3 de agosto de 2015

[Resenha] Antes da Forca

Título: Antes da Forca (A Primeira Lei #2)
Autor: Joe Abercrombie
Ano de publicação: 2014
Editora: Arqueiro
Número de páginas: 496
Sinopse: Nesta ardilosa sequência de O poder da espada, o futuro da União está em três frentes de batalha – e nenhuma delas parece nem perto da vitória.
Sand dan Glokta se tornou o todo-poderoso de Dagoska e tem de impedir que ela seja tomada pelos inimigos – tarefa difícil em uma cidade com muralhas decadentes e escassez de soldados. Além disso, o ex-torturador também precisa desvendar uma conspiração no conselho governante e salvar a própria pele.Enquanto isso, nas terras congeladas de Angland, o coronel West tem pela frente uma complicada missão: proteger o príncipe herdeiro no campo de batalha e evitar que a inexperiência e a arrogância dele levem todos para a morte.Ao mesmo tempo, Bayaz, o Primeiro dos Magos, lidera uma expedição que cruzará o continente até a borda do Mundo. Passando por terras amaldiçoadas e esquecidas no passado, ele precisa encontrar a Semente – uma relíquia do Tempo Antigo que poderia pôr um fim à guerra, ao exército de comedores que se multiplica no Sul e aos bandos de shankas que atacam no Norte.Nesta trama inteligente e de personagens complexos, antigos segredos são revelados, batalhas sangrentas são travadas, inimigos mortais são perdoados – mas não antes de estarem na forca.

A União enfrenta a guerra em duas frentes: ao sul, Glokta deve fazer o possível e o impossível para proteger Dagoska dos gurkenses e investigar a morte de um membro da Inquisição, e ao norte, West fica encarregado de proteger o príncipe Ladisla e suas tropas de um possível ataque de Bethod. Enquanto isso, Bayaz viaja à Borda do Mundo junto de seu grupo improvável (Ferro, Jezal, Logen, Pé Comprido e Quai) a fim de conseguir a Semente, a única arma que, de acordo com ele, será capaz de vencer Khalul e seus comedores.

Com essa premissa, Antes da Forca se mostrou um livro muito melhor que seu antecessor. A trama, cheia de mistérios, intrigas, traições e perigos, está muito interessante e faz as páginas se virarem sozinhas. A narrativa está ainda melhor que a do primeiro livro, mais dinâmica mas ao mesmo tempo presenteando o leitor com todos aqueles detalhes que enchem as cenas (especialmente as de luta) de tensão.

Quanto aos personagens, estão melhor caracterizados que no livro anterior. Ferro foi melhor trabalhada, tendo um pouco de seu passado revelado, assim como Bayaz, um personagem tão importante na história cuja caracterização foi deixada em segundo plano no volume anterior; neste, conhecemos um pouco sobre o passado e as motivações do Primeiro dos Magos. Gostei bastante também do desenvolvimento de West. Glokta é um excelente personagem também, mas nenhum deles superou Logen, que foi o mais bem explorado durante todo o livro.

Entretanto, alguns personagens, como Jezal e, principalmente, Ladisla, são um tanto estereotipados. No caso de Jezal, há um desenvolvimento no personagem (o que não acontece com Ladisla), mas devido ao fato de ele ser o típico nobre jovem e mimado, ficou claro como ele seria explorado a partir de determinado momento. Quanto ao Ladisla, apesar de ele ter proporcionado uma das maiores surpresas do livro, sua caracterização deixou muito a desejar.

A caracterização do mundo onde a história se passa, porém, melhorou muito. A viagem de Bayaz nos leva a conhecer muito mais desse mundo e sua história, enquanto a magia foi melhor explicada, ainda que permaneça aquela sensação de que pouco se sabe sobre ela. Como no primeiro livro, não há um mapa, mas é possível se localizar por meio do contexto apresentado na trama.

O final, a exemplo do que ocorreu com o primeiro livro, não fecha a trama, reforçando a sensação que tive de que A Primeira Lei é na verdade um único volume dividido em três. Ainda assim, os mistérios e o dinamismo da trama compensam os pontos fracos, deixando um enorme gancho para o terceiro e último volume.

Avaliação:

Trama: 4
Narrativa: 5
Personagens: 3
Caracterização: 4
Coerência: 4
Criatividade: 4
Revisão: 5


Outros livros do autor:
  • O Poder da Espada (A Primeira Lei #1)
  • Antes da Forca (A Primeira Lei #2)
  • Duelo de Reis (A Primeira Lei #3)
  • Best Served Cold
  • The Heroes
  • Red Country
  • Half a King (Shattered Sea #1)
  • Half the World (Shattered Sea #2)
  • Half a War (Shattered Sea #3)
  • Contos nas antologias Rogues e Dangerous Women

Um comentário :

  1. Ia dizer que todos os livros dessa trilogia parecem ser um prelúdio para o próximo e assim por diante. Essa é a sensação que eu tive ao terminar os três e acredito que você terá também. Enfim, esse 2º eu achei bem melhor que o primeiro, principalmente no que se refere ao Bayaz e seu grupo. Todos lá tiveram seus momentos de destaque. Vai ler o 3º agora em sequência? É o melhor dos três e as últimas 50 páginas vão quebrar o teu cérebro! hauhauhuah

    Até mais.

    http://desbravandolivros.blogspot.com.br/2015/03/resenha-antes-da-forca-joe-abercrombie.html

    Se quiser um mapa, segue esse link: http://www.woodge.com/maps/map_FirstLaw_v2_Scubamarco_cropped.jpg.

    ResponderExcluir

Sinta-se à vontade para deixar opiniões, dúvidas e sugestões. Se tiver um blog, deixe o link ao final de seu comentário para que eu possa visitá-lo.

Ao comentar, tenha bom senso (ou leia isto), de modo a evitar que seu comentário não seja publicado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...