28 de janeiro de 2015

Mudança das notas das resenhas

Este blog já passou por diversas alterações de layout, forma e conteúdo desde que foi ao ar em julho de 2013, e em 2015 sofrerá mais algumas mudanças. O layout e o conteúdo continuarão os mesmos, mas farei algumas alterações na frequência de publicação de algumas das colunas, e também nas resenhas — sobre as quais falarei neste post.


Uma resenha é obviamente baseada em opinião pessoal, mas nem por isso deixam de ajudar os demais leitores. Um elemento que desagradou a um pode fazer com que outro ame o livro em questão, por isso acho importante que as resenhas sejam o mais claras e sinceras quanto possível, de forma que um leitor qualquer que venha visitar o blog possa decidir se um determinado livro resenhado aqui irá lhe agradar, independente de seu gosto pessoal ser diferente do meu.

Tendo isso em mente, decidi alterar o sistema de notas das resenhas, de forma que elas exprimam o que foi dito no texto de forma mais precisa possível e trabalhem como um complemento ao texto.

Se vocês repararam na estrutura de minhas últimas resenhas, notaram que normalmente faço um resumo da premissa do livro (que muitas vezes complementa a sinopse, no intuito de informar melhor o leitor do que se trata o livro) e depois dou minha opinião, analisando aspectos como trama, caracterização de personagens, estilo e fluência da narrativa e, por fim, concluo falando sobre o final (sem, é claro, dar spoilers).

Essa estrutura continuará a mesma, e abaixo vocês podem verificar como as notas serão atribuídas a cada um dos aspectos.
  • Trama: neste aspecto examinarei coisas como elaboração e desenvolvimento do enredo, e se necessário avaliarei também a verossimilhança.
  • Narrativa: avaliarei aqui se a técnica empregada pelo escritor contribui para a fluência da leitura, destacando a forma como são feitas as descrições, diálogos e outros aspectos relativos à escrita.
  • Personagens: avaliarei a caracterização destes; contatando se parecem ou não com pessoas reais e como sua personalidade e características individuais foram trabalhadas ao longo da história e junto dela.
  • Caracterização: aqui pretendo analisar a ambientação da história; se ela é firme e coerente e como contribui (ou não) para o desenvolvimento do enredo.
  • Coerência: este aspecto diz mais respeito ao livro todo, portanto avaliarei como a trama, a narrativa, a ambientação e o desfecho foram trabalhados em conjunto, tornando um livro menos ou mais coerente. Corresponde à conclusão que faço após avaliar o desfecho.
  • Criatividade: um livro com clichês ou um enredo não tão original assim ainda pode agradar se tiver personagens interessantes e uma boa narrativa, mas uma história com novas ideias sempre é uma surpresa bem vinda.
  • Revisão: este é um aspecto que não mencionei em quase nenhuma de minhas resenhas anteriores, mas que acho importante incluir a partir de agora. Raramente um livro vem com problemas de revisão acima de um nível considerado aceitável, mas isso é mais frequente com livros independentes ou publicados por editoras menores, por isso acho justo fazer uma avaliação disto também.

Cada aspecto será avaliado com uma nota de 1 (péssimo) a 5 (excelente). A nota final do livro será a média da nota recebida por cada um dos aspectos e será exprimida em estrelas, sendo que a partir de então passarei a usar meia estrela para uma classificação mais precisa. Por isso, para aqueles que seguem meu Skoob, a avaliação feita no blog nem sempre corresponderá à do site, o qual uso para organização pessoal de minhas leituras.

Seguem abaixo, então, as classificações possíveis:


Todas as resenhas publicadas a partir de 2015 serão avaliadas de acordo com este novo método. Eventualmente revisarei as resenhas publicadas anteriormente (especialmente as primeiras, que não são tão boas assim), mas este não é um projeto para agora. Mesmo assim, vocês estão convidados a lê-las.

Um comentário :

  1. Concordo com você neste aspecto. Também acho que independente de resenhas, os leitores devem estar abertos para terem as próprias opiniões. Parabéns por isso! :)

    Beijããão!

    Clouds and Fantasy

    ResponderExcluir

Sinta-se à vontade para deixar opiniões, dúvidas e sugestões. Se tiver um blog, deixe o link ao final de seu comentário para que eu possa visitá-lo.

Ao comentar, tenha bom senso (ou leia isto), de modo a evitar que seu comentário não seja publicado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...