11 de dezembro de 2014

7 vantagens da leitura de livros impressos

Semana passada, listei as 6 vantagens da leitura de e-books. Para ser justa, e também porque leio tanto e-books quanto livros impressos, hoje decidi listar 7 vantagens de ler livros impressos.


Lembrando que um leitor não precisa escolher apenas um ou outro; manter um equilíbrio entre os dois torna, ao menos para mim, tudo mais prático. Por isso, confira as vantagens na leitura de livros impressos.

[1] Experiência

Não há nada como apreciar o trabalho da capa, das orelhas, a textura das páginas, o cheiro. Obviamente que o mais importante é o conteúdo, mas poder folhear o livro e sentir a textura do papel nas mãos torna a leitura ainda mais interessante (pelo menos em alguns casos).

[2] Bateria “infinita”

Quando estamos em um tablet, smartphone ou mesmo em um e-reader, temos sempre de nos preocupar com os carregadores e a disponibilidade de tomadas, por maior que seja a quantidade de livros que temos à disposição. Porém, um livro físico, conquanto que tenha páginas suficientes, pode nos distrair por horas ou dias, sem depender de uma bateria.

[3] Não cansa a vista

Eu não costumo ter esse problema, mas muitas pessoas, especialmente aquelas que leem no tablet ou no PC, reclamam que a luz do dispositivo incomoda depois de algum tempo. Com um livro de papel não existe esse problema.

[4] Segurança

Você pagou por seus e-books e os têm armazenados em seu dispositivo. Os e-books comprados ficam na nuvem e podem ser baixados em todos os dispositivos nos quais você tiver o aplicativo. É muito improvável que aconteça algo com todos os seus aparelhos ao mesmo tempo e ainda dê uma pane que apague os arquivos na nuvem, mas a possibilidade, ainda que mínima, existe. E você perderá todos os arquivos pelos quais pagou.

Livros físicos também podem ser destruídos — você pode ser roubado, pode acontecer um acidente e sua casa pegar fogo, as possibilidades são inúmeras —, mas eles são, indubitavelmente, muito mais palpáveis. Alguns leitores se sentem muito mais confortáveis pagando R$40 por um livro impresso que R$5 por um livro digital, e confesso que também fico com o pé atrás ao pagar por um e-book com meu próprio dinheiro.

[5] São colecionáveis

Existem alguns livros pelos quais temos muito apreço — os famosos favoritos —, e muitos leitores — dentre estes eu — fazem questão de tê-los em sua estante para, de vez em quando, relê-los, folheá-los ou mesmo apenas admirá-los na estante.

[6] Proporciona uma experiência marcante

Um livro impresso nos chama a atenção, desperta nossa curiosidade e nos leva a desejar saber o que suas páginas guardam. Ainda que uma bela imagem de capa, um título marcante e uma sinopse interessante possam cumprir bem esse trabalho, não há nada como ir à livraria e pegar aquele livro na mão.

Além disso, ler uma história em versão impressa a torna, ao menos para mim, muito mais marcante. Não que eu deixe de ter prazer com a leitura de e-books ou que acabe por esquecer de suas histórias (há muitos livros que li em e-book e de que gosto bastante), mas alguns de meus livros favoritos li pela primeira vez na versão impressa.

[7] Você se exercita

Alguns tomos são muito pesados, e equilibrá-los nas mãos em um veículo em movimento (ou mesmo sentado em uma confortável poltrona de leitura, a depender do livro) nem sempre é fácil — especialmente quando não há lugar para sentar. Mas como tudo tem um lado bom, isso pode acabar reduzindo a quantidade de exercícios que você terá de fazer no dia:

Caminhada de 30 minutos: 300 kcal

Nadar por 50 minutos: 500 kcal
Ler A Tormenta de Epadas: 42398472398472398479823572 kcal

A última obviamente foi mais para descontrair, mas e quanto a vocês, leitores adeptos dos livros impressos? Quais são as vantagens que veem nesse tipo de leitura?

2 comentários :

  1. eu sempre fui a favor dos livros impressos, amo a sensação do peso do material nas mãos, do cheiro das páginas de tudo!
    felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente! Os e-books têm sua vantagem, mas nada substitui a experiência de um livro impresso.
      Obrigada pela visita!

      Excluir

Sinta-se à vontade para deixar opiniões, dúvidas e sugestões. Se tiver um blog, deixe o link ao final de seu comentário para que eu possa visitá-lo.

Ao comentar, tenha bom senso (ou leia isto), de modo a evitar que seu comentário não seja publicado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...