25 de fevereiro de 2014

Resenha | A Aprendiz

Título: A Aprendiz (Trilogia do Mago Negro #2)
Autora: Trudi Canavan
Ano de publicação: 2012
Editora: Novo Conceito
Número de páginas: 544
Compre: Submarino | Saraiva | Amazon
Sinopse (Skoob): Sozinha entre todos os aprendizes do Clã dos Magos, somente Sonea vem de uma classe menos privilegiada. No entanto, ela ganhou aliados poderosos, como Lorde Dannyl, recentemente promovido a Embaixador. Ele terá, agora, de partir para a corte de Elyne, deixando Sonea à mercê dos boatos maliciosos e mentirosos que seus inimigos continuam espalhando... até o Lorde Supremo entrar em cena. Entretanto, o preço do apoio de Akkarin é alto porque, em troca, Sonea deve proteger seus mistérios mais sombrios. Enquanto isso, a ordem que Dannyl está obedecendo, de buscar fatos sobre a longa pesquisa abandonada de Akkarin sobre o conhecimento mágico antigo, o está levando a uma extraordinária jornada, chegando cada vez mais perto de um futuro surpreendente e perigoso.

OBS: ESTA RESENHA PODE CONTER SPOILERS DO VOLUME ANTERIOR, O CLÃ DOS MAGOS.

A Aprendiz começa pouco tempo após o término de O Clã dos Magos. Agora que aceitou fazer parte do Clã e treinar sua magia, Sonea deve se tornar uma aprendiz, fazendo juramentos e participando de uma cerimônia.

O início do livro mostra a relação entre Sonea e os demais aprendizes, que não a aceitam devido à sua origem e fazem de tudo para lembrá-la disso, chegando a emboscá-la. Sonea é uma maga forte e progride rapidamente em seus estudos, mas nem mesmo isso é capaz de refrear os aprendizes.

Além do progresso de Sonea com seus estudos, vemos também as investigações sobre o motivo que levaria o Lorde Supremo do Clã a se beneficiar da magia negra, conforme descoberto no volume anterior. Devido a isso, Sonea é colocada em perigo, e sua rixa com os aprendizes está longe de ser sua pior preocupação.

O que prende o leitor ao livro é o mistério ao redor dos motivos que levariam o Lorde Supremo a usar magia negra, seja para o bem ou para o mal, e a expectativa quanto ao treinamento de Sonea e seus conflitos com os aprendizes. Existe um pouco de romance, mas não é nada que tome muitas páginas ou que chegue a ser meloso (se existiu um beijo, foi muito), o que foi bom, uma vez que este não é o foco da trilogia e os personagens possuem problemas maiores com que se preocupar.

Contudo, creio que tenha faltado um pouco de exploração quanto à nobreza e sua relação com o Clã, o que, ao meu ver, parece necessário, uma vez que grande parte do Clã é composto por nobres. Também há pouca exploração da cultura de Kyralia e dos demais países que compõem o mundo criado pela autora. Embora não seja o foco do livro, gostaria de aprender um pouco mais sobre a história e a cultura desses países, especialmente nesse segundo livro, onde temos Lorde Dannyl viajando ao exterior como Embaixador do Clã. A autora apenas discute de maneira superficial algumas questões culturais e fatos históricos.

Os sentimentos dos personagens também não são devidamente explorados. Esperava um pouco mais de desenvolvimento, especialmente quando a “traição” do Lorde Supremo suscita tantos dilemas e preocupações daqueles que souberam dela. A magia, contudo, foi melhor explicada neste volume, e temos uma ideia melhor de seus usos, como também uma ideia geral de como funciona.

O final do livro não surpreende, mas é onde mais coisas acontecem, deixando-nos ansiosos para a conclusão da trilogia, onde aparentemente nossas perguntas serão respondidas e a grande luta acontecerá. Minha única preocupação é que ambos os primeiros volumes pareceram bastante introdutórios, deixando apenas um livro para narrar a “batalha final” — se é que ela existirá. Ainda assim, é uma leitura que prende do início ao fim e realmente vale a pena.

★ ★ ★ ★ ☆

A Trilogia do Mago Negro:


Assine a newsletter!
Receba em seu e-mail, mensalmente, novidades para escritores, leitores e blogueiros, conteúdo exclusivo e os últimos posts do SI&F.

ou siga as atualizações do blog nas redes sociais:
Facebook | Twitter | Google + | Instagram | Pinterest

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para deixar opiniões, dúvidas e sugestões. Se tiver um blog, deixe o link ao final de seu comentário para que eu possa visitá-lo.

Ao comentar, tenha bom senso (ou leia isto), de modo a evitar que seu comentário não seja publicado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...