18 de março de 2014

Resenha | Reiniciados

Título: Reiniciados (Slated #1)
Autor: Teri Terry
Ano de publicação: 2013
Editora: Farol Literário
Número de páginas: 432
Compre: Submarino | Saraiva | Amazon
Sinopse: As lembranças de Kyla foram apagadas, sua personalidade foi varrida e suas memórias estão perdidas para sempre. Ela foi reiniciada. Kyla pode ter sido uma criminosa e está ganhando uma segunda chance, só que agora ela terá que obedecer as regras. Mas ecos do passado sussurram em sua mente. Alguém está mentindo para ela, e nada é o que parece ser. Em quem Kyla poderá confiar em sua busca pela verdade?

Kyla foi Reiniciada, ou seja, teve todas as suas memórias apagadas e é constantemente monitorada por um aparelho chamado Nivo, que mede seus “níveis de felicidade”. Isto é feito com todos os jovens criminosos com até dezesseis anos a fim de lhes dar uma nova chance. Eles sofrem uma intervenção cirúrgica de depois de passar alguns meses em reabilitação, em que reaprendem a andar e falar, como se fossem novamente crianças, e são adotados por uma família que os ajudará a reintroduzi-los à sociedade.

Kyla também foi adotada por uma nova família, e enquanto procura se entrosar com os novos pais e sua irmã Reiniciada, Amy, ela deve manter seus “níveis de felicidade” altos. Contudo, aos poucos vai percebendo que não é como todos os demais Reiniciados, sempre felizes e que aceitam todas as regras e circunstâncias sem questionamentos. Ela faz questionamentos e ainda por cima tem pesadelos — que se assemelham a lembranças de um passado que deveria estar esquecido. E isto a leva a perguntar o motivo de as pessoas serem Reiniciadas: seriam todos criminosos?

Esse é o tipo de livro que prende do início ao fim. Logo nas primeiras páginas vários mistérios nos são propostos (e nem todos são respondidos neste primeiro volume). A história e estrutura dessa sociedade é revelada aos poucos, conforme Kyla vai desvendando o que aconteceu consigo e com o mundo. Há um pouco de romance, contudo, ele foi introduzido de maneira leve e natural e não desviou o foco da história. Não existe muita ação; o que realmente prende o leitor é o mistério.

As cenas e diálogos foram bem desenvolvidos, sem ficarem enfadonhos demais ou muito corridos. A narrativa em primeira pessoa não pareceu prejudicar a narrativa; em nenhum momento vi que houve necessidade de saber o que acontecia com outro personagem. Ademais, não é excessivamente descritiva, e ainda assim consegue fazer o leitor visualizar os cenários.

A protagonista, Kyla, não é muito marcante, apesar de também não ser uma protagonista ruim. Ela é diferente dos demais Reiniciados e busca resposta para isso, assim como também procura descobrir o que está acontecendo ao seu redor, sem grandes dramas. Os demais personagens não são tão explorados, uma vez que a história é contada em primeira pessoa por Kyla, mas escondem seus segredos.

O final foi satisfatório. Deixou a sensação de conclusão, ainda que tenha guardado algumas pontas soltas para os próximos volumes. Também não foi um final tão marcante, mas reservou algumas surpresas para os leitores.

Reiniciados foi um livro que me agradou bastante, apesar de ter pouca ação. O mistério contido na história compensa o fato de ele ter um ritmo mais leve, sem muita ação, e o final me deixou curiosa para ler o restante da série.

★ ★ ★ ★ ☆

Trilogia Slated:


Assine a newsletter!
Receba em seu e-mail, mensalmente, novidades para escritores, leitores e blogueiros, conteúdo exclusivo e os últimos posts do SI&F.

ou siga as atualizações do blog nas redes sociais:
Facebook | Twitter | Google + | Instagram | Pinterest

2 comentários :

  1. Oi adorei sua resenha! Da forma como vc narrou me fez se interessar pelo livro....mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda ela traz o universo de fundo..abraços. www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?
    busca.livrariasaraiva.com.br/saraiva/Reverso
    www.buqui.com.br/ebook/reverso-604408.html

    ResponderExcluir
  2. Oi, flor! Waaaa, mas uma super-resenha deste livro. Ele está entre os meus top desejados há muito tempo… Desde o seu lançamento. Tenho enorme curiosidade de conhecer a história, mas não tenho tempo para dedicar a ela no momento. Por isso ainda não adquiri o livro. É bom saber que a história é tão boa quanto parece, ainda que um pouco parada. Imagino que os demais livros tenham mais ação, porque a personagem provavelmente terá muito a enfrentar, não é? (rs)
    Beijos!!!

    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir

Sinta-se à vontade para deixar opiniões, dúvidas e sugestões. Se tiver um blog, deixe o link ao final de seu comentário para que eu possa visitá-lo.

Ao comentar, tenha bom senso (ou leia isto), de modo a evitar que seu comentário não seja publicado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...