9 de outubro de 2014

10 tipos de leitor

Hoje em dia está cada vez mais comum encontrar pessoas que gostam de ler boas histórias, porém, muitas vezes esta é a única coisa que essas pessoas têm em comum. Dessa forma, encontramos pela internet diversos tipos de leitor, e neste artigo (inspirando-me em um post do blog Listas Literárias) listo alguns deles.

Logicamente, é apenas uma brincadeira. Esta lista não possui caráter científico e tampouco a pretensão de criar rótulos. Afinal, embora possam se encaixar em um ou outro item, ninguém é igual a ninguém e todos possuem suas particularidades na hora da leitura. Não passam de pensamentos engraçados que tive em minhas experiências na internet ou na rua; alguns até mesmo foram inspirados em meus próprios hábitos. Esta lista foi criada com o único intuito de entreter os leitores do blog, por isso sintam-se à vontade para comentar e definir seus tipos de leitores. Se eu tiver mais ideias, poderei até mesmo fazer a parte 2.

Sem mais delongas, vamos à lista!


[1] Leitor pobre: só lê PDF.

[2] Leitor ditador: quer determinar o que os outros podem ou não ler.

[3] Leitor de baile: é obrigado a frequentar uma festa ou evento social por pressão de parentes e amigos ou obrigação social e, para suportar todas as longas horas de dança e conversas desinteressantes, leva consigo seu companheiro infalível: o livro.



[4] Leitor de ônibus: só lê durante o trajeto de sua casa para a escola/universidade/trabalho.

[5] Leitor recordista: lê mais de 100 livros por ano, é totalmente desocupado e tem um vira-tempo (porque só assim é possível).



[6] Leitor oportunista: aproveita qualquer intervalo de seu dia — filas, sala de espera, banheiro, horário de almoço, enquanto o professor tenta ligar o projetor de slides — para desfrutar de sua leitura, mesmo que por apenas 5 minutos.



[7] Leitor obsessivo-compulsivo: tem ao menos uma mania: listas de leituras, metas, marcadores, jeito de arrumar a estante.

[8] Leitor colecionador: além dos livros, possui marcadores, bottons, camisetas, adesivos, canetas, lápis, canecas, estojos, mochilas, cadernos, toalhas de mesa, colchas, cortinas, lustres, paredes, gatos… tudo personalizado com o tema de seus livros favoritos.


[9] Leitor fanboy/fangirl: não cansa de falar de seu livro favorito e recomendá-lo; venera tanto o livro e seu autor que só falta fundar uma nova religião.


[10] Leitor rico (ou “aquele que todos querem ser”): compra sempre na loja física (e mais de um por vez) e grande parte de seus livros são na versão capa dura.


Nenhum comentário :

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para deixar opiniões, dúvidas e sugestões. Se tiver um blog, deixe o link ao final de seu comentário para que eu possa visitá-lo.

Ao comentar, tenha bom senso (ou leia isto), de modo a evitar que seu comentário não seja publicado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...