18 de maio de 2015

[Resenha] A Última Página

Título: A Última Página
Autor: Thaís Alves e Amanda Alves
Ano de publicação: 2014
Editora: publicação independente
Número de páginas: 387
Sinopse: Melissa Mitchel, uma jovem de apenas 17 anos disposta a lutar pela sua independência, decide ir em busca de seu grande sonho: cursar uma boa faculdade e tornar-se uma escritora. Em meio a tantos altos e baixos ela larga o conforto de sua casa em Skagway Alaska, para morar num subúrbio em Los Angeles, em um pequeno apartamento com apenas três cômodos.
Tudo aparentava ser difícil em sua vida, porém com a sua devida persistência, ela recebe uma boa proposta e com isso novos amores se acenderão, mas será ela capaz de controlar seus sentimentos? Será que finalmente encontrará o seu caminho ou achará apenas dúvidas e desilusões? Embarque com ela nessa linda história, garanto que você quererá ler até A Última Página.

Melissa Mitchel é uma jovem americana que vivia em uma pequena cidade no Alaska e se mudou para Los Angeles em busca de seu sonho: escrever e publicar um livro. A fim de pagar as contas, ela decide procurar um emprego, e o encontra na Logan’s Library, uma editora. Em meio a isso, apaixona-se pelo dono da editora, Logan Stwart, mas também sente atração por Zachary, o motorista designado para levá-la ao trabalho.

Com essa premissa, A Última Página repete o enredo já visto em diversos outros livros: a jovem comum e inexperiente que se apaixona pelo homem rico e fascinante, que faz de tudo para agradá-la. Não tenho nada contra clichês, desde que sejam trabalhados de maneira interessante, mas A Última Página não trouxe muita coisa nova em relação a esse tipo de enredo. Outro ponto que me incomodou foi que tudo aconteceu rápido demais: logo nos primeiros dias Melissa e Logan já estavam apaixonados. Não costumo ler muitos romances e por isso não tenho tanta experiência no assunto, mas me pareceu um pouco inverossímil.

A narrativa carece de detalhes descritivos, tanto dos ambientes que os personagens frequentam quanto da cidade, Los Angeles. Alguns detalhes a mais teriam ambientado o leitor na cidade. A narrativa é um pouco mais detalhada do que aquela encontrada em livros de outros escritores iniciantes, ainda assim, em alguns momentos as escritoras mais contam a história do que a mostram.

Os personagens não são totalmente rasos; Melissa foi a melhor trabalhada (a narrativa é sob o ponto de vista dela, em primeira pessoa), e não é uma protagonista ruim, mas Zachary e sua irmã, Christal, também são personagens interessantes. Logan, porém, precisava de um background mais detalhado, até mesmo para quebrar o ar clichê de seu relacionamento com Melissa. Destaco, entretanto, a relação de amizade entre Melissa e Christal, e desta com seu irmão: achei que este foi o diferencial do livro, mostrando que o amor não se resume a namoro.

O final traz a resolução dos conflitos deste primeiro livro ao mesmo tempo em que deixa um gancho para ser explorado no segundo, e admito que foi um gancho muito interessante. Há erros de revisão, porém, como o livro ainda não passou por todo o processo editorial, creio que serão corrigidos.

Avaliação:

Trama: 3
Narrativa: 2
Personagens: 2
Caracterização: 2
Coerência: 4
Criatividade: 3
Revisão: 3


Amanda Alves e Thaís Alves são escritoras parceiras do blog, saibam mais clicando aqui.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para deixar opiniões, dúvidas e sugestões. Se tiver um blog, deixe o link ao final de seu comentário para que eu possa visitá-lo.

Ao comentar, tenha bom senso (ou leia isto), de modo a evitar que seu comentário não seja publicado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...