6 de outubro de 2013

Tag: 10 livros favoritos

Fui indicada nesta tag pela Luana, do blog Bisbiblogando. Mais uma vez, agradeço pela indicação!

Regras:

  • Citar 10 entre seus livros favoritos;
  • Indicar 10 blogs para responder à tag e avisar os blogs indicados;
  • Citar o blog que o indicou.


Como já fiz um post citando as dez sagas de que mais gosto, desta vez decidi citar os livros individualmente, indicando os livros de que mais gosto em uma série ou livros únicos. Indico fortemente a leitura de cada um deles.

Harry Potter e as Relíquias da Morte — J. K. Rowling


É o último livro da saga Harry Potter. Gosto mais dele do que dos demais da saga pois é aquele que tem mais ação e mistério. É também aquele que mais foge à estrutura dos demais volumes, que compreendiam, cada um, um ano de Hogwarts. Além disso, ele explora muito bem o passado de alguns dos personagens, especialmente Dumbledore (sobre o qual muito pouco sabíamos nos outros volumes).

O Temor do Sábio — Patrick Rotfuss


É o segundo volume da trilogia A Crônica do Matador de Rei. Embora a trilogia possa funcionar como um volume único, pois a história é contínua, em vez de ser dividida em diversas tramas, eu gostei mais de O Temor do Sábio. Kvothe deixa a universidade por algum tempo e conhecemos outras partes do mundo criado pelo autor, como os estranhos costumes dos nobres de Vintas e a cultura do Ademre — que achei muito interessante conhecer, pois eu nunca imaginei que um escritor pudesse imaginar uma cultura tão distinta da nossa!

Elantris — Brandon Sanderson



Fiquei em dúvida para decidir se gostava mais de Elantris ou de A Crônica do Matador de Rei. Por fim, coloquei A Crônica do Matador de Rei em primeiro lugar pois Kvothe é meu personagem favorito. Mas Elantris é um daqueles livros que é impossível largar — e como eu tenho que largar, pois é um livro grande e não posso lê-lo ininterruptamente (a não ser que deixe de lado todas as minhas demais tarefas), passei o resto do tempo em que não lia pensando na trama, me impressionando com as surpresas e criando teorias para os mistérios propostos. Os personagens, também, são muito interessantes e muito bem explorados, em especial os três protagonistas, Sarene, Hrathen e Raoden. Além disso, achei muito interessante a maneira como o autor misturou política e religião, tornando a história mais real. Leia a resenha do livro para saber mais.

Brisingr — Christopher Paolini




Brisingr é o terceiro volume do Ciclo da Herança. É difícil explicar por que gosto deste livro em particular. Provavelmente porque vimos um pouco de amadurecimento por parte de Eragon e Saphira, ou porque foram revelados alguns segredos importantes. Também é quando se inicia, verdadeiramente, a batalha contra Galbatorix.

A Tormenta de Espadas — George R. R. Martin



A Tormenta de Espadas, o terceiro volume das Crônicas de Gelo e Fogo, é certamente aquele em que há mais ação — e mais mortes. É daqueles livros que faz você querer saber o que vai acontecer com um personagem, mas ele interrompe para contar o que está acontecendo com outro personagem, e você novamente fica ansioso para saber o que esse outro personagem fará em seguida, então o capítulo termina e somos apresentados a outro personagem… Resumindo, é quase impossível largar o livro, ainda bem que o li em minhas férias de julho (no ano passado).

O Filho de Netuno — Rick Riordan




O Filho de Netuno é o segundo volume da saga Heróis do Olimpo, e, até então, meu favorito. Embora Percy não seja nenhuma novidade, conhecemos o Acampamento Júpiter para semideuses romanos, e eu gostei mais desses novos personagens, Hazel e Frank, do que de Piper e Jason, apresentados no volume anterior.

A Maldição do Titã — Rick Riordan



É o terceiro volume da série Percy Jackson e os Olimpianos, e é meu favorito porque conhecemos Thalia. Além disso, temos novos semideuses (apesar do que aconteceu com eles), e eu gostei bastante da trama deste livro, falando sobre a maldição de Atlas e mostrando um pouco mais dos objetivos de Cronos.

Anjos e Demônios — Dan Brown




Eu gostei de todos os livros de Dan Brown que li até agora. Gosto da maneira como ele cria enigmas, misturando na trama história, simbologia e ciência, e de como ele narra a história em um período de poucas horas, alternando capítulos de ação, de decifração de enigmas e de flashbacks, para conhecermos melhor os personagens. Em Anjos e Demônios, contudo, isso é muito mais forte, e além disso o livro aborda um tema que, embora já longamente discutido, esteve sempre presente em nossa realidade: a rivalidade entre religião e ciência.

A Luneta Âmbar — Philip Pullman



É o último volume da trilogia Fronteiras do Universo. Embora continue contando a história dos dois volumes anteriores, neste conhecemos novos mundos, e vemos mais ação e perigo. Acompanhamos o amadurecimento de Lyra e Will, que estão se tornando adultos e cujos dimons estão prestes a assumir suas formas definitivas. E o final foi muito original, e eu respeito muito a decisão feita por Lyra e Will, colocando as necessidades de seus mundos acima daquilo que eles mais queriam.

Mau Começo — Lemony Snicket




Mau Começo é o primeiro dos treze volumes que compõem a série Desventuras em Série. Certamente, o autor tem uma maneira muito diferente de escrever, a todo o momento nos desencorajando a continuar a leitura — o que só nos deixa mais ansiosos para terminar o livro. É muito difícil não ler o livro inteiro de uma só vez.

Blogs indicados:

  1. Um livro e nada mais
  2. Versão Literária
  3. Cantinho Literário
  4. Criticando por aí
  5. Da imaginação à escrita
  6. Fome de Livros
  7. Lendo e Esmaltando
  8. My Queen Side
  9. Vícios em Três
  10. Meus Livros Preciosos


14 comentários :

  1. Legal o seu blog ;)
    Já estou seguindo!

    Bjs

    http://aoutrasombra.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por seguir o blog! Espero que goste e se divirta!
      Abraços!

      Excluir
  2. Respondi a Tag que você tinha me indicado a uns dias ♥
    http://psicosedaleitura.blogspot.com.br/2013/10/tag-incentivo-leitura.html

    Nessa nova tag... tem vários que eu gosto/vários que eu quero ler *O*

    ResponderExcluir
  3. Oi, flor! Olha que coincidência!!! :O Passei para conferir seu blog e avisar que marquei você numa nova tag (rs). E agora vejo que marcou meu blog nessa <3 Obrigada.
    Aqui está o link da tag: http://myqueenside.blogspot.com.br/2013/10/campanha-de-incentivo-leitura.html

    Sobre seus livros indicados, fiquei animada em conhecer vários deles! E fiquei bastante envergonhada também (rs). Porque tenho alguns aqui e ainda não os li. :O
    Acabo de adquirir O Nome do Vento e vi que marcou O Temor do Sábio como favorito. Estou ansiosa para conhecer essa série. Dizem que é MUITO BOA. Você viu que será adaptada para um seriado televisivo, flor?
    Eu tenho o primeiro volume da série Fronteiras do Universo Preciso lê-lo também. (rs) Tenho também o primeiro volume das Crônicas do Gelo e Fogo. (rs) Enfim... preciso ler.
    Falta tempo, sabe?
    Ainda não adquiri/li a série do Rick Riordan, mas quero conhecer. Não lerei HP, pq não tenho curiosidade em ler... :/ É o único livro que indicou e não me fez interessar (rs).
    Adorei todos os outros! Especialmente Desventuras em Série. Nunca pensei em conhecer essa série, mas acho que valeria a leitura (rs).
    Beijos, flor!!!!!

    ResponderExcluir
  4. oi Laís, tudo bem? Adorei suas respostas, também adoro a maldição titã e o temor do sábio.
    E olha eu aqui de novo te enchendo de tags. rs
    Te indiquei para mais uma, espero que goste:
    http://bisbiblogando.blogspot.com.br/2013/10/tag-13-viajando-na-leitura.html

    Depois me passa lá para divulgar o link da sua resposta tá?

    Bjinhu
    Luh- bisbiblogando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oie:)
    Adorei a tag*-*
    De todos que você cito ainda não li nenhum, mas quero muito ler HP, Elantris e Anjos e Demônios.
    Amo HP e vi todos os filmes, mas ainda não pude ler os livros:(
    Você já falou tanto e tão bem de Elantris que eu estou super curiosa para ler*-*
    E Anjos e demônios é um livro que eu já estou querendo ler a muito tempo,mas falta didin rsrs

    Beijoss
    http://cupcakedeletras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espero que possa ler HP logo então, os livros são ótimos! Quanto a Elantris, nunca me canso de falar dele, porque é um livro tão bom, e não conheço ninguém que leu também. Fique à vontade se quiser responder à tag também!
      Beijos!

      Excluir
  6. Adorei as suas escolhas! A gente tem um gosto literário bem parecido! Eu li o Nome do Vento e simplesmente adorei. Preciso ler logo O temor do Sábio! E Elantris eu ainda estou lendo e é incrível. Beijos, Bell.

    http://contosdoguerreiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Nunca li nenhum desses, infelizmente. Morro de vontade de ler Anjos e demônios e a série do George, que todo mundo fala super bem.

    Beijos,
    biblioteca-de-resenhas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    Indiquei você ao selo The Versatile Blogger Awards.
    Confira em The Versatile Blogger Awards

    Bjim
    Livreando

    ResponderExcluir
  9. Nossa, você curte uma fantasia, né?
    Seus livros seriam compatíveis com os do meu noivo, vou mandar ele dar uma passadinha aqui, haha.

    Beijos,
    http://www.segredosentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, são quase todos de fantasia. Nem preciso dizer que é meu gênero favorito!
      Beijos!

      Excluir
  10. Temos estilos bem diferentes! O único dessa lista que eu li foi Harry Potter, os outros eu não tenho muito interesse, apesar de saber que são ótimos... mas quando a gente não é muito chegada a um gênero né, não adianta! rs

    Beijos.
    http://viciosemtres.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Já li muitos desses livros aí e certamente "A Tormenta de Espadas" é o melhor que eu já li na minha vida, sem comparações.

    http://desbravandolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Sinta-se à vontade para deixar opiniões, dúvidas e sugestões. Se tiver um blog, deixe o link ao final de seu comentário para que eu possa visitá-lo.

Ao comentar, tenha bom senso (ou leia isto), de modo a evitar que seu comentário não seja publicado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...