3 de outubro de 2013

Resenha | Dezesseis Luas


Título: Dezesseis Luas (Beautiful Creatures #1)
Autoras: Kami Garcia, Margaret Stohl
Ano de publicação: 2010
Editora: Galera Record
Número de páginas: 490
Compre: Submarino | Saraiva | Amazon  
Sinopse (Skoob): Ethan é um garoto normal de uma pequena cidade do sul dos Estados Unidos e totalmente atormentado por sonhos, ou melhor, pesadelos com uma garota que ele nunca conheceu. Até que ela aparece... Lena Duchannes é uma adolescente que luta para esconder seus poderes e uma maldição que assombra sua família há gerações. Mais que um romance entre eles, há um segredo decisivo que pode vir à tona. Eleito pelo Amazon um dos melhores livros de ficção de 2009. Direitos de tradução vendidos para 24 países. Um filme da série está sendo produzido. "Pacote completo: um cenário assustador, uma maldição fatal, reencarnação, feitiços, bruxaria, vodu e personagens que simplesmente prenderão o leitor até o fim..."

A história é narrada em primeira pessoa por Ethan Wate, um garoto que mora em Gatlin, uma pequena cidade nos Estados Unidos habitada por pessoas arraigadas, onde raramente algo diferente acontece, onde aquilo que quebra a rotina é odiado.

Logo após acordar de um estranho sonho onde tentava salvar uma garota desconhecida, que sempre se repete, Ethan deve ir à escola, para o primeiro dia de um novo ano letivo. Na escola, conhece uma nova estudante, Lena Duchannes, parente do recluso da cidade, Macon Ravenwood, que é mal visto pelos habitantes da cidade.

Lena chama a atenção de Ethan por ser diferente, não somente por suas roupas estranhas como também por outros motivos: ela aparentemente possui poderes sobrenaturais. Estranhamente, é a mesma garota que tem aparecido em seus sonhos. Ademais, incidentes estranhos acontecem ao redor da garota — como janelas que se quebram —, e todos a odeiam, uma vez que em Gatlin pessoas diferentes não são aceitas.

Após conhecê-la, Ethan deseja, a todo custo, descobrir o que há de diferente em Lena, e também ajudá-la, uma vez que a garota parece não possuir controle sobre seu destino, possivelmente devido a alguns acontecimentos do passado que se mostram a Ethan como visões. Assim, os dois se juntam a fim de desvendar o mistério, e logo se envolvem romanticamente.

O mistério da história, como também da natureza dos poderes de Lena, prende o leitor, embora somente tenha ação no final do livro. Contudo, algumas coisas foram um tanto óbvias e previsíveis, e é possível antever as soluções para alguns problemas antes que os próprios personagens o façam.

O final, conforme supracitado, é quando há mais ação e também quando o vilão é apresentado. O vilão não é vencido, deixando conteúdo para os próximos volumes, e a situação de Lena não é resolvida, apenas postergada. Não gostei de uma coisa que aconteceu no final, embora as consequências provavelmente venham a ser abordadas nos próximos volumes e sejam de importância para a trama.

As descrições não são muito maçantes, tampouco são vagas: permitem que o leitor visualize o cenário sem fornecerem detalhes excessivos e desnecessários. A natureza dos poderes de Lena, assim como de outras pessoas que os possuem, são explicados aos poucos, mantendo o clima de mistério e ao mesmo tempo sem deixar o leitor confuso. No todo, a leitura é interessante e a narrativa fluída prende o leitor, e eu o classifico, portanto, como um bom livro, embora não tenha me despertado nenhuma emoção intensa, e tampouco tenha me impressionado. Apesar dos pontos negativos, fiquei com vontade de ler os volumes subsequentes.

★ ★ ★ ☆ ☆


Assine a newsletter!
Receba em seu e-mail, mensalmente, novidades para escritores, leitores e blogueiros, conteúdo exclusivo e os últimos posts do SI&F.

ou siga as atualizações do blog nas redes sociais:
Facebook | Twitter | Google + | Instagram | Pinterest

6 comentários :

  1. Oie:)
    Tenho muita vontade de ler esse livro mais falta dindin para comprar rsrsrs. Minha amiga leu e adorou!!! Gosto bastante de livros que não revelam tudo nas primeiras páginas, o mistério acaba prendendo e você não consegue largar.
    Adorei a resenha♥
    Beijoss
    http://cupcakedeletras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O livro é bem divertido e o mistério prende à leitura. Afora a previsibilidade em algumas partes, o livro é bom, e recomendo se você gosta do gênero.
      Abraço!

      Excluir
  2. Oiie
    Eu ainda não li essa série..
    Quero muito ler, mas nao to tão ansiosa assim..
    Eu vi que vc achou um livro bom, nada d mais né..
    Eu tbm ja vi outras pessoas comentando isso, acho q talvez tenha sido um dos motivos de nao me despertada tanto interesse..
    Mas saber q é um livro q prende o leitor, é ótimo e eu adoro em 1 pessoa!

    bjs
    Pam
    Meus Livros Preciosos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se você gosta do gênero, sobrenatural com um pouco de romance, eu recomendo, pois as autoras souberam criar mistério para prender o leitor. Mas realmente, não tem nada que me faça colocá-lo dentre meus favoritos.
      Beijo!

      Excluir
  3. Uma pena você não ter gostado desse livro porque eu adorei. Por mais que o protagonista se expresse de um jeito feminino, eu curti ele e a Lena, mas sei que o livro é bem extenso e tem partes cansativas. Tenho a continuação só não sei quando lerei, agora que todos os livros foram lançados, é capaz que eu acelere a leitura deles para saber como vai terminar.

    Bjs, @dnisin
    www.seja-cult.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu achei o livro divertido, mas nada de mais. Os livros seguintes têm um ritmo um pouco mais acelerado (eu os li recentemente), mas como o primeiro não são nada de extraordinário.
      Abraço!

      Excluir

Sinta-se à vontade para deixar opiniões, dúvidas e sugestões. Se tiver um blog, deixe o link ao final de seu comentário para que eu possa visitá-lo.

Ao comentar, tenha bom senso (ou leia isto), de modo a evitar que seu comentário não seja publicado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...