10 de setembro de 2013

Leituras de agosto

Listei abaixo os livros que li neste mês de agosto e uma breve opinião sobre eles. Sei que está um pouco atrasado (agosto já terminou faz tempo), mas estive sem tempo para escrever nestas últimas semanas devido às provas e a alguns imprevistos. Em breve postarei as resenhas desses livros.

[1] Cidade das Almas Perdidas

  
Sinopse (Skoob): Quando Jace e Clary voltam a se encontrar, Clary fica horrorizada ao descobrir que a magia do demônio Lilith ligou Jace ao perverso Sebastian, e que Jace tornou-se um servo do mal. A Clave decide destruir Sebastian, mas não há nenhuma maneira de matar um sem destruir o outro. Mas Clary e seus amigos irão tentar mesmo assim. Ela está disposta a fazer qualquer coisa para salvar Jace, mas ela pode ainda confiar nele? Ou ele está realmente perdido?

Avaliação: 4 estrelas.

O que eu achei: melhor que o quarto (Cidade dos Anjos Caídos), embora não supere Cidade de Vidro (o terceiro volume). Em minha opinião, Clary estava bastante inconsequente, embora eu tenha gostado dos capítulos sob seu ponto de vista, onde conhecemos um pouco mais a respeito de Sebastian (ou Jonathan Morgenstern) e até mesmo sobre Valentim e as diferenças entre as crenças de ambos. Simon (um dos meus personagens favoritos nessa saga) continuou tendo bastante destaque neste livro, a exemplo do ocorrido no volume anterior. A única coisa que me incomodou foi que a autora deixou muita coisa para ser resolvida no sexto e último volume, assim, tenho medo de que algumas cenas fiquem apressadas demais. Afinal, esses dois livros pareceram ser apenas uma introdução à nova trama, de forma que os principais acontecimentos ficaram para o último volume.

Enquanto pesquisava, encontrei algumas fanats interessantes, cujos desenhos se assemelham à maneira como imaginei os personagens. Os créditos e links da imagem estão no final da postagem.



[2] Diários do Semideus


Sinopse (Skoob): Todo jovem semideus precisa se preparar para um árduo futuro: destruir monstros, aventurar-se pelo mundo e lidar com os temperamentais deuses gregos e romanos. Nesse volume recheado de relatos inéditos, retratos e entrevistas com personalidades do Olimpo, diagramas e brincadeiras criados pelo Escriba Sênior do Acampamento Meio-Sangue, Rick Riordan, Percy Jackson e seus amigos vão encarar inimigos perigosos e tarefas mortais. As lições aprendidas com essas histórias poderão salvar a vida de qualquer semideus!

Avaliação: 3 estrelas.

O que eu achei: estava bastante ansiosa para ler as histórias extras que vinham neste livro, três escritas por Rick Riordan e uma por seu filho, Haley Riordan. Gostei particularmente da primeira delas, O Diário de Luke Castellan, que mostrou um pouco sobre a jornada de Luke, Thalia e Annabeth, tantas vezes mencionada em Percy Jackson e os Olimpianos, e também um aprofundamento do personagem Luke e dos motivos que o levaram a se aliar a Cronos mais tarde. As outras duas histórias, Percy Jackson e o Cajado de Hermes e Leo Valdez e a Busca por Buford, apesar de simples, foram bastante divertidas. Quanto à história escrita por Haley Riordan, Filho da Magia, eu não sabia o que esperar, e me surpreendi. Realmente foi interessante ler a respeito do porquê de os monstros poderem farejar semideuses e sobre a origem da Névoa. Ademais, a história é narrada sob dois pontos de vista: de um semideus que lutou no exército de Cronos e de um mortal. Mais tarde publicarei um post para falar exclusivamente sobre este livro.

[3] Feita de Fumaça e Osso


Sinopse (Skoob): Pelos quatro cantos da Terra, marcas de mãos negras aparecem nas portas das casas, gravadas a fogo por seres alados que surgem de uma fenda no céu. Em uma loja sombria e empoeirada, o estoque de dentes de um demônio está perigosamente baixo. E, nas tumultuadas ruas de Praga, uma jovem estudante de arte está prestes a se envolver em uma guerra de outro mundo. O nome dela é Karou. Seus cadernos de desenho são repletos de monstros que podem ou não ser reais; ela desaparece e ressurge do nada, despachada em enigmáticas missões; fala diversas línguas, nem todas humanas, e seu cabelo azul nasce exatamente dessa cor. Quem ela é de verdade? A pergunta a persegue, e o caminho até a resposta começa no olhar abrasador de um completo estranho. Um romance moderno e arrebatador, em que batalhas épicas e um amor proibido unem-se na esperança de um mundo refeito.

Avaliação: 4 estrelas.

O que eu achei: o livro me surpreendeu. Eu esperava uma história mais simples, com foco no romance e alguma trama sobre anjos como pano de fundo. No começo, realmente parecia ser isso, e demorei um pouco para engrenar na leitura (a ponto de parar de lê-lo durante alguns dias e dar atenção a outro livro). Porém, a partir de certo ponto a leitura começa a fluir e a história se torna mais interessante. Há bastante foco no romance, é claro, mas os personagens têm personalidades bem definidas e os protagonistas são muito bem explorados. Ao longo do livro, nos são revelados detalhes sobre a guerra entre as quimeras e os serafins, e tudo é explicado — desde a estranha magia praticada pelas quimeras até o título do livro, que não é tão metafórico quanto eu esperava. Ademais, gostei da atitude da protagonista no final da história: sua decisão (quanto a esta questão, pelo menos) foi sensata e plausível, e tornou a história menos previsível. Não falarei mais sobre isso para não revelar spoilers. Estou ansiosa para ler o segundo volume, Dias de Sangue e Estrelas.

Uma fanart interessante que encontrei, que retrata os personagens mais ou menos da maneira como os imaginei (os créditos e links da imagem estão no final da postagem):


Como perceberam, além de não ter tido tempo para atualizar o blog, também não me restou muito tempo para a leitura. Espero que neste mês de setembro consiga arranjar mais tempo para ler (e também para escrever).

Além desses três livros, também reli Harry Potter e a Câmara Secreta, uma vez que nunca me canso de reviver esta história maravilhosa! Talvez também faça uma resenha dele, como fiz com Harry Potter e a Pedra Filosofal (confira a resenha aqui).

Imagens:
  • Imagem 1: encontrei no blog Feel the Pages; o nome do autor está na imagem;
  • Imagem 2: desenho de kara-lija no DevianArt;
  • Imagem 3: desenho de Calivel no DevianArt.

3 comentários :

  1. Laís, faz um tempão que estou falando que quero ler essa série da Cassandra mas nada de eu comprar, etc! HAHAHA Ainda vou ler, porque só falam bem!

    Beijos,
    Caroline
    http://criticandoporai.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim! É bastante divertida.
      Obrigada pela visita!

      Excluir
  2. Eu adoro os instrumentos mortais! É a minha série preferida de livros depois de Academia de vampiros rsrs. Super ansiosa para o último e triste também porque vai acabar:(
    Nunca li Feita de fumaça e osso, mas tenho muita vontade. Está na minha listinha de compras.
    Beijoss;))
    http://cupcakedeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Sinta-se à vontade para deixar opiniões, dúvidas e sugestões. Se tiver um blog, deixe o link ao final de seu comentário para que eu possa visitá-lo.

Ao comentar, tenha bom senso (ou leia isto), de modo a evitar que seu comentário não seja publicado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...