6 de agosto de 2013

[Escrita] Divisão dos capítulos

Cada história tem suas necessidades, e cada autor tem sua preferência. Por isso, existem diferentes maneiras distintas de dividir sua história em capítulos. Alguns preferem dividir por assunto, outros, por ponto de vista, alternando entre os diferentes personagens.



No caso de minhas histórias, prefiro dividir os capítulos por ponto de vista, alternando entre os vários personagens. Encerro um capítulo assim que o assunto nele abordado se encerra, para em seguida narrar uma ação que se passa em outro lugar, com outros personagens, porém simultaneamente. Retorno ao personagem anterior assim que ele volta a agir. Dessa forma, meus livros costumam ter muitos capítulos curtos, entre 3 e 5 páginas.

Os capítulos mais curtos também ajudam a respeitar a cronologia da história, de forma que eu não preciso, assim que mudar para o ponto de vista de outro personagem, regressar na cronologia da história (o que poderia se tornar confuso tanto para mim quanto para o leitor).

Ademais, percebi que dividir os capítulos desta forma ajuda muito na hora de planejar a história (não que torne essa tarefa fácil). Eu simplesmente escrevo a data onde cada evento irá se passar, e depois coloco em ordem cronológica. A parte difícil é detalhar o que cada personagem irá fazer, quais as consequências de seus atos e como ele vai se relacionar com os demais personagens.

E quanto a vocês que, além de leitores, são também escritores? Contem, nos comentários, qual a maneira como preferem dividir os capítulos de suas histórias.

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Sinta-se à vontade para deixar opiniões, dúvidas e sugestões. Se tiver um blog, deixe o link ao final de seu comentário para que eu possa visitá-lo.

Ao comentar, tenha bom senso (ou leia isto), de modo a evitar que seu comentário não seja publicado.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...