9 de agosto de 2015

[Diário de Escrita #8] A última semana de julho

Na série Diários de Escrita, que será publicada semanalmente, compartilharei minhas experiências com a escrita, comentando acerca de meu projeto principal (O Segredo de Todos os Mundos), bem como sobre os demais projetos que mantenho e os contos.

Minha ideia com essa coluna é compartilhar meus métodos, para que os leitores e outros escritores possam acompanhar o processo de criação de um livro. Poderão conferir o resultado de meus projetos de Widbook e Wattpad clicando em seus respectivos links.


A Vingança é uma Arte


A Vingança é uma Arte é o projeto com o qual participei da edição de julho do Camp NaNoWriMo (leiam brevemente sobre ele aqui). Quem acompanhou as três edições anteriores da coluna viu que tive uma primeira semana péssima, uma em que consegui recuperar o atraso e outra semana não muito boa, o que resultou em 24 capítulos para apenas 6 dias. Como eu disse no post anterior, era uma meta plausível (4 capítulos por dia), entretanto…

… Não consegui. Além de ter tido alguns problemas na semana (muitos envolvendo atualizações demoradas no computador), acabei tendo muitas ideias novas para o livro, o que exigiria a adição de novos capítulos e a revisão do planejamento do livro (o que não tive a oportunidade de fazer até agora). Ademais, os capítulos da trama principal estavam se mostrando muito mais longos que os flashbacks, que muitas vezes não passavam de 1000 palavras.

Abaixo, confiram o progresso que tive nesses últimos dias de julho:

Resumo:

Média de capítulos por dia: 0,8
Média de palavras por dia: 1177

Andamento do livro1:


O Diário


26/07/2015: Enrolei muito para começar a escrever, e por isso não cheguei nem a concluir o capítulo 4. Escrevi 1881 palavras.

27/07/2015: Hoje comecei a escrever mais tarde do que pretendia (0h30) e demorei mais do que esperava para concluir o capítulo 4 (o que aconteceu às 3h10). Ele ficou mesmo maior do que eu esperava (7 páginas e 4047 palavras). Escrevi para ele hoje 1920 palavras. Em seguida passei para o capítulo 5, que fluiu melhor do que eu esperava, embora não tenha dado para terminá-lo. Escrevi 993 palavras para ele, encerrando o dia com 2913 palavras.

28/07/2015: Comecei a escrever tarde (1h30), mas a escrita fluiu bem. Conclui o capítulo 5 (449 palavras escritas hoje) e fiz o 6 inteiro (1203 palavras). Fechei o dia com um total de 1652 palavras.

29/07/2015: Comecei a escrever por volta das 20h e terminei o capítulo 7 às 22h (1836 palavras); a escrita fluiu bem e gostei dos elementos que adicionei, embora alguns não estivessem planejados. Retomei a escrita à 1h, escrevi o capítulo 8 em cerca de meia hora. Ele fluiu bem, mas creio que será omitido no final, pois entrega alguns mistérios. Ficou com 677 palavras. Depois escrevi cerca de metade do capítulo 9, o que deu 1770 palavras. Fecho o dia com 4283 palavras escritas, o que não é nada mau, embora o livro esteja irremediavelmente atrasado.

Conclusão

Na última semana de julho escrevi 10729 palavras, totalizando 36503 palavras para o livro. Embora desejasse ter terminado o livro, não nego que isso deu uma boa adiantada nele, apesar de todos os novos capítulos que terei de adicionar ao planejamento original. Ainda considerando a meta de 60 mil palavras (que com certeza será maior depois da revisão do planejamento), isso corresponde a 61% do livro.

1A porcentagem está baseada na quantidade de palavras escritas sobre a meta de 60 mil palavras que estabeleci para o Camp NaNoWriMo.

Projeção para agosto

Além de cuidar da antologia Semana da Pátria (confira o regulamento aqui* e envie seu conto até amanhã), pretendo escrever duas novelas, ambas relacionadas ao mundo de O Segredo de Todos os Mundos, além de diversos contos para concursos literários. Espero também poder trabalhar no replanejamento de A Vingança é uma Arte e concluí-lo ao menos até o final de setembro.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para deixar opiniões, dúvidas e sugestões. Se tiver um blog, deixe o link ao final de seu comentário para que eu possa visitá-lo.

Ao comentar, tenha bom senso (ou leia isto), de modo a evitar que seu comentário não seja publicado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...