garantir a segurança das pessoas que mais ama.Inverso é um romance cheio de suspense de Karen Alvares, autora de Alameda dos Pesadelos. Em um labirinto de escolhas sem poder sequer distinguir a própria imagem, Megan deverá lidar com a perda enquanto descobre quem é a garota que a encara no espelho.

À Sombra da Lua


Outro livro com uma capa linda (parece que os autores brasileiros prezam muito pelas capas!). Interessei-me por este ao ler uma resenha no blog Contos do Guerreiro.

Sinopse: Durante o dia, Vila Socorro é apenas uma pacata cidade do interior de São Paulo, reduto da imigração italiana no Brasil. Mas, quando o sol se põe, uma criatura desconhecida aterroriza os moradores, que cobram uma solução das autoridades locais, afinal, há décadas o vilarejo sofre com mortes misteriosas, cometidas por um assassino que não deixa rastros e desafia a lógica humana. Estreia do cineasta Marcos de Britto na literatura, À sombra da lua já nasce um forte candidato a clássico do terror nacional ao explorar o mito universal do lobisomem contrapondo, numa narrativa madura e vigorosa, racionalidade e mistério.

Metanfetaedro


Este livro de contos eu conheci através de uma resenha no Momentum Saga. É outro livro de contos, cuja premissa me chamou muito a atenção:

Sinopse: Você está prestes a navegar por páginas estranhas. Não subestime o aviso. Deixe seus conceitos de lado. Tome uma dose de Metanfetaedro! Ele tem sabor de frutas azuis. É literatura fantástica elevada à potência máxima. Primeiríssima obra brasileira de um gênero inédito: o new weird. É um filhote da ficção especulativa, um cruzamento entre ficção científica, fantasia, horror, com pitadas de noir e pulp. Ficção surrealista com elementos sem uma conexão aparente, mas encaixados harmoniosamente com intuito de compor algo esteticamente bizarro com toques excitantes e realistas. Metanfetaedro poderia ser descrito como uma droga metafórica, mas de efeitos permanentes. Ele subverte a nossa realidade e arrebenta os horizontes da imaginação. É um livro de amor! Amor a liberdade. Antes que você mergulhe nesse livro, tranque o senso comum para fora de sua mente. Sinta-se em casa nos mundos lisérgicos de Alliah e desfrute do sabor das frutas azuis. Não há nada igual... nem tão diferente.

***


Esta é a primeira parte do especial Semana da Pátria deste ano. Ao longo da semana serão postadas as partes 2 e 3, não percam!

2 comentários :

  1. Oi
    Interessante esses livros Nacionais, eu to curiosa para ler Exorcismos, Amores e uma Dose de Blues e
    o Inversos também parece ser legal.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. O que mais me chamou a atenção foi Exorcismos, Amores e uma Dose de Blues

    Visite o blog Minha Fuga da Realidade
    Está rolando sorteio em comemoração aos 2 anos da MFdR , participe!

    ResponderExcluir

Sinta-se à vontade para deixar opiniões, dúvidas e sugestões. Se tiver um blog, deixe o link ao final de seu comentário para que eu possa visitá-lo.

Ao comentar, tenha bom senso (ou leia isto), de modo a evitar que seu comentário não seja publicado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...