7 de novembro de 2014

Livros de Fantasia | Trilogia do Mago Negro

A coluna Livros de Fantasia tem por objetivo divulgar livros e sagas (completas ou incompletas) que se encaixam no gênero da fantasia, levando aos leitores informações sobre essas histórias e, quem sabe, despertando a curiosidade destes.

O intuito desta coluna é mais informativo que opinativo, pois muitas vezes trarei informações sobre uma história que ainda não tenha lido, mas procurarei redirecionar o leitor para a resenha caso já tenha lido o livro em questão. Clicando aqui você encontra todos os demais livros e sagas descritos nesta coluna.

Se quiser ler sobre alguma saga ou livro aqui no blog ou simplesmente me recomendar um livro (sempre tem espaço para mais um na lista!), basta enviar um e-mail para o blog através da página contato.



A primeira saga escolhida nesta coluna é a Trilogia do Mago Negro, de Trudi Canavan, uma história voltada para o público jovem que se passa em um universo criado pela autora. Aqui no Brasil foi publicada pela editora Novo Conceito.

Título: Trilogia do Mago Negro #1 – O Clã dos MagosTítulo original: The Black Magician Trilogy #1 – The Magicians’ GuildAutor: Trudi CanavanAno de publicação: 2012 (Brasil), 2001 (Austrália)Adicione no Skoob.

 
Título: Trilogia do Mago Negro #2 – A AprendizTítulo original: The Black Magician Trilogy #2 – The NoviceAutor: Trudi CanavanAno de publicação: 2012 (Brasil), 2002 (Austrália)Adicione no Skoob.

Título: Trilogia do Mago Negro #3 – O Lorde SupremoTítulo original: The Black Magician Trilogy #3 – The High LordAutor: Trudi CanavanAno de publicação: 2013 (Brasil), 2003 (Austrália)Adicione no Skoob.






Sinopse do primeiro volume

Todos os anos, os magos de Imardin reúnem-se para purificar as ruas da cidade dos pedintes, criminosos e vagabundos. Mestres das disciplinas de magia, sabem que ninguém pode opor-se a eles. No entanto, seu escudo protetor não é tão impenetrável quanto acreditam. Enquanto a multidão é expurgada da cidade, uma jovem garota de rua, furiosa com o tratamento dispensado pelas autoridades a sua família e amigos, atira uma pedra ao escudo protetor, colocando nisso toda a raiva que sente. Para o espanto de todos que testemunham a ação, a pedra atravessa sem dificuldades a barreira e deixa um dos mágicos inconsciente. Trata-se de um ato inconcebível, e o maior medo do Clã de repente se concretiza: uma maga não treinada está à solta pelas ruas. Ela deve ser encontrada, e rápido, antes que seus poderes fiquem fora de controle e destruam a todos.

A Trilogia do Mago Negro apresenta-nos uma história que se passa em um reino chamado Kyralia, em sua maior parte na cidade de Imardin e nas favelas que rodeiam suas muralhas. Em Imardin temos o Clã dos Magos, uma instituição que visa regulamentar a magia e ensiná-la aos jovens magos. Estes, em sua maioria, provém das casas nobres ou das classes abastadas da cidade, de forma que Sonea, a protagonista, é a única favelada a frequentar o Clã.

Este tema é um dos mais discutidos ao longo dos três volumes: o preconceito dos magos com os favelados e as injustiças que Sonea sofre por parte de seus colegas e mestres. Mas a trilogia também discute outros temas, como o uso que se faz de determinados tipos de magia e quais conhecimentos devem ser compartilhados ou não.

O sistema de magia utilizado não foi muito detalhado. Os jovens magos precisam ter sua magia “libertada” por seus mentores para usá-la (exceto no caso de magos muito poderosos, como o de Sonea), e seu uso está ligado ao desgaste de energia vital. Grande parte da história gira em torno dessas questões, e o fato de Sonea ter “libertado” sua magia sozinha a levou a ser perseguida pelo Clã dos Magos.

Além da protagonista Sonea, a história foca em Cery, seu amigo da favela, e nos magos Rothen e Dannyl, permitindo que conheçamos os dois lados da história.

Sobre a escritora


Trudi Canavan mora em Melbourne, Austrália. Inventa histórias sobre pessoas e lugares que não existem há tanto tempo quanto consegue se lembrar. Enquanto trabalhava como ilustradora e designer freelancer escreveu a Trilogia do Mago Negro, publicada entre os anos de 2001 e 2003. The Magician’s Apprentice, uma prequela para a trilogia, ganhou o prêmio Aurealis Award de melhor romance de fantasia em 2009, e o final da trilogia The Traitor Queen alcançou o primeiro lugar na lista de best-sellers do UK Times Hardback em 2011. (Traduzido daqui).

Visite o site da escritora e leia mais sobre a Trilogia do Mago Negro e seus outros projetos, ainda não publicados no Brasil.

Resenhas pelo blog Sonhos, Imaginação & Fantasia:
  1. O Clã dos Magos
  2. A Aprendiz
  3. O Lorde Supremo

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para deixar opiniões, dúvidas e sugestões. Se tiver um blog, deixe o link ao final de seu comentário para que eu possa visitá-lo.

Ao comentar, tenha bom senso (ou leia isto), de modo a evitar que seu comentário não seja publicado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...