31 de agosto de 2015

[Resenha] Perigos Continentais

Título: Perigos Continentais (O Reino de Vários Nomes #1)
Autor: WanGo's Lain
Ano de publicação: 2015
Editora: Independente
Número de páginas: 330
Sinopse: A primeira coisa é que você não pode censurá-lo. Ollyver tem mais de treze anos e menos de quinze. Está sentado e lendo. Ao seu redor a névoa lhe sussurra as palavras de fantasmas esquecidos, dançando entre as árvores como fumaça branca-cinza-alaranjada saindo de uma chaminé inexistente. A Sombra do Fogo lhe observa. O livro que tem em mãos descreve, através de palavras conhecidas, um mundo cercado por terras escuras e vastas florestas; grandes desertos e mares fumegantes; criaturas semi-imaginadas que vagam por uma terra ignorada e morta... Homens que lutam uns contra os outros, decepando membros e cantando canções. Assim é o Reino de Vários Nomes. E assim são todas as verdades que ele conhece. Todas as verdades que o assustam... Tudo que por ele é esperado. Ele carregará tudo consigo. Não o peso do mundo, pois não há profecias lhe esperando. Não há vontade de fazer tal sacrifício... Ele carregará somente verdades. Isso é tudo. A Sombra do Fogo lhe observa. Seus olhos são mortos e cheios de sombras dançantes... Abominável. Abençoada... Desgraçada! Sorridente.

Perigos Continentais nos traz uma história que a princípio não parece diferente de muitas outras: dois jovens que sem querer vão parar em um mundo completamente diferente e precisam encontrar um meio de voltar para casa. Entretanto, a maneira como o autor conduziu a trama deu uma boa renovada no tema, o que certamente constitui um dos pontos positivos do livro.

A trama, devido a essa renovação, é interessante, porém, conta com alguns pontos não tão positivos. Um deles é a presença de algumas conveniências, como o fato de o protagonista, Ollyver, topar justamente com a pessoa que procurava, e esta salvá-lo do perigo no último momento, sem conhecê-lo e sem ter uma motivação crível para tal. O outro ponto que me desagradou se trata mais de uma questão de gosto do que um problema em si: a trama não é fechada, com começo, meio e fim, sendo este livro apenas uma parte de um todo.

O que mais me desagradou no livro, porém, foi a narrativa: ela não me envolveu.  A escrita é boa, salvo alguns erros de revisão que aparecem constantemente (como "si" no lugar de "se" e alguns verbos que aparecem no infinitivo quando não deveriam). Porém, creio que o autor tenha exagerado um pouco nas metáforas e no ar poético da narrativa, o que a tornou enfadonha em alguns pontos, e isso acabou por deixar de lado a ambientação. Temos poucas descrições, tanto da aparência do ambiente em si quanto da sensação que ele passa (o autor não usa os cinco sentidos), e foi justamente isso o que acabou por não me envolver.

Entretanto, o livro apresenta bons personagens, com personalidades interessantes (embora muitas vezes pareçam maduros demais para a idade) e coerentes. Porém, algo me incomodou um pouco na maneira como as relações entre eles se desenvolve: é tudo muito rápido. Um dos exemplos é a amizade entre Ollyver e Nyrie: em uma hora eles mal se conhecem, e de repente morreriam um pelo outro, sem que o desenvolvimento dessa amizade nos fosse mostrado ao longo da história.

O worldbuilding foi fraco. Não conhecemos muito do mundo que o autor nos apresenta, sejam as criaturas existentes, a cultura dos diferentes locais ou o sistema de magia. Foram detalhes que fizeram falta, pois teriam tornado a trama ainda mais empolgante e original.

Em resumo, Perigos Continentais é um livro com uma trama interessante e original e com bons personagens, mas que pecou pelos excessos da narrativa e pela falta de detalhes.

Avaliação:

Trama: 3
Narrativa: 1
Personagens: 3
Caracterização: 1
Coerência: 4
Criatividade: 4
Revisão: 2


Outros livros do autor:

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para deixar opiniões, dúvidas e sugestões. Se tiver um blog, deixe o link ao final de seu comentário para que eu possa visitá-lo.

Ao comentar, tenha bom senso (ou leia isto), de modo a evitar que seu comentário não seja publicado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...