7 de setembro de 2013

Tag: 11 Coisas

Fiquei algum tempo sem postar no blog, devido à falta de tempo e às provas, mas espero que nesta semana possa voltar ao ritmo normal, e voltar a postar resenhas e escrever contos.

Neste post irei responder à tag 11 Coisas, que me foi indicada pelo blog My Queen Side. Aproveito para agradecer pela indicação!

Regras:
  • Listar 11 coisas aleatórias sobre mim.
  • Responder às 11 perguntas feitas por quem o indicou.
  • Criar 11 perguntas e indicá-las para outros 11 blogs.

11 coisas aleatórias:
  1. Meu maior medo é morrer sem terminar de escrever todas as histórias que povoam minha mente. Espero que seja permitido escrever histórias no pós-vida.
  2. Também tenho medo de morrer sem ler todos os livros que estão na minha lista de desejados. Se ouvirem falar de uma assombração na livraria, não se preocupe: vou apenas ler um livro.
  3. Escrever o item acima acabou de me dar inspiração para escrever uma história sobre uma assombração em uma livraria.
  4. Um dos mini-livros que estou postando no blog, O Dragão de Ademarya, está planejado para ter 11 capítulos. Mas acho que é apenas coincidência. (Aliás, tinha prometido postar o primeiro capítulo em agosto, e não postei. Prometo fazê-lo em breve).
  5. Apenas consigo me concentrar nos estudos se estiverem faltando poucas horas para a prova.
  6. Fico me perguntando se sou apenas eu que sou distraída e perco o foco facilmente, mas acredito que não.  
  7. Minha saga favorita é Harry Potter (eu tinha que citar isso).
  8. Eu não poderia viver em um mundo em que não existisse coca-cola, chocolate e milho (e manteiga para passar no milho e leite condensado para fazer brigadeiro).
  9. Adoro ficar debaixo da água, seja no chuveiro ou na piscina. Apenas não gosto de praia.
  10. Adoro ler e escrever (para citar uma coisa óbvia).
  11. Adoro dinheiro (para citar outra coisa óbvia, embora saiba que existem pessoas que não gostam).

11 perguntas:

1. Você valoriza a literatura nacional tanto quanto a estrangeira?

Sim. Acredito que os escritores nacionais podem ser tão bons que os estrangeiros. Creio que o que falta é investimento e divulgação por parte das editoras.

2. Costuma ler também os livros clássicos?

Raramente. Acredito que os livros clássicos são para ler com calma, e um lugar confortável, com muita atenção. E são raros os momentos em que encontro tempo para ler assim; em geral leio no ônibus a caminho da faculdade, em salas de espera, durante o intervalo entre as aulas, e não acho que esses são lugares ideias para ler os livros mais complexos.

3. Quando lê uma cena de que não gostou num livro, qual sua reação?

Não posso deixar de reparar na cena. Entretanto, não desisto do livro apenas por causa dela. Ninguém pode ser perfeito e em tudo há pontos positivos e negativos; assim, prossigo com a leitura, na esperança de encontrar mais cenas de que gosto.

4. O que é preciso ter num livro para considerá-lo bom?

Em geral, gosto de livros com bastante ação e mistério, daqueles que me fazem ficar ansiosa para ler o próximo capítulo. Também gosto de tramas bem construídas e imprevisíveis, e personagens com personalidades bem definidas e passado e motivações bem explorados (e também procuro alcançar isto em meus próprios livros).

5. Costuma ler séries de livros ou prefere volumes únicos?

Gosto de ambos. Acredito que algumas histórias não precisam de continuação, gosto delas como livros únicos, mas também adoro séries, especialmente a emoção de esperar 209489324923 anos pelo próximo volume, louca para saber o que acontecerá (por falar nisso, estou morrendo para ler A Casa de Hades, que lança agora em outubro).

6. Qual foi o livro que mais recomendou às pessoas?

Não sei se foi o que recomendei mais vezes, mas me lembro de ter comentado em vários grupos de Facebook sobre o livro Elantris, de Brandon Sanderson. Li-o no primeiro semestre de 2013 (aproveite e confira a lista de livros que li no primeiro semestre de 2013), e ele me surpreendeu de maneira positiva. Pela sinopse e gênero (fantasia), já sabia que ia gostar, porém, de qualquer forma, ele me impressionou, e eu não conseguia largá-lo. É o tipo de livro que você não quer parar de ler, e quando consegue (ou é forçado, já que é uma pessoa e como todas as demais precisa comer, dormir e estudar), fica pensando nele, tentando adivinhar o que acontecerá a seguir. Além disso, ele satisfez todos os requisitos que listei na pergunta 4. E aproveito para recomendar mais uma vez. Leia com altas expectativas, pois de qualquer forma este livro o surpreenderá.

7. Já leu fanfictions com personagens ou ambientados em algum livro?

Não. Aliás, li poucas fanfics, e não gostei de nenhuma das que li. Não por serem ruins ou estarem mal escritas (o que não é o fim do mundo, uma vez que a escrita melhora com a prática), mas por causa dos personagens. Às vezes, tenho a sensação de que o personagem não faria o que fez se a história fosse escrita por seu criador. Nem eu conseguiria reproduzir com exatidão a personalidade do personagem; acho que apenas o autor seria capaz de prever como cada um de seus personagens reagiria a uma situação.

8. Costuma ler mais livros físicos ou e-books?

Costumo ler mais livros físicos. Também leio em e-book, embora o faça para saber se gosto de um livro cujo autor desconheço ou porque estou ansiosa demais para esperar o lançamento do livro impresso. Se gosto do e-book, procuro adquirir o livro impresso.

9. Já emprestou algum livro que não devolveram ou não cuidaram?

Felizmente não. Aliás, foram muito poucas as vezes que emprestei um livro, justamente por medo de que estragassem ou não devolvessem.

10. É compulsivo por marcadores, bottons e afins?

Eu gostaria de colecionar, mas não tenho uma coleção e também não sou compulsiva. Mas acho divertido colecionar; se tivesse mais tempo certamente o faria.

11. Poderia definir seu blog em uma frase?

“Em meu blog você pode encontrar contos, resenhas e algumas excentricidades.” Acredito que isto poderia definir meu blog.

11 perguntas para os blogs indicados:
  1. Como surgiu a ideia para o nome de seu blog?
  2. De que forma(s) você acredita que a leitura é importante para as pessoas?
  3. Como você consegue conciliar a leitura com suas outras tarefas diárias?
  4. Além de ler, também escreve? Se sim, sobre o quê?
  5. Tem algum personagem favorito?
  6. Costuma gostar de adaptações de livros?
  7. Você tem algum livro que costuma reler periodicamente?
  8. Qual foi o livro que mais lhe marcou (não precisa ser necessariamente seu favorito)?
  9. Há algum personagem que admira ou lhe inspira por suas ações?
  10. Qual o seu gênero favorito?
  11. Dentre os livros que leu em 2013, qual foi o mais surpreendente e por quê?

Blogs indicados:
  1. Viciados em Livros
  2. Psicose da Leitura
  3. Mundo Literário
  4. Meu Livro Meu Tudo
  5. Livro ao Avesso
  6. Fome de Livros
  7. Estante Vertical
  8. A Terra Mágica dos Livros
  9. Biblioteca de Resenhas
  10. Cantinho da Máh
  11. O Cantinho Literário
Outros blogs também estão convidados a responderem à tag, se quiserem. Se alguém responder, mande o link para eu conferir o resultado =)

6 comentários :

  1. Boa tarde Lais.
    É muito bom passar para conhecer um blog e ver uma tag porque assim conhecemos um pouco mais de quem faz o blog tb.

    Estou seguindo seu blog para acompanhar as atualizações e sempre que puder fazer uma visita.
    Abraços

    http://reaprendendoaartedaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente, as tags ajudam a nos conhecermos melhor, e também a conhecermos novos blogs. Obrigada pela visita e por seguir meu blog, vou seguir de volta.
      Abraços!

      Excluir
  2. Oi, Laís! Adoreeeeei suas respostas!
    Fiquei feliz por tê-la recomendado, porque é bacana te conhecer um pouco mais. :) Elantris é um livro que já está entre meus desejados por uma opinião semelhante à sua que li. (rs)
    Que pena que não gostou de fanfictions, sou apaixonado por ler e escrever. Mas, escrevo fanfictions na categoria Animes, não livros ou séries.
    Quero ter tempo para acompanhar seu blog melhor, conhecer uma de suas histórias pelo menos. <333 Acredite, farei isso nem que seja em janeiro, durante minhas férias (rs).
    Beijos, flor!

    www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela visita, e também por me indicar a tag. Espero que goste de minhas histórias. E se gosta de fantasia, vai adorar "Elantris"!

      Excluir
  3. Oie, eu amei suas respostas;)))
    Eu também amo Harry Potter e eu acho que não conseguiria viver sem chocolate rsrsrs.
    Amei o o seu blog e pretendo acompanhá-lo sempre que puder.
    Beijoss;)))
    http://cupcakedeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, não dá para viver sem chocolate. Obrigada por visitar e por seguir o blog, e sinta-se à vontade se quiser responder à tag.
      Beijo!

      Excluir

Sinta-se à vontade para deixar opiniões, dúvidas e sugestões. Se tiver um blog, deixe o link ao final de seu comentário para que eu possa visitá-lo.

Ao comentar, tenha bom senso (ou leia isto), de modo a evitar que seu comentário não seja publicado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...