19 de janeiro de 2015

Top 5 | Piores livros de 2014

2014 se foi, 2015 chegou, e com ele veio a hora de listar os piores livros do ano. Nunca vi listas sobre piores livros do ano em outros blogs (mas também não procurei a fundo), provavelmente porque as pessoas não gostam de falar sobre desgraças.


Não posso dizer que eu gosto de desgraças, pois não é verdade (teria ficado muito mais feliz se esses livros tivessem me agradado), mas é verdade que adoro falar sobre elas (talvez por isso minha atração pelo gênero distópico).

E vamos, então, aos 5 piores livros do ano. Já foi mencionado que abandonei 3 livros nesse ano, mas nessa lista só entram os que terminei de ler, e isso significa que eles não são a pior coisa do planeta, pois se cheguei ao fim, é porque a narrativa ao menos me prendeu. Mas, como vocês verão a seguir, uma narrativa fluída muitas vezes não é suficiente:

[5] Convergente

Na realidade eu gostei de Convergente; ele me entreteve durante a leitura e eu gostei de quase todas as partes, principalmente as narradas por Tris. Mas, como mencionei no Resumo de 2014, não gostei do desenvolvimento de Tobias nesse livro, e diversas coisas na trama como um todo me decepcionaram. A autora perdeu diversas oportunidades de explorar algumas ideias interessantes. Leia aqui a resenha.






[4] Instituição Para Jovens Prodígios

A premissa do livro me chamou a atenção e ouvi falar muito bem dele na internet, por isso, quando foi disponibilizado gratuitamente na Amazon, corri para baixar. No entanto, durante a maior parte do tempo parece não acontecer nada ao longo do livro. É mencionado um grande mistério, mas este é pouco explorado e se perde em meio às descrições da rotina da protagonista na Instituição. Leia a resenha.






[3] O Futuro de Nós Dois

Outro livro com premissa interessante, mas que foi mal aproveitada. Dois adolescentes descobrem, na década de 1990, um site que parecia lhes mostrar o futuro (o Facebook), o que é uma ideia interessante e que poderia render ótimas histórias… Mas tudo o que temos é um romance adolescente, que exceto pelo mistério do Facebook não tem nada de diferente de muitos outros. Leia a resenha.






[2] Kassan

Interessei-me por esse livro devido à sua premissa e às elogiosas resenhas que encontrei no Skoob, que falavam de personagens profundos e de um mundo bem trabalhado. A premissa é mesmo interessante, mas as outras expectativas não se cumpriram. Os personagens não foram bem explorados, e pouco nos é dito sobre o mundo em que se passa a história. Quando é, são nos últimos momentos em que eu esperava que a autora escolhesse para fazer isso. Leia a sua resenha.





[1] A Escolha


Como todos os anteriores, trazia uma ideia muito legal, que poderia ter rendido uma ótima história. É aquele tipo de ideia tão boa que te faz ter vontade de reescrever o livro. Não entrarei em maiores detalhes pois já falei bastante dele em sua resenha.

Enfim, foram esses os livros que mais me decepcionaram em 2014. Quais foram os de vocês?

PS: leiam o conto A Cadeira da Cor da Morte, que escrevi inspirada nos livros que me decepcionaram. Minha ideia era colocá-lo no início do post, mas como ficou maior do que eu esperava, optei por publicá-lo separadamente.

12 comentários :

  1. Minha nossa então esses são os livros que eu não devo chegar perto esse ano...
    Sempre desconfiei que o livro O futuro de nós dois não era bom, não sei porque não me cativou a estória a sinopse, eu só tinha lido resenhas e mesmo assim o livro parecia que não era para mim.
    Os outros que você colocou na lista eu só ouvi falar dos principais, é tão chato quando lemos um livro e ele nos decepciona, bom espero que esse 2015 você tenha excelentes leitura.

    Beijos
    Ceci

    https://maniacaporlivros.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também espero ter leituras melhores em 2015, quem sabe eu não precise fazer uma lista de piores do ano?
      Abraços e obrigada pela visita!

      Excluir
  2. Oie, Laís!

    Eu até gostei de Convergente... Não gostei mesmo foi de Insurgente. Um péssimo fechamento para a trilogia, assim como A Escolha também foi terrível. Não gostei de Insurgente porque o final foi forçado e de A Escolha porque esperava muito mais ação e geopolítica por parte da Kiera. Fiquei presa numa suposta distopia que focou muito mais no romance e nas intriguinhas adolescentes e infantis. Odiei.
    Tem post novo no Me Livrando esperando por você <3

    Com carinho,
    Celly.

    http://melivrandoblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu até gostei do final de Insurgente, a revelação no final me deixou ansiosa para Convergente, mas este não explorou alguns temas que mereciam mais páginas, enquanto algumas cenas que não contribuíam muito para o andamento do livro (cenas de romance, principalmente) ocupavam páginas e páginas. De A Escolha não gostei pelos mesmos motivos que você.

      Abraços e obrigada pela visita!

      Excluir
  3. Oi o/
    Bom, mas dos livros que vc colocou eu só li o Convergente e concordo por ele estar na lista dos piores kkkk
    A Seleção está na minha meta de leitura desse ano, e já que eu vou ler a trilogia. Vamos ver ver, mas Tomara que não me decepcione =)
    Beijos!!!

    http://meumundodepois-da-meia-noite.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gosto é gosto, quem sabe você gosta? Mas não recomendo A Seleção: os dois primeiros livros da trilogia até que são legais, mas o último é realmente decepcionante.

      Abraços e obrigada pela visita!

      Excluir
  4. Nossa! Sempre ouvi falar superbem de A escolha, apesar de não ser meu estilo de livro. Adorei o post, especialmente porque ninguém fala mal dos livros que leem. adorei teu blog. Vou ficar acompanhando. #Seguindo
    Gosta de cinema? Então vem conferir meu post sobre os indicados ao Oscar!!!
    Retribuo seguidores!
    http://territorio6.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também vejo a maioria das pessoas gostarem de A Escolha, mas por uma série de motivos, os quais comentei em minha resenha, não achei um bom livro.

      Sobre "falar mal" dos livros, eu gosto de ser sincera em minhas resenhas, pois assim ajudo os leitores que estiverem em busca de uma opinião.

      Abraço e obrigada pela visita!

      Excluir
  5. Olá!
    Ahhh que pena que A escolha te decepcionou :/
    Quero ler para terminar a trilogia! Quanto a Convergente acho que foi opinião unanime! Ninguém gostou do final da trilogia!

    Grande beijo!
    http://cupcakedeletras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não teria pressa de ler, mas quem sabe você não gosta? Quanto a Convergente, até agora não vi nenhuma resenha positiva; como mencionei, o livro é gostoso de ler, mas a autora perdeu muitas chances de explorar os assuntos propostos.

      Abraços e obrigada pela visita!

      Excluir
  6. Oi, flor!
    Concordo com você que poucas vezes lembramos dos livros que não nos agradaram. Infelizmente, esse ano li dois livros que contrariaram negativamente as minhas expectativas… E logo farei as resenhas deles.
    Dos livros que você citou, fiquei um pouco receosa com A Instituição dos Jovens Prodígios, pois é uma obra que também tenho em e-book e ouvi falar muito bem. Espero não me decepcionar como você, mas confesso que já lerei o livro com expectativas mais baixas (rs).
    De A Seleção, li somente o primeiro volume. Quem sabe A Escolha me agrade? Hmmmm… Não sei. De todas as decepções que já tive na literatura contemporânea, Fallen foi a maior delas. Horrível.

    Beijos, flor!
    My Queen Side

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fallen já esteve em minha lista de leitura, mas ouvi tantos comentários negativos que acabei tirando, e na realidade estava em dúvida se iria gostar ou não. Tenho muitos livros ótimos me aguardando, acho que esse não vai fazer falta.
      Também ouvia falar muito bem de Instituição para Jovens Prodígios, e também de Kassan, por isso que acabei me decepcionando.

      Abraços e obrigada pela visita!

      Excluir

Sinta-se à vontade para deixar opiniões, dúvidas e sugestões. Se tiver um blog, deixe o link ao final de seu comentário para que eu possa visitá-lo.

Ao comentar, tenha bom senso (ou leia isto), de modo a evitar que seu comentário não seja publicado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...