12 de janeiro de 2015

Retrospectiva 2014 | Resumo do Ano

Em primeiro lugar, desejo a todos os seguidores do Sonhos, Imaginação & Fantasia um feliz ano novo, que 2015 seja cheio de ótimos lançamentos literários e, para os escritores, de excelentes ideias e muita falta de vontade de procrastinar (assim teremos bons lançamentos em 2016).


Mas agora que 2014 terminou, chegou a hora de relembrar os melhores e piores livros. Antes, porém, farei um resumo de tudo o que li neste ano que passou, que vocês podem conferir abaixo:

[1] Livros lidos

Em 2014 li 31 livros e 4 contos, os quais listo abaixo:

[2] Balanço das séries

Em 2014 dei continuidade a algumas sagas, concluí algumas e dei início a outras:

As séries concluídas:
  • Beautiful Creatures (Kami Garcia e Margaret Stohl): li Dezesseis Luas em 2013 e, como tinha gostado, resolvi ler os demais. Dezessete Luas e Dezoito Luas ficaram mais ou menos no mesmo nível (bons para passar o tempo, mas nada de mais), mas no último senti uma queda na qualidade. Optei por não resenhá-los.
  • Divergente (Veronica Roth): a conclusão, Convergente, me decepcionou um pouco, mas mesmo assim gostei do livro. Há alguns contos extras da série que ainda não li, mas como terminei seus três volumes, considero-a concluída.
  • A Seleção (Kiera Cass): neste ano li o conto O Guarda, que optei por não resenhar, e A Escolha, que me decepcionou bastante. Existem ainda alguns contos extras e, ao que parece, mais um livro, mas não pretendo lê-los num futuro próximo.
  • Os Instrumentos Mortais (Cassandra Clare): A Cidade do Fogo Celestial foi a primeira conclusão de série juvenil que me agradou neste ano. Na realidade, foi uma excelente conclusão. Não fiz resenha, mas talvez considere resenhar a série no futuro.
  • Heróis do Olimpo (Rick Riordan): como muita gente tem comentado por aí, O Sangue do Olimpo poderia ser melhor, mas me diverti bastante durante a leitura e gostei muito do livro, mesmo com seu final apressado. A resenha ainda está para ser publicada; enquanto isso, contentem-se com a resenha dos primeiros quatro volumes.

As séries pendentes:
  • Saga do Mago (Raymond E. Feist): Mago Aprendiz me decepcionou um pouco porque eu esperava um livro mais adulto, mas eu me empolguei com o final e acabei gostando, por isso Mago Mestre já está esperando para ser lido.
  • Filhos do Éden (Eduardo Spohr): não coloquei Paraíso Perdido nas minhas metas para 2015 porque não sei quando vai ser lançado, mas ao que parece vai ser em 2015 mesmo e provavelmente vai furar a fila quando eu finalmente comprar.
  • Bloodlines (Richelle Mead): li O Lírio Dourado em 2014 e, embora não tenha colocado O Feitiço Azul e Coração Ardente na lista de leitura, vou ler se acabar comprando (o que é bem provável, pois estão sempre em promoção).
  • Slated (Teri Terry): em 2014 li Fragmentada, mas não tenho certeza se lerei Despedaçada em 2015. Embora tenha gostado dos dois primeiros volumes, estou muito mais empolgada com outros livros e séries, portanto esta não é uma prioridade.
  • Nobres Vigaristas (Scott Lynch): esta é uma série que com certeza lerei neste ano, e Mares de Sangue já está me aguardando na estante.
  • Mistborn (Brandon Sanderson): o lançamento de O Poço da Ascensão será em fevereiro e é prioridade na lista de compras.
  • A Roda do Tempo (Robert Jordan): A Grande Caçada e O Dragão Renascido já estão em minhas metas de leitura para 2015.
  • Almakia (Lhaisa Andria): apesar de o primeiro volume ter superado minhas expectativas, não tenho certeza se irei adquirir o segundo neste ano, em parte porque o primeiro volume li em e-book, em parte (e principalmente) porque são bem caros. A melhor decisão nesse caso é esperar os outros livros serem lançados e comprar o kit, que costuma ser mais barato.
  • O Santuário da Morte (Thais Lopes): outra série que não é certeza se darei continuidade em 2015, uma vez que o segundo volume ainda nem foi publicado.
  • Feita de Fumaça e Osso (Laini Taylor): o último volume já está para ser lançado, mas também não é uma prioridade devido ao sistema começo arrastado/final muito bom que os dois primeiros livros apresentaram.
  • Instituição para Jovens Prodígios (L. L. Alves): se for ler A Traição esse ano, vai ser o último, porque depois da decepção com A Seleção, não tenho pressa alguma de começar o segundo volume (na realidade só vou ler com esperanças de que melhore).
  • Trono de Vidro (Sarah J. Mass): o final de Coroa da Meia-Noite me deixou muito ansiosa para o terceiro volume. Não o coloquei em minha meta, mas se The Heir of Fire for mesmo lançado esse ano, também vai furar a fila.
  • A Primeira Lei (Joe Abercrombie): O Poder da Espada terminou deixando a sensação de que a história vai começar de verdade em Antes da Forca, por isso ele está em minha meta para 2015.
  • Saga do Assassino (Robin Hobb): O Aprendiz de Assassino foi o último livro de 2014, e pretendo concluir a trilogia, ou ao menos seu segundo volume, em 2015.

[3] Livros que abandonei

Em 2014 abandonei três livros, todos no segundo semestre. Foram Quem Poderia Ser a Uma Hora Dessas? e A Desconstrução de Mara Dyer, pelos motivos que citei neste post, e Seraphina, com cujo estilo de escrita arrastado e ao mesmo tempo vago e superficial não me identifiquei.

[4] Meta para 2015

Em breve farei um post apresentando em detalhes minhas metas de leitura para esse ano, mas, em resumo, o que quero é ler ao menos 50 livros (1 por semana). Dentre estes, espero incluir alguns livros de escritores independentes, um pouco mais de ficção científica e alguns outros gêneros, como policiais. Também gostaria de ler mais contos, sendo que tenho vários deles me aguardando na minha biblioteca Kindle.

Enfim, foi esse o resumo de 2014. Em breve publicarei o Top 5 de piores e melhores livros do ano; aguardem!

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para deixar opiniões, dúvidas e sugestões. Se tiver um blog, deixe o link ao final de seu comentário para que eu possa visitá-lo.

Ao comentar, tenha bom senso (ou leia isto), de modo a evitar que seu comentário não seja publicado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...