2 de setembro de 2014

[Resenha] Herdeiros de Atlântida

Título: Filhos do Éden #1 – Herdeiros de Atlântida
Autor: Eduardo Spohr
Ano de publicação: 2013
Editora: Verus
Número de páginas: 476
Sinopse: Há uma guerra no céu. O confronto civil entre o arcanjo Miguel e as tropas revolucionárias de seu irmão, Gabriel, devasta as sete camadas do paraíso. Com as legiões divididas, as fortalezas sitiadas, os generais estabeleceram um armistício na terra, uma trégua frágil e delicada, que pode desmoronar a qualquer instante. Enquanto os querubins se enfrentam num embate de sangue e espadas, dois anjos são enviados ao mundo físico com a tarefa de resgatar Kaira, uma capitã dos exércitos rebeldes, desaparecida enquanto investigava uma suposta violação do tratado. A missão revelará as tramas de uma conspiração milenar, um plano que, se concluído, reverterá o equilíbrio de forças no céu e ameaçará toda vida humana na terra. Ao lado de Denyel, um ex-espião em busca de anistia, os celestiais partirão em uma jornada através de cidades, selvas e mares, enfrentarão demônios e deuses, numa trilha que os levará às ruínas da maior nação terrena anterior ao dilúvio – o reino perdido de Atlântida.

Levih e Urakin são dois anjos designados para procurar na Terra (chamada pelos anjos de Haled) Kaira, uma das líderes da resistência rebelde ao Arcanjo Miguel, que tem como desejo destruir os humanos. Kaira desapareceu em sua última missão, e descobre-se que, por algum motivo, está vivendo como uma humana, sem se lembrar de quem é e o que deve fazer. Desse modo, quando finalmente é encontrada pelos dois Kaira deve se lembrar de quem é e qual a sua missão, para então completá-la.

Este primeiro volume de uma trilogia se passa no mesmo mundo de A Batalha do Apocalipse, mas não é continuação deste, apenas uma extensão do mundo criado por Eduardo Spohr. Não é necessário ler A Batalha do Apocalipse para compreender a saga Filhos do Éden e eles tampouco trazem spoilers um do outro.

Esta nova história traz alguns pontos positivos que notei em A Batalha do Apocalipse, como um enredo interessante, um mundo bem construído e uma excelente ambientação histórica. Quanto à mitologia não é trazido nada de novo para quem já leu A Batalha do Apocalipse, mas, como aconteceu neste, é muito bem caracterizada, com uma lógica própria, e apresentada ao leitor conforme Kaira, esquecida de sua verdadeira natureza, aprende mais sobre o mundo dos anjos.

A utilização do recurso de flashbacks foi algo que gostei no primeiro livro do autor, e que neste foi melhor utilizado. Os flashbacks, em vez de explicarem a trama que ocorre no presente, constroem um enredo em paralelo, passando-se no final do século XIX e em seguida na Primeira Guerra Mundial. As duas tramas, porém, estão ligadas à trama geral da trilogia, que é a batalha entre o Arcanjo Miguel, defensor da destruição dos humanos, e os rebeldes do Arcanjo Gabriel, que lutam pela sobrevivência humana.

Outro ponto positivo foi a caracterização dos personagens, que melhorou muito neste livro. Suas personalidades foram bem exploradas e suas atitudes tiveram mais influência na trama.

O final trouxe alguma tensão, com os conflitos bem descritos e resolvidos de maneira satisfatória. Fechou o arco desenvolvido nesse livro, deixando algumas pontas soltas para o próximo volume e fazendo com que o leitor fique ansioso por ele.

Foi um livro que melhorou em diversos aspectos em relação ao anterior, tanto em pontos que eu julguei negativos quanto naqueles de que gostei. Certamente vale a leitura.


Outros livros de Eduardo Spohr:
  • A Batalha do Apocalipse (resenha)
  • Filhos do Éden #1: Herdeiros de Atlântida
  • Filhos do Éden #2: Anjos da Morte
  • Filhos do Éden #3: Paraíso Perdido (ainda não publicado)

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para deixar opiniões, dúvidas e sugestões. Se tiver um blog, deixe o link ao final de seu comentário para que eu possa visitá-lo.

Ao comentar, tenha bom senso (ou leia isto), de modo a evitar que seu comentário não seja publicado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...