4 de dezembro de 2014

6 vantagens de ler e-books

Os e-books têm ficado cada dia mais populares, e alguns leitores gostaram tanto que agora apenas adquirem e-books, enquanto outros preferem continuar com os livros físicos. Confesso que, apesar de ler muitos e-books, acabo comprando a versão impressa daqueles livros de que gosto bastante, muitas vezes para colecionar e relê-los sempre que der vontade.


Porém, agora que descobri a praticidade dos e-books, também não abro mão deles. Confira 6 vantagens de ler e-books.


[1] Praticidade

Existem diversos aplicativos para a leitura de e-books, dentre os quais Kindle e iBooks são os mais populares. Ambos podem ser baixados em diversos dispositivos e permitem que os livros sejam lidos em qualquer um deles — os marcadores se sincronizam automaticamente.

No Kindle, cada dispositivo em que você baixa o aplicativo, é criado um e-mail relativo àquele dispositivo, e você pode enviar livros e documentos para ele, sem nem precisar da conexão USB.

[2] Organização

Você pode criar, tanto no Kindle quanto no iBooks, diversas coleções para separar melhor seus livros e encontrá-los mais rapidamente. No Kindle, um mesmo e-book pode fazer parte de mais de uma coleção, assim você poderá separá-los em livros e contos, ou fantasia e ficção científica.

O mesmo livro está em duas coleções diferentes.

[3] Muitos são de graça

Alguns e-books custam tanto (ou mais) que suas versões impressas, mas a média, dentre os escritores brasileiros independentes, é entre R$5 e R$6. Muitas vezes eles fazem promoções e colocam os e-books para serem baixados gratuitamente, então sempre vale a pena ficar de olho.

[4] São mais leves

Um e-reader ou um tablet geralmente pesam muito menos que um único livro impresso, e podem armazenar centenas de livros, a depender da memória. Isso permite que você leia mais de um livro ao mesmo tempo sem carregar peso em sua bolsa ou mochila. Além disso, se seu livro acabar, você pode começar outro imediatamente, sem se preocupar em levar um sobressalente ou encarar o tédio de mãos vazias.

[5] É possível mudar fonte e espaçamento

Aplicativos de leitura geralmente permitem que a fonte, o espaçamento entre linhas e a cor seja alterada de acordo com a preferência do leitor, para que a leitura fique ainda mais agradável. O iBooks altera a cor de fundo automaticamente de acordo com a luz disponível.

É possível mudar tamanho e estilo da fonte, cor do plano de fundo, espaçamento, margens e tipo de exibição.

[6] É possível grifar e fazer anotações

Muitas pessoas gostam de destacar os trechos marcantes e frases de efeito, ou fazer alguma anotação, mas não gostam de rabiscar seus livros, e muitas vezes não têm à mão papel ou marcadores. Mas os aplicativos de leitura permitem que trechos sejam destacados e que se façam anotações sobre determinados trechos; basta selecionar o conjunto de palavras desejado como se faz em qualquer outro aplicativo e o destaque irá automaticamente aparecer.

É possível destacar o trecho, como também copiá-lo, fazer uma anotação sobre ele ou compartilhá-lo no Facebook ou Twitter, respectivamente. Também é possível traduzi-lo, e dá até para mudar a cor do destaque.

E quanto a vocês, leitores: quais outras vantagens vocês veem na leitura de e-books? Contribuam!

4 comentários :

  1. Ebooks são puro amor!!!!
    =DDDDD

    ResponderExcluir
  2. Adoro e-books pena que meu kindle deu um problema na tela que impossibilita totalmente a leitura. Mas ainda uso o aplicativo para PC, não posso perder os livros independentes gratuitos :D
    Abraço

    chacomresenha.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Eu me rendi totalmente aos e-books, levo o meu Kindle pra tudo que é lugar. A praticidade de um e-reader é tanta que eu simplesmente largo ele na mesa e começo a ler, bom demais! Ainda não parei de comprar livros físicos, é claro, mas o Kindle mudou muito os meus hábitos e agora leio bem mais, recomendo bastante.

    Abração e boa semana!

    http://desbravandolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também tenho lido muito mais agora que aderi aos e-books, mas sempre que um livro me agrada muito acabo comprando o físico também (e, é claro, eles têm suas vantagens).
      Abraços!

      Excluir

Sinta-se à vontade para deixar opiniões, dúvidas e sugestões. Se tiver um blog, deixe o link ao final de seu comentário para que eu possa visitá-lo.

Ao comentar, tenha bom senso (ou leia isto), de modo a evitar que seu comentário não seja publicado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...