22 de abril de 2015

10 livros que reúnem contos fantásticos

Contos não são muito populares no Brasil, e confesso que faz muito pouco tempo que venho me interessando por eles. Porém, com o aumento do interesse por livros digitais, a publicação e aquisição de contos avulsos ou antologias foi facilitada, e existem muitas delas à disposição; confiram:

Crônicas de Espada e Magia

Crônicas de Espada e Magia é um livro muito interessante, pois mistura contos de escritores brasileiros e estrangeiros (além de ter uma capa muito bonita). Confira abaixo a sinopse:

Crônicas de Espada e Magia é um lançamento da Editora Arte & Letra, em parceria com a Argonautas. Na antologia, organizada por Cezar Alcázar, foram reunidos contos de autores clássicos do gênero de Espada e Magia, bem como obras de novos escritores, entre brasileiros e estrangeiros. Michael Moorcock, Thiago Tizzot, Ana Cristina Rodrigues, Carlos Orsi, George R. R. Martin, Karl Edward Wagner, Max Mallmann, Robert E. Howard, Roberto Causo, Saladin Ahmed e Fritz Leiber são os autores que integram a seleção. E o artista Kekai Kotaki, conhecido por suas ilustrações para diversos livros de Fantasia, RPG e para Magic: The Gathering, assina a arte da capa.


Depois do Fim

Publicada pela editora Draco e organizada por Eric Novello (o mesmo autor de Exorcismos, Amores e uma Dose de Blues, livro que também consta em minha lista de leitura), a antologia Depois do Fim reúne contos distópicos:

A fantasia e a ficção científica crescem cada vez mais no Brasil e no mundo, ganhando inúmeras adaptações para o cinema e até despertando certa devoção entre os fãs, como se os personagens fossem pessoas reais e seus destinos estivessem de fato em nossas mãos. Ao lado da literatura de terror, formam uma tríade onde tudo é possível e a única regra é ter muita imaginação. Recentemente, as distopias têm levado esse sucesso a um novo patamar, marcando presença constante com seus romances na lista de best-sellers.
Depois do Fim é um tour pelas terras inóspitas das distopias, pela aventura constante e o humor amargo de quando o que está em jogo é a nossa sobrevivência. Após levar os leitores a visitarem cidades fantásticas na coletânea Fantasias Urbanas, Eric Novello reúne oito novos autores que tinham como armas de batalha a qualidade, a criatividade e o entretenimento. Blanxe, Nazarethe Fonseca, Cirilo S. Lemos, Eduardo Kasse, Diego de Souza, Gerson Lodi-Ribeiro, Marcelo A. Galvão e Alliah, que participa também com uma narrativa visual.
Sobrevivendo a monstros no fundo do oceano e a provas de resistência em estufas mecanizadas, a ringues de boxe onde se luta pelo direito de sonhar e a castelos sitiados por invasores cruéis, escapando de conflitos entre deuses vingativos e de cangaços violentos onde a bala é a lei, correndo por campos dominados por vampiros ou por cidades melancólicas, só nos resta responder à pergunta: o que acontece depois do fim?

Excalibur

Também da editora Draco, a antologia Excalibur: histórias de reis, magos e távolas redondas tem como tema o universo do Rei Arthur.

Todos já ouvimos falar do Rei Artur. Desde as crônicas medievais até a literatura contemporânea, passando por meios como o cinema, teatro, quadrinhos e games, muito foi contado sobre ele, seus cavaleiros e o mago Merlin, reinventando o universo mágico cujo centro é a corte do reino de Camelot.
A coletânea Excalibur – histórias de reis, magos e távolas redondas abraça esse imaginário, reunindo histórias inspiradas por versões das novelas de cavalaria e releituras contemporâneas, mas sem ignorar a sua origem na mitologia celta. O resultado é a diversidade de estilos, cenários e gêneros que vão da fantasia heroica ao dieselpunk, sempre unidos à atmosfera de magia e aventura que imortalizaram o Rei Artur.
Na liderança dessa missão pelo Santo Graal está Ana Lúcia Merege, que divide a Távola Redonda com um conto ao lado dos destemidos Roberto de Sousa Causo, Liège Báccaro Toledo, Luiz Felipe Vasques e Daniel Bezerra, André S. Silva, Pedro Viana, A. Z. Cordenonsi, Ana Cristina Rodrigues, Marcelo Abreu, Melissa de Sá, Octavio Aragão e Cirilo S. Lemos.
Batalhas, encantamentos, amores, intrigas e traições – tudo isso e muito mais se revela a cada página de Excalibur, uma homenagem à fantasia medieval e aos heróis que nunca morrem.

Dragões

Outra antologia da editora Draco, esta tendo como tema central os dragões. Foi lançada em 2012 para comemorar o Ano do Dragão e o terceiro aniversário da editora. Leiam a sinopse:

Os dragões guardam tesouros, são deuses dos céus e da terra, senhores dos elementos, criaturas ancestrais que raptam meninas nobres por puro capricho ou simplesmente lagartos gigantes que voam e cospem fogo. Mas ninguém pode negar que esses seres mitológicos são sinônimos da fantasia e da imaginação onde quer que apareçam.
Nas 16 histórias deste livro você encontrará dragões domésticos que atrapalham a vida alheia, homens-dragões guerreiros com poderes antigos, dragões humanoides que lutam kung fu, ou dragões disfarçados que se revelam quando menos se espera
.

A antologia possui 16 contos, dos seguintes autores: Albarus Andreos, Alec Silva, Ana Carolina Pereira, Ana Cristina Rodrigues, André Soares Silva, Antonio Luiz M. C. Costa, Bruno Oliveira Couto, Cirilo S. Lemos, Elsen Pontual Sales Filho, Eduardo Barcelona Alves, Flávio Medeiros Jr., Karen Alvares, Kássia Monteiro e Pablo Amaral Rebello.

Noites Negras de Natal e Outras Histórias

Noites Negras de Natal é uma publicação independente que reúne 4 contos de terror das escritoras Karen Alvares e Melissa de Sá.

Um casal numa jornada sombria, um jovem isolado com os sobrinhos em um sítio macabro no interior de Minas, operários numa obra suspeita e uma mulher amaldiçoada. São esses os personagens que você vai encontrar em Noites Negras de Natal e outras histórias.Nessa coleção de 4 contos, as escritoras Karen Alvares e Melissa de Sá se lançam em histórias sobre o que tem no escuro da noite e atrás da porta. 4 contos de terror, dos quais 2 são especiais natalinos.Do que você tem medo no Natal?


Horror em Gotas

A antologia Horror em Gotas é também uma publicação independente, com 30 contos de terror de Karen Alvares; confira a sinopse:

“Vou lhe contar uma história, mas você tem que prometer não contar a ninguém. Queime esses papéis.”
Horror em Gotas reúne 30 contos de terror, uma gota por dia, um pesadelo por noite, para que você sinta o horror desses personagens na própria pele. Tranque as portas. Apague as luzes. Não olhe para trás. O medo está à espreita e o seu tempo está acabando. Tique. Taque
.



Piratas

A antologia organizada por Karen Alvares e publicada pela editora Cata-Vento reúne os mais diversos contos sobre piratas:

Você já sonhou em navegar pelos sete mares, enfrentando sereias e saqueando tesouros? Ou, quem sabe, você prefira uma dose de rum e um voo em um dirigível? Ou então viajar por mares antigos e misteriosos, vingando seu amor perdido, enfrentando abutres sanguinários, vendendo relíquias não tão preciosas assim?Ahoy, leitor, então seja bem-vindo a bordo de Piratas, um navio onde dez grandes autores se reúnem para contar as histórias mais incríveis de todos os mares sobre... piratas, é claro! Içar velas, marujos! Vamos partir rumo à aventura!

Dez escritores participam da antologia: Claudia Dugim, Ana Lúcia Merege, Paola Siviero, J. M. Beraldo, Fabiana Madruga, Melissa de Sá, Sabrina Mota Marcondes, Luana Tsuki, Albarus Andreos e Karen Alvares.

Mundos

A antologia Mundos foi publicada pela editora Buriti e reúne contos de fantasia de sete escritores: Georgette Silen, Suzy M. Hekamiah, Emerson Dantas e Pimenta, Karen Alvares, Davi Gonzales, Roberta Spindler e Ricardo Guilherme dos Santos.

Reunidos na antologia Mundos estão sete dos mais reconhecidos autores brasileiros de literatura fantástica. Prepare-se para uma viagem inesquecível aos mais diversos universos, recheados de criaturas mágicas, intrigas e muitas aventuras!

Essa antologia possui vários volumes (recentemente a editora divulgou os contos que compõem o quarto volume), e para quem é escritor vale a pena acompanhar o blog da editora, pois esta sempre está fazendo chamadas para novas antologias.

Fantasias Urbanas

Esta é outra antologia da editora Draco, também organizada por Eric Novello. Nesta, o tema é fantasia urbana.

O gênero fantasia vive um excelente momento no Brasil e no mundo, marcando presença nas listas de best-sellers, conquistando espaço na prateleira dos leitores e até despertando certa devoção. Sofrendo influência de gêneros que vão do policial ao terror, a fantasia é um território onde não há limites para a imaginação.Parte integrante desse sucesso, as cidades onde se passam as histórias acabam ficando tão conhecidas quanto os personagens que as habitam, entrando para o imaginário de seus leitores como verdadeiras referências.Fantasias Urbanas é uma visita guiada pelo organizador Eric Novello a mundos fantásticos muito diferentes entre si, mas todos com um ponto em comum: a união entre entretenimento e qualidade. Nove autores irão levá-lo por esse passeio: Ana Cristina Rodrigues, Antonio Luiz M. C. Costa, Carlos Orsi, Douglas MCT, Erick Santos Cardoso, José Roberto Vieira, Rafael Lima, Rober Pinheiro e Tiago Toy. Os destinos incluem encontros com reis, castelos e magia; visitas a necromantes vindos de Atlântida; julgamentos em sociedades movidas a vapor; fugas no meio de tiroteios, metamorfos e leões gigantes; paradas para descansar em uma cidade prisão com um homem-morcego e seu rei-máquina; tensões entre um casal em crise no meio de um apocalipse zumbi; descobertas de um mundo tomado por deuses, múmias e vampiros; e rituais sombrios de revirar as entranhas, tudo isso para para proporcionar uma excelente viagem.

Space Opera: Odisseias Fantásticas Além da Fronteira Final

Essa antologia (outra da editora Draco) reúne contos de ficção científica, mais exatamente dentro do tema space opera. Foi organizada por Hugo Vera e Larissa Caruso e tem contos de Gerson Lodi-Ribeiro, Clinton Davisson, Maria Helena Bandeira, Jorge Luiz Calife, Letícia Velásquez, Marcelo Jacinto Ribeiro, Flávio Medeiros Jr., Larissa Caruso e Hugo Vera.

Space Opera é um subgênero da Ficção Científica que destaca aventuras espaciais e planetárias, utilizando-se muitas vezes de cenários exóticos e personagens heroicos, em histórias repletas de drama, ação e conflitos pessoais. A expressão foi criada nos anos 1940 nos EUA, em analogia às melodramáticas radionovelas da época, então chamadas de "soap operas", sendo que Space Opera pode ser melhor traduzida como "novela espacial" do que como “ópera espacial”.

A ideia do post era misturar antologias de escritores brasileiros e internacionais, mas enquanto pesquisava encontrei muitos livros interessantes, por isso o próximo post dessa coluna trará recomendações de antologias estrangeiras.

Se você conhece alguma outra antologia que mereça estar nesta lista, fique à vontade para recomendar.

Fontes:

6 comentários :

  1. Respostas
    1. Obrigada! Em breve sairá uma nova, aguarde.

      Excluir
  2. Gostei do post, tem vários livros que eu não conhecia :O
    Me interessei pelo livro Crônicas de Espada e Magia, parece ser bem legal.

    Beijos:*
    http://escritasnachuva.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também estou querendo ele, uma pena que é meio difícil de achar para comprar.

      Excluir
  3. Muito boa a lista! Recomendo também o livro "Contos e Encontros Piratas" publicado pela Editora 4Letras.

    Trata-se de um livro de ficção, com 12 contos em que os personagens piratas passarão por situações inusitadas que misturam o real com o sobrenatural, história com ficção e o palpável com o intangível.

    Os contos tem como cenário o litoral brasileiro, tornando a leitura muito mais prazerosa e interessante, pois o leitor pode se identificar com os locais citados nas histórias.

    Para saber mais sobre o livro e seu autor, acessem: bussoladospiratas.blogspot.com.br

    Grande abraço!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Leonardo! Muito obrigada pela visita e também pela recomendação! Sua antologia tem uma premissa muitíssimo interessante!
      Abraços!

      Excluir

Sinta-se à vontade para deixar opiniões, dúvidas e sugestões. Se tiver um blog, deixe o link ao final de seu comentário para que eu possa visitá-lo.

Ao comentar, tenha bom senso (ou leia isto), de modo a evitar que seu comentário não seja publicado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...