23 de janeiro de 2015

Metas de leitura para 2015


Depois de falar dos piores e melhores livros de 2014, vou agora mostrar minha meta para 2015. Eu espero que neste ano eu leia muitos livros bons (a lista de lançamentos parece realmente promissora), mais do que li em 2014 (quem sabe eu não precise fazer uma lista de piores do ano?).

Então, sem mais delongas, vamos às metas:

[1] Números

Minha meta definitiva no Skoob tem 84 livros, incluindo antologias de contos, mas sei que não poderei passar muito dos 50, que foi o número que estipulei. Entretanto, como não pretendo me prender a livros de que não estou gostando, e há alguns (principalmente os independentes) que são bem curtinhos, decidi deixar uma lista de leitura já pronta para o caso de eu ultrapassar minha meta.

[2] Para começar o ano com estilo

Há alguns livros, como O Código Élfico, que comecei em 2014 e não terminei, mas o primeiro livro que vou começar em 2015 (que aliás já comecei) será Mares de Sangue, a continuação de As Mentiras de Locke Lamora, que tanto me surpreendeu em 2014.


[3] A meta geral

Além de concluir algumas séries que estou acompanhando e começar novas, como também alguns volumes únicos, pretendo ler mais livros de novos escritores brasileiros, publicados por editoras ou independentes, e contos, sejam eles avulsos ou pertencentes a antologias.

Outra novidade para esse ano é que vou ler alguns livros em inglês. Começarei com as novelas digitais da trilogia Trono de Vidro, de Sarah J. Maas, e em seguida lerei o livro Steelheart, que ao que parece é mais juvenil e ideal para quem não tem o costume de ler em inglês mas gostaria de começar.

[4] As sagas

Em 2014 concluí algumas séries, e outras ficaram em aberto. A várias delas pretendo dar continuidade em 2015, dentre elas:
  1. Saga do Mago (Raymond E. Feist)
  2. Nobres Vigaristas (Scott Lynch)
  3. Mistborn (Brandon Sanderson)
  4. A Roda do Tempo (Robert Jordan)
  5. A Primeira Lei (Joe Abercrombie)
  6. Saga do Assassino (Robin Hobb)


São bastantes séries e muitas delas nem vou concluir, já que algumas sequer terminaram de ser escritas (já foi confirmado que não teremos o último volume da Crônica do Matador de Rei esse ano, infelizmente), e as que não são prioridade perderão seus lugares para aquelas que estou empolgada para começar:
  • A Sombra do Corvo (Anthony Ryan), de cujo primeiro volume, A Canção do Sangue, ouvi falar muito bem
  • As Crônicas da Companhia Negra (Glen Cook)
  • Merlin (M. K. Hume)
  • Revelações de Riyria (Michael J. Sullivan)
  • O Ciclo Nessântico (S. L. Farrell)
  • Os Sete Reinos (Cinda Williams Chima)
  • As Joias Negras (Anne Bishop)
  • Silo (Hugh Howey), outro muito elogiado pela internet
  • As Crônicas do Mundo Emerso (Licia Troisi), que está na minha lista “vou ler” no Skoob há tempos
  • Legend (Marie Lu), que apesar de ser juvenil ouço falar muito bem
  • Jackelian
  • Shannara
  • Starters (Lissa Price), que esteve em minha meta de leitura de 2014

[5] Livros, antologias e contos que pretendo concluir até o fim de março

Agora que falei de um modo geral sobre números e aquilo que pretendo ler, vou listar aqui os livros que espero concluir no primeiro trimestre de 2015:
  • Mares de Sangue (Scott Lynch)
  • O Código Élfico (Leonel Caldela)
  • Um Dia das Bruxas Nem Um Pouco Épico (Vários autores – faça o download aqui) – Antologia de contos
  • Quatro: Histórias da série Divergente (Veronica Roth) – Antologia de contos
  • A Revelação (Thais Lopes) – Conto
  • Mago Mestre (Raymond E. Feist)
  • A Canção do Sangue (Anthony Ryan)
  • As Crônicas de Bane (Cassandra Clare)
  • A Liga dos Artesãos (Lauro Kociuba)
  • O Cavaleiro dos Sete Reinos (George R. R. Martin)
  • Legend (Marie Lu)
  • Semideuses & Monstros (Rick Riordan) – Antologia de contos
  • Ruas Estranhas (organizado por George R. R. Martin) – Antologia de contos
  • A Música do Silêncio (Patrick Rothfuss)
  • Frankenstein (Mary Shelley)
  • A Filha do Sangue (Anne Bishop)
  • Os Livros de Esteros (Aldemir Alves)
  • A Grande Caçada (Robert Jordan)
  • O Senhor do Vento (Gabriel Réquiem) – Conto
  • O Rei Demônio (Cinda Williams Chima)
  • Brilho (Amy Kathleen Ryan)
  • Lugar Nenhum (G. Brasman) – Conto
  • À Sombra da Lua (Marcos DeBritto)
  • O Histórico Infame de Frankie Landau Banks (E. Lockhart)
  • Uma Magia Perdida – Conto
  • As Crianças Trocadas (Elle Casey)
  • 1984 (George Orwell)
  • Brasil Fantástico (André Vianco) – Conto
  • Roubo de Espadas (Michael J. Sullivan)
  • Demoníaco (Pandora Fairel)

Como eu disse, são vários livros, mas vários dos listados são contos ou antologias de contos e alguns juvenis, que costumam ser de leitura rápida. Entretanto, ficarei feliz se conseguir ler ao menos uns 15. Espero que não aconteça o mesmo que aconteceu em 2013 e 2014, em que li muito pouco no primeiro semestre e acabei lendo mais no segundo, mas nem tanto quanto queria.

E quanto a vocês, já têm metas? Quantos livros pretendem ler neste ano?

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para deixar opiniões, dúvidas e sugestões. Se tiver um blog, deixe o link ao final de seu comentário para que eu possa visitá-lo.

Ao comentar, tenha bom senso (ou leia isto), de modo a evitar que seu comentário não seja publicado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...