31 de janeiro de 2014

[Top 5] Melhores de 2013

Apesar de quase todas as minhas leituras de 2013 terem me agradado, alguns livros se destacaram. Eu selecionei cinco dentre aqueles que mais me agradaram, os quais listo abaixo. Nem preciso dizer que eu recomendo!


[5] Dragões de Éter


Quando eu comecei a ler essa série, eu não sabia se iria gostar ou não. Tinha ouvido tanto críticas negativas quanto positivas, especialmente em relação ao estilo de narração. Eu particularmente adorei o estilo de escrita do autor, que muitas vezes conversa com o leitor. Ele me prendeu na história do início ao fim (aliado, é claro, ao mistério). Ademais, gostei da maneira como o autor utilizou os personagens dos contos dos irmãos Grimm e os adaptou à trama, apesar de essa trama ser bastante simples. Ademais, justamente por a trama ser simples que eu classifico a série como uma série mais juvenil.

Quanto a qual dos três eu mais gostei, acredito que tenha sido o segundo volume, Corações de Neve. A trama me instigou, e eu gostei do desenvolvimento dos personagens.

O que mais me encantou na série, porém, foi a maneira como é abordada a fantasia. O mundo onde a história se passa é uma criação das mentes dos semideuses e depende dele para existir, o que julguei muito interessante. Me remeteu a Harry Potter, quando Dumbledore diz a Harry que o fato de estar acontecendo dentro da mente dele não significava que não era real.

[4] A Casa de Hades


Como todos os livros da série, A Casa de Hades possui um ritmo acelerado, com muitas aventuras e mistério. Um pouco da mitologia apresentada foi nova para mim, que conhecia só o mais básico; ler as cenas no Tártaro foi muito interessante. Apesar de o livro se focar um pouco mais em Hazel, todos os personagens tiveram capítulos sobre seu ponto de vista e alguns se destacaram, o que eu vi como uma evolução em relação à série anterior.


[3] A Menina que Roubava Livros


Foi o primeiro do gênero que li, e o livro me agradou bastante. Gostei da escrita e da maneira como a história é narrada pela morte. Creio que foi a narração que o tornou um livro incomum, embora, é claro, ele possua diversos outros pontos positivos. O final definitivamente me pegou de surpresa.








[2] Elantris


Elantris foi uma grande surpresa para mim, conforme destacado em uma série de outros posts. Gostei muitíssimo da maneira como o autor abordou a política e a religião e a relacionou com a queda de Elantris e com a magia. Leia a resenha para saber mais.








[1] O Nome do Vento


Na realidade eu não sei qual dos dois livros da trilogia, se o primeiro ou o segundo (O Temor do Sábio) eu gostei mais. Acredito que tenha gostado mais do primeiro, por isso eu o citei aqui. Eu gostei de tudo neste livro: a trama, a narrativa, o personagem, o mundo onde a história se passa, até mesmo o título.


Esses foram meus favoritos de 2013. Espero ler livros ainda melhores em 2014 (quem sabe não faço um top 10?), pois parece que alguns deles prometem.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para deixar opiniões, dúvidas e sugestões. Se tiver um blog, deixe o link ao final de seu comentário para que eu possa visitá-lo.

Ao comentar, tenha bom senso (ou leia isto), de modo a evitar que seu comentário não seja publicado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...