20 de novembro de 2014

Os 9 maiores medos de um leitor

Muitos leitores têm fortes relações com seus livros, muitas vezes preocupando-se em deixá-los em bom estado e em não perdê-los. Assim, decidi listar aquelas coisas que mais aterrorizam os diversos leitores que encontramos por aí.

[1] Emprestar um livro e nunca mais vê-lo: muitos dos leitores que conheço relutam em emprestar seus livros, mesmo para amigos ou membros da família. Mas não é um receio infundado: há pessoas que devolvem os livros em mau estado ou sequer chegam a devolvê-lo.

[2] Trocar livros no Skoob: este é um receio meu. Tenho alguns livros que quero vender ou trocar e já tive vontade de fazer isso pelo Skoob, mas tenho receio de enviar o livro e a outra pessoa não enviar o livro que solicitei.

[3] Passar o endereço para organizadores de promoções: ganhar livros é muito bom e já participei de algumas (apesar de nunca ter ganhado), mas tenho receio de passar meu endereço para qualquer pessoa na internet. Uma coisa é fazer uma compra em uma loja grande, como a Saraiva ou a Submarino; outra é dar seu endereço para alguém que você não sabe se é quem diz ser.

[4] Que o último volume daquela saga que você adorou o decepcione: muitas vezes é um medo infundado, mas nem sempre. É muito decepcionante quando um dos livros se mostra ruim e pode até mudar sua opinião geral sobre os volumes anteriores.

[5] Que seu personagem favorito morra: alguns escritores não têm o menor receio de exterminar personagens, e algumas vezes podem escolher justamente aquele de que você mais gosta.


[6] Que o autor morra antes de terminar a saga: este é um medo constante entre os fãs de George R. R. Martin. Aconteceu com Robert Jordan, cuja saga, A Roda do Tempo, foi terminada por Brandon Sanderson. Mas nem sempre o autor original permite que outro termine sua história, e aos fãs resta contentar-se com uma história incabada.

[7] Sagas estendidas: vez ou outra nos deparamos com aqueles escritores sortudos que, devido ao sucesso de seus livros, recebem pedidos de seus editores para que aumente sua saga. Isso gera um certo receio no leitor: afinal, será que o livro vai ser bom? Ou será apenas uma encheção de linguiça?

[8] Que seu livro sofra alguma injúria: assim como todos os demais objetos, livros também estão sujeitos a acidentes. Eles podem cair. Pode acontecer de você esquecer uma janela aberta e, justo naquele dia em que você resolveu deixar o livro em uma mesa próxima, chover. Você pode sem querer derrubar refrigerante, café ou qualquer outro tipo de bebida sobre ele. As possibilidades são inúmeras e aterrorizantes.


[9] Morrer antes de ler tudo o que tem vontade: a vida é curta e a lista de leitura é gigantesca. Não bastasse isso, para muitos leitores o tempo é escasso e há dias em que não conseguimos sequer um minuto para ler. E a cada minuto parece aparecer um novo livro que nos desperta a atenção e nos faz ansiar por ele.


E quanto a vocês? Quais são seus maiores medos literários? 

2 comentários :

  1. me traduziu, sempre que me falam de trocas no skoob arrepio de medo e emprestar? smepre fico naquela, amanhã te levo rsrsrs

    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Concordo com quase tudo que você citou, menos a 7, por que quando eu gosto de uma saga eu não quero que ela termine e fico muito feliz quando sai a noticia de mais um livro desta saga ( o que aconteceu recentemente no que era a trilogia do Graal de Bernard Cornwell) e nem passa pela minha cabeça que o livro vai ser ruim, mas de resto concordo com tudo, inclusive a 9 que para mim não é mais um medo e sim um fato kkkkkk.
    No mais parabéns pelo blog.

    http://ymirmiddangeard.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Sinta-se à vontade para deixar opiniões, dúvidas e sugestões. Se tiver um blog, deixe o link ao final de seu comentário para que eu possa visitá-lo.

Ao comentar, tenha bom senso (ou leia isto), de modo a evitar que seu comentário não seja publicado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...